Como investir em uma plataforma e-commerce
A forte presença da Internet no dia a dia das pessoas impacta em diversas áreas, principalmente na jornada de compra. Uma das consequências é a prevalência de novos modelos econômicos, como uma plataforma e-commerce, que será abordado com mais detalhes ao longo do texto.
Antes, porém, é importante esclarecer a confusão entre marketplace e e-commerce, pois ambos envolvem a venda online.
Para entender melhor, um exemplo pode ser a venda de ferramentaria de moldes de injeção de alumínio em uma determinada plataforma. No caso do e-commerce, o marketing é feito por uma única empresa em uma plataforma própria, enquanto no mercado existem várias marcas.
Além desse aspecto, é fundamental destacar que há vários pontos positivos por meio dessa forma de comércio, tais como:
- Potencial de alcance;
- Custo relativamente baixo;
- Comodidade;
- Facilidade para mensurar os resultados.
Uma das características mais marcantes ao se tratar da internet é o potencial de alcance do público, por exemplo, se uma empresa que comercializa maquina laminadora investe em estratégias de marketing digital, adequadamente um público realmente interessado nesse tipo de produto pode ser atraído, pois muitas pessoas podem ser atingidas com a presença digital, e com os métodos certos, o direcionamento pode ser mais preciso.
Já o custo relativamente baixo é observado principalmente ao comparar um ecommerce com uma loja física, pois determinados custos são dispensados, o que tem relação também com a comodidade, que não está associada somente com a facilidade que os clientes têm para encontrar produtos e serviços, mas também para as empresas em relação a estrutura necessária para o atendimento.
Hoje em dia, diversas plataformas digitais viabilizam uma análise de resultados precisa, o que é de grande importância para avaliar a performance do comércio e das estratégias implementadas para alavancar o negócio. A análise é fundamental para detectar pontos a serem melhorados e quais são as ações de maior impacto para a empresa.
Escolha uma boa plataforma
A plataforma certa é fundamental para uma experiência de compra positiva para as massas, mas a variedade de opções pode gerar confusão. É importante que os dois principais ambientes da plataforma sejam analisados em profundidade, front-end e back-end.
A interface do usuário é a área visível ao público, como produtos, regiões, carrinhos e outros elementos. Enquanto o ambiente de back-end é o ambiente administrativo onde os pagamentos são verificados, juntamente com estoque, produtos e pedidos.
A seleção deve ser feita de acordo com planos de curto, médio e longo prazo, principalmente para acomodar customização e integração de componentes de tecnologia. Além desses fatores, também é importante pesquisar como as plataformas funcionam, entrar em contato com desenvolvedores especializados no negócio, atualizar e expandir recursos.
As especificidades devem ser respeitadas, afinal, o ambiente de negócios reúne uma enorme diversidade, por exemplo, uma empresa de automação residencial áudio e vídeo irá, naturalmente, precisar de muitos recursos gerenciais distintos e específicos para ela.
Quais são os principais desafios?
Como qualquer modelo de negócio, o e-commerce reúne uma série de questões que são enfatizadas, como a logística, principalmente na venda de produtos. Afinal, logística é gerenciar o fluxo de itens desde a compra até o ponto de consumo. Dessa maneira, estão envolvidas etapas como a de locomoção, armazenamento e envio, dentro de cada área.
Muitas vezes, a logística é associada somente com o transporte, mas por exemplo, uma empresa que atua com compensação ambiental terá uma gestão que, não só vise a projeção de demanda, armazenamento adequado, uma rede de distribuição bem organizada, entre outros fatores relevantes para a entrega final, mas também a parte específica da empresa, que é o cuidado ambiental. Sendo assim a logística se adequa a desafios de cada área empresarial.
Além desse fator, a gestão de recursos financeiros pode surgir como um grande obstáculo para algumas empresas, principalmente para que exista a conciliação de uma boa equipe de profissionais, infraestrutura, suporte ao cliente, tecnologia exigida, entre outros recursos necessários para a atuação adequada. Para lidar com essas questões, planejamentos cada vez mais críticos são necessários.
As dificuldades estão presentes em todos os setores, mas como discutido ao longo do texto, com os recursos certos, é possível estruturar um e-commerce de sucesso e conquistar cada vez mais clientes. No entanto, é preciso saber que existem processos que exigem paciência e investimentos para um crescimento saudável estão em andamento.