Como fazer uma boa estratégia de marketing para uma loja online?

Publicado por Parceiros em

É necessário ter uma estratégia e visão abrangentes do projeto, desde a análise da concorrência, o potencial do seu setor, o modelo de negócios, as integrações planejadas que dele resultam, a forma como você quer se destacar no mercado.

O ponto de partida para projetar uma loja virtual deve ser uma estratégia que você crie, que inclua todas as principais áreas de negócios que aumentarão suas chances de sucesso final.

É necessário primeiro responder a algumas das seguintes perguntas para avaliar as suas chances de sucesso

-A indústria na qual quero começar ainda tem potencial de desenvolvimento?

-Qual é o tamanho da concorrência no meu setor? Eu sou capaz de superá-lo de forma realista?

-Como posso me destacar da concorrência?

-Que benefício ou vantagem única posso oferecer ao meu cliente?

-Quem é o seu cliente?

-Em quais canais de vendas deve apostar? Quais deles são os mais eficazes no setor?

-Você tem recursos financeiros adequados para manter um negócio lucrativo?

Depois de verificar seu mercado e seu potencial, e a resposta ainda for SIM, o próximo passo será:

 

  1. Análise da concorrência

A análise da concorrência deve ser o ponto de partida para qualquer ação futura. Ou seja, conhecer todo o seu potencial, pontos fortes e fracos dos nossos concorrentes, para poder avaliar o potencial da  indústria e as oportunidades para desenvolver e diferenciar.

Por exemplo, se a concorrência for muito forte em termos de visibilidade no Google e estiver ciente de que a curto prazo não terá hipóteses de os alcançar, procure canais de marketing no qual poderá construir uma vantagem (seja publicidade nas mídias sociais, uma campanha eficaz do Google Ads).

Claro, sem esquecer a visibilidade a longo prazo também no Google, que é a principal fonte de tráfego nas lojas online.

 

  1. Análise do nosso potencial

Este ponto trata de dar uma olhada crítica no seu potencial atual e futuro da perspectiva do cliente. O que vale a pena distinguir da concorrência? Ou o que pode criar para se destacar? Promoções, cupom de desconto, cashback?

A questão chave que temos que responder é se seremos capazes de competir com os outros, levando em conta nossas capacidades e recursos. Ou quais recursos precisamos desenvolver em particular para construir uma vantagem competitiva?

 

  1. Definir o público-alvo

Um elemento muito importante de toda a estratégia. Se não conhecer bem o seu cliente, todas as atividades que realizar serão uma loteria, o que resultará em uma eficácia muito menor das atividades de marketing e vendas.

Se não conhecer o cliente que compra ou comprará, não saberá como alcançá-lo e como se comunicar com ele usando os canais de venda disponíveis, que é a chave para criar uma boa estratégia de marketing e vendas.

 

  1. Posicionamento de mercado

Definir o segmento é um elemento de construção consciente da marca com base em um plano específico e de longo prazo. 

Defina corretamente a sua política de preços, ou seja, o preço que você oferece ao cliente em relação à concorrência. Você será o mais barato ou talvez o mais caro?

A política de preços no comércio eletrônico desempenha um papel extremamente importante, pois, em última análise, determina a lucratividade de um negócio.

Vale a pena analisar esses 4 pontos e investir o máximo de conhecimento possível no seu negócio para ter sucesso nas suas vendas!