Dicas agencia de publicidade: Ferramentas para mandar mensagem aos clientes

Publicado por redator em

A comunicação é o que faz o seu negócio ir para a frente, seja nas interações na hora da venda em loja física, no suporte ao cliente ou até mesmo respostas nas redes sociais. Mas não apenas os seus consumidores devem entrar em contato com você.

É isso mesmo, você também pode – e deve! – ir atrás daqueles que contribuem para que o seu negócio continue de pé. Ou seja, seu principal objetivo é simples, mostrar que você se importa com o bem-estar e a opinião do seu cliente.

Nesse sentido, você precisa estabelecer um relacionamento por meio de mensagens, seja da forma em que achar melhor, ou em qual os seus clientes preferirem. O importante é que você consiga se aproximar ainda mais deles, além de fidelizá-los.

Vamos descobrir mais como funciona as estratégias de agencia de publicidade quando o assunto é modelos e ferramentas para mandar mensagem aos clientes?

Vantagens de enviar mensagem para os seus clientes

De acordo com o especialista de marketing, Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa cinco vezes mais para a sua empresa do que manter um antigo. 

Seguindo essa linha de pensamento, para manter a saúde financeira do seu negócio, você precisa estreitar cada vez mais a sua relação com os seus clientes.

Em tempos de transformação digital, nada melhor do que utilizar algo que usamos diariamente, a todo o momento: mensagem. 

Mas é claro que você não precisa necessariamente se limitar na comunicação logo após a venda, por exemplo. Afinal, o seu cliente já finalizou a compra.

Você deve pensar nessa estratégia como uma forma de atraí-los cada vez mais para a sua empresa, a fim de que te busquem quando precisarem, pois se sentirão bem mais próximos de você, do que dos concorrentes.

E tenha cuidado para você não extrapolar nas mensagens, porque se mandadas em excesso podem causar o efeito contrário: rejeição.

Ou seja, para não errar na mão e ainda por cima causar uma boa impressão, anote as nossas dicas para enviar mensagens e se aproximar dos seus clientes.

Lembre-se que a estratégia utilizada pelas agências de marketing não são apenas uma tendência, mas sim uma necessidade urgente do cenário atual. Vamos lá?

Os tipos de mensagens

Para facilitar na hora de elaborar a mensagem para o seu cliente, separamos alguns temas que podem ser abordados. 

Lembrando que estamos na era da personalização, então, é de extrema importância colocar o nome do cliente na mensagem e até mesmo dar preferências para o gosto dele, por exemplo. 

Assim, a mensagem será entregue de forma mais certeira e o seu cliente 100% impactado de forma positiva.

Agradecimento no pós-venda

A mais comum e utilizada pelas empresas, para dar um voto de confiança ao cliente. Isso porque, agradecer a preferência dele pelo seu estabelecimento, demonstra que você possui o mesmo carinho por ele.

Agradecimento aos clientes satisfeitos

Você sabe o quanto seus consumidores são exigentes, e por esse motivo, você deve investir em pessoas, processos, produtos e serviços de qualidade, para agradá-los de todas as formas. 

E depois de todo esse trabalho e atenção com ele, você não quer que ele simplesmente esqueça da sua marca, certo? Por isso que você precisa tratá-lo como rei.

Os clientes satisfeitos precisam de atenção, porque são eles que vão falar bem da sua empresa no boca a boca e nas redes sociais. 

Assim como os clientes insatisfeitos, esses devem ser sua prioridade, porque você pode reverter um incômodo com um atendimento excelente.

É claro que você deve analisar cada caso e resolver da maneira mais rápida e justa possível, além de conquistá-lo nas pequenas coisas. 

Uma simples mensagem pode resolver o problema dos clientes insatisfeitos. Elas têm um grande poder, porque podem reverter o quadro, voltando-o para a o grupo de clientes satisfeitos e fiéis.

Datas comemorativas

Mensagens de natal, páscoa, ano novo e aniversário podem soar clichês, mas são perfeitas na hora de reafirmar a sua relação com os clientes. 

Caso o seu estabelecimento possa atingir pessoas mais diretamente, e não somente se apegar às datas mais tradicionais, é uma ótima opção para enfrentar a concorrência e manter a sua marca firme na memória dos seus consumidores.

Casuais 

Mostrar que você lembra do seu cliente não apenas em datas especiais é uma ótima pedida para quem quer fazer a diferença. 

Afinal, manter um relacionamento de forma ocasional sempre funciona. Uma simples mensagem com lembretes podem aumentar a confiança dos seus clientes.

Convites ou comunicados

Para atraí-los a um evento, ou até mesmo para conferir novidades essa é uma ótima pedida.

Assim como para relatar possíveis problemas que a sua empresa pode estar enfrentando, por exemplo, algum dia que sua empresa não poderá atender por conta de manutenção, ou atendimento online fora do ar, deve ser comunicado aos clientes, para evitar problemas no futuro.

Ferramentas utilizadas por agencia de publicidade para enviar mensagens

Antes de sair mandando mensagem em todos os canais para todos os seus clientes, é válido avaliar quais meios os seus consumidores mais utilizam, para que as suas mensagens sejam entregues e vistas por eles.

Sabendo qual o melhor meio para entrar em contato, você pode inclusive gastar com agendamento e automação dessas mensagens, por exemplo.

Para te ajudar, fizemos uma lista com os meios de mensagens mais utilizados pelos brasileiros e por agencia de publicidade. São eles:

E-mail 

Canal mais pessoal, onde praticamente todos acessam diariamente, principalmente por conta de trabalho.

SMS

Mesmo que os smartphones tenham diversos outros canais que fazem a mesma função, o SMS ainda gera bons resultados por serem vistos como mensagens oficiais pelos clientes.

WhatsApp

Excelente canal para quem quer que a mensagem seja visualizada pelos clientes. Afinal, os brasileiros recebem diversas notificações no aplicativo ao longo do dia e é possível realizar o envio em massa de mensagem. 

Facebook Messenger ou Direct do Instagram

Uma boa parcela dos usuários brasileiros passam bastante do tempo livre interagindo nas plataformas.

Mas lembre-se que os públicos são totalmente diferentes e você precisa saber qual delas os seus clientes mais usam.

Gostaram das nossas dicas de estratégias para agencia de publicidade enviar mensagem aos seus clientes? Uma ótima maneira para você fidelizar mais clientes e fortalecer a sua marca.