Como montar um pitch deck?
Não são poucos os desafios que as empresas enfrentam para levantar capital e financiar seu crescimento, principalmente em um ambiente de alta de juros, escassez de crédito e aversão ao risco, sendo necessário, inclusive, ter um pitch deck.
O acesso ao mercado de capitais é crucial para o amadurecimento de novas empresas que precisam buscar investimentos para ampliar o alcance das suas soluções, robustecer seu caixa e fortalecer sua equipe de colaboradores.
Sem a entrada de novos investidores que acreditem no potencial e contribuam com o aperfeiçoamento de processos e decisões da sua empresa, é praticamente impossível fazer seu projeto ganhar escala, por mais inovador e disruptivo que seja.
Para que isso aconteça, o primeiro passo é elaborar um pitch deck cativante e capaz de “encantar” potenciais investidores interessados em participar do crescimento dos seus negócios como um todo.
Neste artigo, vamos falar sobre o que não pode faltar na sua apresentação para que ela tenha o sucesso que você espera.
O que é um pitch deck?
Pois bem, é uma apresentação em slides que fornece uma visão geral sobre a sua empresa, o mercado em que ela atua, as soluções que ela oferece e seu plano de crescimento.
Tudo isso, a fim de atrair investidores dispostos a financiar o projeto, em troca de uma participação nos lucros obtidos com a sua implementação. A expressão vem do inglês e combina duas palavras: “pitch”, que é o ato de tentar vender algo, e “deck” que significa “apresentação”.
Em outras palavras, o pitch deck nada mais é do que uma apresentação que procura “vender” a sua empresa para investidores, no sentido de convencê-los a entrar no negócio e compartilhar seus desafios.
Por que o pitch deck é tão importante?
Porque muitas vezes esse é o primeiro contato que os investidores têm com a sua empresa e, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica.
Se a sua apresentação não conseguir transmitir uma visão abrangente e convincente da sua proposta, em um espaço geralmente restrito de tempo, é bastante provável que os investidores não abracem sua ideia.
Por isso, vamos apresentar a seguir algumas dicas do que não pode faltar no seu pitch deck para você atingir — ou até mesmo superar — suas metas.
Elementos essenciais de um pitch deck
Independentemente da estrutura da sua apresentação, os investidores buscam respostas claras e objetivas para algumas questões-chave sobre o seu negócio, como:
Visão e proposta de valor
Diga o que sua empresa almeja ser e qual é o valor agregado da sua solução. Aqui valem expressões do tipo:
- “Queremos ser a Netflix da educação financeira”;
- “Nosso objetivo é ser o Nubank das startups”;
- “Queremos oferecer mais do que os principais bancos”;
- Entre outras opções.
Use exemplos proeminentes de produtos ou serviços bem conhecidos para deixar claro onde você pretende chegar.
Gargalo
Explique de forma detalhada qual é o “gargalo” que a sua solução deseja resolver na economia, qual é a dificuldade que os consumidores enfrentam e que sua solução consegue sanar.
O seu foco deve ser o tamanho da oportunidade identificada que os investidores podem perder, caso não abracem o seu projeto.
Solução
Mostre como a sua solução pode melhorar a vida das pessoas como nenhum outro concorrente do mercado.
Não estamos falando apenas de diferenciais aqui, a ideia é deixar claro que vocês têm um “tesouro” nas mãos, algo capaz de gerar ganhos exponenciais em um tempo relativamente curto.
Modelo de negócios
Depois de falar sobre a oportunidade e a solução, é hora de mostrar como seu projeto pretende ganhar dinheiro e gerar resultado para os investidores.
Explique quanto será cobrado pela solução, qual é a receita estimada, qual é o cronograma de implementação, possíveis dificuldades e projeção de resultados ao longo do tempo.
Se o seu projeto já está no mercado, apresente todos os detalhes do seu desempenho e como vocês pretendem fazê-lo ganhar escala.
Uso dos recursos
Nesta parte, os investidores querem ter uma visão geral de como sua empresa utilizará os recursos para atingir os objetivos traçados. Detalhe quanto vocês pretendem gastar com marketing, contratação de pessoal, infraestrutura, TI etc.
Por fim, o mais importante em toda a apresentação é deixar claro que o investimento é relativamente pequeno em vista do ganho a ser alcançado, ou seja, a relação risco-retorno é positiva para o investidor e justifica o aporte que ele fará na sua empresa.