Como lidar com a covid em relação a gestão da sua equipe?

Publicado por Redator Convidado em

A quantidade de mudanças que estão acontecendo ao mesmo tempo devido a pandemia de Covid-19 está desafiando pessoas em todo o mundo, principalmente quando se trata de empreendedores e gestores.

Cuidados para prevenção, isolamento social, realização de teste de covid entre tantas outras coisas passaram a fazer parte da vida das pessoas desde o ano passado. 

Realmente, é muita coisa nova para lidar e a pandemia fez com que gestores fossem forçados a gerenciar suas equipes de maneira remota e adotar novas formas de colaboração para ajudá-las a trabalhar de forma produtiva em casa. 

Por mais que essa situação tenha sido muito desafiadora para muitos gestores e empreendedores, ajustando as expectativas dobrando a comunicação, eles podem levar suas equipes ao sucesso, mesmo em uma condição tão difícil. 

A primeira coisa importante a compreender é que a abordagem de gestão de pessoas precisa mudar quando sua equipe está trabalhando remotamente. 

Porém, existem etapas que você pode seguir para garantir o sucesso e oportunidades para estabelecer práticas que servirão ao seu negócio, mesmo depois que as coisas começarem a realmente se recuperar. 

Quer saber mais sobre como lidar com a covid em relação à gestão da sua equipe? 

Se a resposta foi sim, continue a leitura e confira algumas dicas importantes para gestores!

Dicas para gestão de equipe durante a pandemia de Covid-19

Fazer gestão de equipe é algo que envolve diversas questões e não conseguiremos falar sobre todas elas neste artigo. Porém, existem algumas dicas que são extremamente importantes para o momento atual que estamos vivendo. 

Veja a seguir uma lista com algumas dicas essenciais para gestão de equipe durante a pandemia, estejam os colaboradores trabalhando em home office – que especialistas afirmam que veio para ficar – ou no escritório!

1. Oriente sua equipe para criar novas normas, protocolos e objetivos

Os líderes precisam realizar um relançamento do “trabalho de casa” para ajudar suas equipes a aprender a se reorientar com base nas novas realidades. 

As rotinas de melhoria da pandemia COVID-19 exigem essa atitude para ajudar os líderes e membros da equipe a entender como cada membro foi afetado, descobrir como lidar com as preocupações e, finalmente, colocar todos de volta no mesmo caminho para atingir os objetivos da equipe.

Os líderes de equipe devem concentrar em quatro áreas principais, que são: 

Revisite seu propósito comum 

É importante que cada membro da equipe entenda e aceite as metas claras e específicas para as quais a equipe foi mobilizada

Reavalie os recursos disponíveis

É o momento de reexaminar informações, recursos orçamentários e redes que ajudarão a equipe a avançar em seus objetivos.

Compreenda as restrições dos membros

Esta é uma oportunidade ideal para cada membro discutir suas respectivas funções e como eles têm contribuído para os objetivos da equipe.

Restabeleça as normas

Esse também é o momento para os membros da equipe reavaliarem como se comportar e interagir em meio às mudanças nas circunstâncias.

2. Evite a armadilha da positividade

É natural querer descartar ou adiar perguntas difíceis “focando no positivo” – no entanto, sabemos que essa é uma maneira psicologicamente inadequada de gerenciar uma crise. 

Quando surgirem questões difíceis relacionadas a comerciais, remuneração, atividades ou até mesmo questões mais mundanas, como sistemas de TI que não funcionam ou Wi-Fi irregular, considere uma abordagem baseada na empatia.

Em vez de pedir à sua equipe para “focar no positivo”, diga “sim, eu também tenho essa preocupação ou problema”. Abra a conversa afirmando o problema e crie um diálogo ou discussão honesta com base nisso.

Seu dever de zelo inclui o requisito de ser honesto sobre o que não sabe e o que não pode resolver.

3. Não coloque um limite de tempo para a crise

Uma tendência preocupante é a de colocar cronogramas no desconhecido. Por exemplo: estaremos todos de volta ao trabalho no próximo trimestre financeiro! Ou então: as viagens internacionais serão retomadas em seis meses!

Como gerente, você deve evitar essa prática. Em vez disso, concentre-se nas etapas necessárias para que a mudança ocorra e facilite conversas transparentes com seus parceiros de negócios. 

Você pode, por exemplo, considerar trazer um diretor de RH para explicar as etapas necessárias para abrir um escritório ou coletar e atualizar uma fonte confiável das últimas restrições de viagem.

4. Use comunicação consistente para gerar confiança e desempenho

Um elemento importante da sua prática deve ser a consistência na comunicação. 

Em uma crise, é tentador deixar de lado os padrões usuais que aplicamos ao nosso gerenciamento de mensagens e projetos, mas se você evitar essa necessidade, suas equipes serão mais fortes para isso.

A consistência é a base para a segurança psicológica de sua equipe e, em última análise, seu desempenho futuro.

Conclusão

Fazer a gestão de equipe já é algo naturalmente desafiante. Afinal de contas, lidar com pessoas, sendo um bom líder, nem sempre é algo tão fácil de se fazer, mas que é extremamente importante para qualquer empresa.

Porém, quando se trata em ter essa função durante uma pandemia, esse desafio se torna muito maior. 

Neste artigo, você conferiu algumas dicas importantes para gestão de equipe durante a pandemia de Covid-19

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que as dicas que citamos te ajude a gerenciar a sua equipe da melhor maneira possível durante este momento tão delicado. 

 

Categorias: Gestão