Curiosidades sobre extintores de incêndio que você não sabia
Em casa, ao dirigir ou no local de trabalho, as pessoas estão expostas a diversos riscos. Um deles é o incêndio.
Que podem começar por inúmeros motivos, como uma falha no sistema elétrico, por exemplo. No entanto, possuir um extintor de incêndio poderá fazer toda a diferença.
Evitando graves acidentes. Conheça os principais extintores de incêndio, disponíveis no mercado:
- Extintor de gás carbônico;
- Extintor com água pressurizada;
- Extintor com pó químico especial;
- Extintor com pó seco.
Extintor veicular
No mercado, há diferentes tipos de extintores, capacitados para atender ambientes e situações diversas. Como o caso do extintor de incendio veicular.
Mesmo que não seja mais obrigatório o uso, há um projeto de lei que pode restabelecer a utilização desses equipamentos de proteção.
Independente disso, possuir um extintor em seu carro, pode auxiliar muito. Os equipamentos do tipo ABC são mais eficientes.
Pois protegem contra incêndios da classe A, que são os materiais sólidos combustíveis, apagando fogo de tapetes, puxadores, revestimentos, painéis e estofamentos.
São eficientes ainda, contra incêndios da classe B, os combustíveis líquidos, como: álcool, gasolina e óleo. E ainda, contra os de classe C, materiais elétricos como: fiação elétrica e bateria de carro.
Imagine, você estar na estrada e perceber que algum componente está pegando fogo. Com um extintor, você poderá controlar focos menores de incêndio. Dessa maneira, agindo a tempo, poderá evitar danos maiores, tanto físicos, quanto materiais.
Extintor de água pressurizada
Você sabe agua pressurizada o que é? Nada mais é do que um agente extintor, capaz de combater incêndios da classe A.
Como, por exemplo, madeira, papelão, plástico, tecido e papel. Esse elemento atua por resfriamento, ao ser lançado sobre o material, interrompendo a combustão.
Comumente chamado de AP, os extintores com água pressurizada, não podem ser utilizados para o combate de chamas da classe B.
Pois, ao invés de apagar, o extintor de agua pressurizada, irá espalhar as chamas. Nos incêndios de classe C, o extintor AP também não pode ser usado.
Manutenção
Talvez você não saiba mas, os extintores devem passar por manutenção, que ocorre de maneira preventiva ou corretiva.
Essas manutenções devem ser realizadas por empresa registrada no Inmetro. Existem três níveis de manutenção de extintores SP.
O primeiro deles é de caráter corretivo, quando é realizada inspeção técnica no local onde o extintor está instalado.
Nesse caso, há o reaperto ou substituição dos componentes, que não foram submetidos a pressão. Além disso, é efetuada a limpeza e colocação do quadro de instruções.
Já a manutenção de extintores de segundo nível, é de caráter corretivo e preventivo, sendo necessário os serviços da empresa registrada.
Dessa forma, é realizada a desmontagem completa do extintor, limpeza das peças, inspeção das partes internas, ensaio nos componentes.
Além de execução da recarga de pressurização, trava e lacre, e de verificação do selo de identificação e conformidade do quadro de instruções.
No terceiro nível, é aplicada a revisão total do equipamento, processo pelo qual o extintor deve passar a cada cinco anos. No caso de qualquer dano ao equipamento, esse procedimento deve ser antecipado.
Cuidados com o extintor
Alguns cuidados devem ser tomados, tanto em relação a manutenção de extintores de incêndio, quando ao uso desses equipamentos.
Observe que há um quadro com as instruções, leia-o atentamente, pois, nunca se sabe quando será necessário utilizá-lo. Veja se estão sem rasuras e legíveis.
Em caso de utilização, ainda que parcialmente, encaminhe imediatamente para uma empresa que possua registro no Inmetro. Essa empresa irá efetuar a recarga do extintor.
É importante também, verificar o indicador de pressão do extintor. Assim, veja se o ponteiro está posicionado na faixa verde, isso indicará que ele está pressurizado.
Quando for realizar a compra de um equipamento, exija a nota fiscal, além de esse ser um direito, é também, a maneira de você ter a garantia deste produto.
Em caso de estar com o lacre rompido, não o adquira pois, o lacre garante que ele está em situação regular para uso.
Outra dica importante: quando seu extintor estiver em manutenção, solicite outro, até que o seu fique pronto. A manutenção de extintores de incêndio é algo muito sério.
Nunca se sabe quando esse equipamento pode ser necessário. Portanto, esteja com ele sempre pronto para uso.
Além disso, leia as instruções e esteja preparado para o caso de incêndio. Tomando os cuidados iniciais, você poderá evitar que o fogo se alastre e cause graves acidentes.