Cuidados essenciais para a segurança do seu negócio
Claro que todas as profissões têm algum tipo de risco, sejam acidentes ou consequências a problemas de saúde que podem ser causados pelo ambiente ou pelos recursos utilizados na produção. Neste contexto, alguns cuidados essenciais assumem um papel importante, pois corresponde a um conjunto de ações práticas para fazer face a tais riscos, conducentes à proteção da integridade dos trabalhadores.
As medidas estabelecidas antes mesmo de os empregados começarem a trabalhar, como os exames admissionais, correspondem a análises médicas de saúde mental e física, indicando a capacidade de desempenhar as funções de sua competência.
O exame é obrigatório para contratação e está previsto em lei, mais especificamente no artigo 168 da legislação trabalhista (CLT). Não só para os trabalhadores, mas para os empregadores, o vestibular é essencial para determinar a aptidão relacionada à função a ser confiada.
Dependendo do negócio e dos riscos que ele representa, uma revisão pode ser realizada periodicamente. É necessário também saber sobre o outro documento de segurança, como o atestado de saúde ocupacional onde tirar ele.
Importância dos equipamentos de proteção individual
Os equipamentos de proteção individual (EPIS) correspondem aos produtos utilizados para limitar o risco que as atividades representam para a saúde e segurança do trabalhador. Esses fatores devem ser usados quando o equipamento de proteção coletiva for impraticável ou inadequado para lidar com os perigos.
No caso da proteção coletiva, itens muito comuns são as redes de segurança predial, bandeiras, extintores e chuveiros de segurança. Em determinadas situações, eles podem ser usados juntos, mas não garantem toda a proteção.
De acordo com a norma normativa 6, o fornecimento de equipamentos é da responsabilidade do empregador e deve ser feito gratuitamente. É claro que os equipamentos fornecidos devem ser compatíveis com os riscos de cada operação e estar em boas condições. Caso contrário, a qualidade da proteção pode ser afetada.
Com isso, os tipos de EPI variam muito e, dependendo das áreas do corpo, podem ser divididos em:
- Proteção auditiva;
- Proteção dos pés e dos pés;
- Protetor de cabeça;
- Escudo facial.
- Protegendo contra quedas;
No caso de máquinas, há uma grande variedade, por exemplo, de sensores de proteção, há itens como sensores de segurança para máquinas que são usados principalmente em trabalhos de metalúrgicos, como a transformação de metais em produtos.
Claro que, no meio de um grande mercado, são lançadas muitas outras atividades diferentes. Outro exemplo é a operação de engrenagens para empilhadeiras, que é amplamente aplicada para carga e descarga e armazenamento de mercadorias, alguns itens que podem ser utilizados para evitar acidentes são luvas, capacetes, óculos, proteção auditiva e óculos.
Formulários de formação em segurança do trabalho
Não há dúvidas de que apostar na prevenção é geralmente uma alternativa mais lucrativa, principalmente para evitar comprometer a integridade e/ou a saúde dos colaboradores, custos morais e materiais em diversas situações. Neste contexto, a promoção da formação pode ser decisiva para toda a empresa, pois para além de sensibilizar e contribuir para o cumprimento das normas, transmite também profissionalismo e entusiasmo ao colaborador.
Dentre os principais treinamentos de segurança definidos pelas normas, vale destacar os cursos: NR 6, NR 10 e NR 35. O primeiro caso é voltado para EPI, que envolve o uso e obrigações que a empresa deve fornecer. A NR 10, por sua vez, é voltada para empresas que dependem de serviços relacionados à eletricidade e, com esse treinamento, os cuidados podem ser identificados.
Para profissionais que lidam com trabalho em altura, a norma regulamentadora referente a treinamento nesse sentido é a NR 35. Serviços a mais de dois metros acima do nível do solo são considerados como perigosos e por isso dispositivos, como o dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos são essenciais para os trabalhos em grandes edificações.
Em geral, os modelos de formação aplicados estão principalmente associados à sensibilização, integração, prevenção e análise do risco. Além disso, é muito importante que a formação seja ministrada por profissionais devidamente qualificados.
Verifica-se que a existência de uma política de prevenção de doenças e acidentes de trabalho é muito significativa para as empresas. Dessa forma, é fundamental que os empresários encontrem formas de cumprir adequadamente as regulamentações aplicáveis e conscientizar os colaboradores sobre essas questões, principalmente para garantir condições de trabalho mais adequadas para todos.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guias de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.