Decoração tailandesa: alegria, harmonia e religiosidade

Publicado por redator em

A Tailândia é um país do Sudeste Asiático conhecido pelos turistas pelas praias, cenários naturais e a forte presença de imagens religiosas que fazem referência a Buda. Além desses aspectos, é possível ressaltar a decoração como um dos maiores legados desse país. 

A decoração tailandesa possui particularidades que a tornam única. Pelo uso de objetos de decoração, é possível transmitir alegria, harmonia e toda a religiosidade que cerca o país. Hoje, falaremos um pouco mais sobre esse estilo de decoração!

Cores 

A decoração tailandesa conta com duas paletas de cores distintas que, quando combinadas, tornam o ambiente alegre e harmonioso. 

As cores quentes e alegres como o laranja fazem parte da paleta colorida. Essa paleta é utilizada para dar vida a pequenos detalhes como almofadas e estofados. Por meio dela, é possível agregar alegria ao ambiente. 

Os tons neutros, por sua vez, compõem a segunda paleta clássica da decoração tailandesa. Por meio desses tons, é possível equilibrar o uso das cores, deixando a decoração harmoniosa e confortável. 

Materiais

Os materiais também merecem atenção durante a construção de uma decoração tradicional tailandesa. Nesse país, a prioridade é dada para as fibras naturais, como o algodão e a lã. 

Durante a escolha dos tecidos que revestirão almofadas, sofás e outras superfícies, atente-se a esse detalhe. Além de tornar a decoração mais típica, as fibras naturais propiciam maior conforto.

Estampas

As estampas também fazem parte da decoração tailandesa! Os padrões mais populares são compostos por figuras geométricas ou por estampas que imitam padrões encontrados na natureza. Por meio do uso das estampas, é possível trazer modernidade e descontração para o ambiente. 

Na hora de escolher as peças estampadas que farão parte da decoração, tenha atenção! Neste caso, o menos é mais, então tome cuidado com o uso exagerado de estampas. A harmonia entre as cores, os materiais e as diferentes estampas também deve prevalecer. 

Móveis

Muitas pessoas associam a palavra decoração aos detalhes e objetos decorativos, por exemplo:

  • Vasos;
  • Enfeites;
  • Flores;
  • Quadros;
  • Entre outros.

Entretanto, é importante ter em mente que itens maiores como os móveis devem acompanhar o estilo escolhido. Móveis neutros e com o estilo oriental são itens-chave para a construção de um ambiente tipicamente tailandês. 

Uso das flores

Após escolher a paleta de cores, as estampas, o material dos móveis e objetos decorativos, é possível dar os toques finais presentes na decoração tailandesa. 

Uma das opções mais populares no país são as flores. Grandes ou pequenas, artificiais ou naturais, não importa qual seja a sua preferência, as flores possuem um espaço garantido nesse estilo de decoração. 

A dica na hora de escolher o modelo mais adequado para as flores é determinar se os cuidados necessários poderão ser praticados no ambiente em que ela for colocada. Caso não seja possível manter uma flor saudável, é melhor optar pelo uso de opções artificiais. 

Religiosidade

É impossível falar de decoração tailandesa sem falar do aspecto religioso envolvido nesse estilo. A Tailândia é um país tipicamente budista, com cerca de 80% da população se declarando budista. 

Esse aspecto regional influenciou diretamente a decoração tailandesa. É comum encontrar no ambiente objetos decorativos, estátuas e quadros que representam a figura de Buda. 

Como montar um ambiente com decoração tailandesa?

A decoração tailandesa possui seus traços bem marcados, entretanto, esse não é um dos estilos mais fáceis de reproduzir. A presença de cores fortes, estampas e ornamentos podem causar estranhamento para quem não faz parte do universo do design.

Para que não haja erros, é importante colocar em prática o equilíbrio. Acrescente os objetos decorativos gradualmente, sempre tendo o cuidado de escolher peças que conversem entre si. 

Dessa maneira, fica mais fácil encontrar o momento em que o ambiente está adequado, sem deixar que os excessos tomem conta da decoração. 

Texto: Gustavo Marques

Categorias: Decoração