Detalhes técnicos para uma construção
O conhecimento sobre o mercado desejado é indispensável para quem pretende abrir um negócio. É preciso fazer uma pesquisa completa com o intuito de identificar quais são os clientes em potencial e as necessidades e detalhes que precisam ser atendidas.
Além disso, é preciso estar atento às características do mercado e possíveis oscilações. Para isso é necessário estar atualizado e conhecer as novas tendências, pois podem representar excelentes oportunidades de negócio.
Esse conhecimento adquirido permite entender qual é a real capacidade do negócio e verificar se terá aceitação interessante pelo público-alvo.
Tal entendimento no empreendimento também passa pelo processo identificação de fornecedores adequados, que devem ter matérias de qualidade e oferecer um melhor custo-benefício.
Em alguns casos e segmentos de negócios existem etapas que são necessárias para a construção de uma empresa como:
- localização;
- alvará de funcionamento;
- equipamentos;
- materiais;
- público-alvo, entre outros.
Funcionamento
Toda empresa, deve possuir um endereço fiscal. O alvará de funcionamento e localização é um tipo de licença prévia concedida pela Prefeitura através da atuação de diversas secretarias como Saúde, Transportes, Planejamento, Obras e Meio Ambiente.
No caso de algumas empresas, há a necessidade de possuir um licenciamento ambiental, é uma obrigação legal que anteceda a instalação de qualquer empreendimento e possui características relacionadas à participação social, além da tomada de decisão, por meio de uma audiência pública como parte do processo.
Outro processo são os alvarás de funcionamento, que é utilizado em caso de obras que requerem um procedimento legal de permissão para construir.
Ao construir um imóvel ou realizar uma obra é necessário garantir, junto à prefeitura, o licenciamento de obras. Pois, se a fiscalização identificar uma obra que não está regularizada, pode ser barrada, ou gerar uma multa e, em alguns casos, a construção pode ser demolida.
Não existe uma regra geral que pode ser aplicada para todas as obras, cada cidade possui exigências distintas para legalização de um imóvel, algumas exigem autorização e fiscalização do inclusive do Corpo de Bombeiros.
Quando da consulta de viabilidade, todas as exigências devem ser conhecidas. No documento é possível encontrar o seu número de Inscrição Municipal.
Seleção de profissionais
Outro aspecto importante é o recrutamento de funcionários. Para o bom desempenho considerando que as empresas estão em constantes renovações e buscando a qualidade de seus produtos e serviços, percebe-se o quanto os profissionais envolvidos podem influenciar de forma positiva ou negativa.
Precisam estar atentos aos processos necessários para a empresa e a empresa por sua vez, priorizar certas qualidades quando irá recrutar o profissional adequado ao cargo disponibilizado.
Entretanto, hoje, muitas empresas têm preferido o regime de terceirização de funcionários que por sua vez, elimina custos com a manutenção do pessoal já que o profissional presta um serviço apenas quando necessário e não está veiculado, necessariamente, com a empresa, como, por exemplo, o custo em manter um Outsourcing folha de pagamento.
Outro aspecto importante é a Medicina do Trabalho, esse departamento lida com as relações entre a saúde dos trabalhadores e suas atividades, visando não apenas a prevenção das doenças e também evitando os acidentes de trabalho.
Também é responsável por se preocupar com a prevenção de doenças durante o exercício profissional além dos controles dos riscos ambientais.
Está diretamente ligada a normas reguladas pelo ministério do trabalho fazendo com que seja obrigatória para as empresas.
Essas normas devem garantir que o trabalhador consiga realizar a sua função sem que sua saúde esteja em risco e tenha sua qualidade de vida prejudicada.
O Centro de medicina do trabalho vem sendo bastante procurado pelos profissionais de medicina, que veem nela uma excelente oportunidade de crescimento profissional.
O médico responsável por exercer essa função, precisa de noções amplas em outras áreas, como saúde pública, por exemplo.
Assim, consegue realizar programas de prevenção ou encontrar diagnósticos com mais eficiência e precisão.
É fundamental para um médico do trabalho contar com o auxílio de outros profissionais relacionados, como engenheiros de segurança e técnicos em segurança do trabalho, por exemplo.
Precisa-se que ele tenha um certificado de residência médica que comprove que ele atuou na área e que seja reconhecido pela Comissão Nacional da Residência Médica pelo Ministério da Educação.
A função do médico que atua nesta área é realizar uma integração entre as atividades profissionais exigidas pela empresa e o impacto delas na saúde dos trabalhadores, que, por sua vez, não podem ter sua qualidade de vida comprometida.