Como evitar glosas hospitalares?
As rotinas hospitalares não se tratam apenas do atendimento à saúde: existe uma robusta estrutura de gestão para a organização de sistema médico e todos os seus detalhes.
Sendo assim, os profissionais da área administrativa devem estar atentos para que tudo ocorra sem maiores problemas e ninguém saia prejudicado, como:
- Planejamento e administração de recursos humanos;
- Controle de pedidos e estoque de materiais;
- Avaliação de orçamento;
- Atenção à manutenção e atualização de equipamentos.
Entretanto, existe um problema que pode prejudicar o hospital caso seja muito frequente: as glosas hospitalares.
Hoje aprenderemos o que são as glosas e como podemos evitar esse tipo de problema para que a gestão do hospital seja feita de forma harmoniosa.
O que são glosas hospitalares?
Uma glosa hospitalar acontece quando não ocorre o pagamento de uma operadora de saúde por um atendimento, exame, internação ou outro serviço médico prestado no hospital.
Esse tipo de problema ocorre quando o prestador do serviço não faz a cobrança da forma certa, podendo errar tanto para um valor acima quanto para um valor abaixo do correto.
Sendo assim, o convênio realiza uma análise e, caso tenha percebido o erro, repassa apenas o valor que o paciente realmente gastou.
Esse é um tipo de problema que pode atrapalhar muito o dia a dia da gestão do hospital, pois pode prejudicar a saúde financeira da instituição.
Quais os tipos de glosas?
De fato, a glosa hospitalar pode acontecer de três formas diferentes. Cada uma delas tem suas particularidades que precisam ser cuidadas.
Em primeiro lugar está a glosa administrativa. Em geral, ela é causada por falhas operacionais e é mais simples de resolver do que as outras.
Por exemplo, houve um erro de digitação em relação ao valor numérico; os valores tabelados não batem com os valores do convênio.
Além disso, outros problemas podem ser as falhas na comunicação entre o plano de saúde e o prestador de serviço, e registro de autorização médico-hospitalar que esteja inadequado ou ausente.
Em segundo lugar, existem as glosas técnicas, que precisam de um auditor técnico para a revisão. Como a revisão passa por uma avaliação humana, a negociação pode ficar um pouco mais complexa.
Elas ocorrem de forma mais frequente em internações hospitalares e podem ser causadas por falta de prescrição médica para certos procedimentos, além de imprecisão de dados no prontuário.
Além disso, pode haver desatenção em relação aos medicamentos que o paciente fará uso ou falta de checagem com o seu profissional responsável.
Por fim, existem as glosas lineares. Elas estão relacionadas ao convênio, mas influenciam as instituições de saúde.
Nesse caso, para evitá-las é preciso ter atenção com os procedimentos e indicadores operacionais, os processos de pagamento que a instituição realiza e seus sistemas de faturamento.
Como evitar as glosas hospitalares?
Como os problemas com as glosas relacionam-se com as cobranças que são feitas, é preciso ter cuidado com todas as etapas para evitar problemas no pagamento.
Por isso, é fundamental controlar os procedimentos realizados. É possível que o hospital tenha um conjunto de práticas operacionais padronizadas para evitar problemas.
Outro ponto fundamental é que todos os funcionários que trabalham no setor financeiro da empresa passem por um treinamento adequado ao entrarem. Assim, o número de erros diminuirá.
Ou seja, os gestores e a equipe de recursos humanos da empresa devem prepará-los com a mentalidade de evitar as glosas desde o começo.
Além disso, um ponto importantíssimo que não deve faltar em nenhum hospital é um robusto software médico que consiga integrar as diversas áreas da empresa.
De fato, com um bom software desse tipo será possível fazer a integração entre os dados médicos do paciente e os pormenores de gestão e finanças do hospital, algo que evita muitos erros.
Softwares desse tipo representam um investimento no hospital que rapidamente retornará, visto que o número de glosas tende a diminuir consideravelmente.