Como é feito a fabricação de peças em geral?
Diversas peças presentes no cotidiano são muito úteis, porém, algumas vezes, sua importância passa despercebida ou até mesmo a curiosidade sobre as formas de fabricação, como os chinelos e tubos de metal.
Neste cenário, é importante ter consciência de que o processo de fabricação desses e de outros itens muito comuns engloba diversas etapas, com máquinas e ferramentas distintas, que precisam ser sempre de qualidade e operadas por profissionais capacitados.
O processo de usinagem e a calandragem
O processo de usinagem amplamente aplicado na indústria, principalmente para fabricação de objetos de metal. Basicamente, durante o procedimento, os materiais ganham formas, de acordo com os requisitos estabelecidos previamente. Por esse motivo, é aplicada em peças finas, detalhadas, entre outras possibilidades.
Para atingir as especificações do produto final, é necessário que diversos passos sejam realizados, como no caso da curvatura de tubos, que pode efetuada de forma manual, com ferramentas gerais como martelos e grifas ou por meio uma máquina que recebe o nome de calandra.
Esse tipo de máquina é muito utilizado como curvadora de tubos, como também, perfis e chapas de acordo com o raio almejado. Ainda mais, ela é composta por cilindros ou rolos, que apresentam pressão regulável e movimento giratório. Para que o material seja curvado, ele é disposto entre os rolos que executam os giros e a pressão, até que o curvamento alcance o resultado necessário.
O que são máquinas operatrizes?
Ao procurar por maquinas operatrizes a venda, é importante ter consciência de que é um termo que corresponde há diversos tipos de itens. A máquina operatriz também é chamada de máquina ferramenta, esse item é usado para fabricação dos mais diversos tipos de materiais, como madeira, plástico e metal, através da movimentação mecânica de um determinado conjunto de ferramentas.
Um dos tipos principais é o torno mecânico, que recebe destaque por ser uma máquina antiga, da qual outras são derivadas. O torno é constantemente aplicado para acalento e confecção de peças, além disso, os tipos de tornos também variam, tais como:
- Vertical: usado para peças com diâmetros elevados;
- Universal: aplicado principalmente para peças de grande comprimento e diâmetro pequeno;
- Placa: realiza o torneamento em itens de grande diâmetro;
- Copiador: tem uma peça como base e produz uma semelhante.
Outras máquinas operatrizes que podem ser citadas são: fresadora, furadeira e a aplainadora. A primeira alternativa a específica para cortar o material, por meio de uma ferramenta que recebe o nome de fresa. A furadeira é muito comum, não apenas para realizar os furos, mas também para rebaixar os materiais.
Por fim, a aplainadora, que também é derivada do torno mecânico, é uma máquina aplicada principalmente para eliminar irregularidades em superfícies planas. Para isso, uma plaina é utilizada para cortar o material por meio de movimentos alternativos.
A fabricação de chinelos
Muito comum no dia a dia, o chinelo apresenta uma forma de produção relativamente prática, pois em sua maioria, são fabricados em tamanhos e modelos pré-estabelecidos.
As facas para fabricação de chinelos são usadas para um corte preciso em cada modelo, realizando três marcações, onde as tiras posteriormente estarão encaixadas.
É indispensável que a máquina usada seja a mais favorável para o método de produção, já que é possível constituir um pé ou um par de cada vez por meio do corte. Naturalmente, a operação com modo manual apresenta uma escala menor do que com máquinas automáticas, em ambas são utilizadas as máquinas de corte.
No entanto, na forma manual é necessária a finalização através do macaco hidráulico ou com o corte fresado, onde as tiras são implementadas ao equipamento. Já na opção automática, existem facas duplas, que estão associadas em uma chapa, que torna o processo mais prático.
Não só o mercado de chinelos, como o de usinagem, entre outros setores, se mostra de forma muito ampla. Por esse motivo, há especificações variadas que, muitas vezes, envolvem o mesmo segmento. Essa variedade é vantajosa não apenas para os fabricantes, como também para comerciantes e consumidores.
De qualquer forma, em qualquer processo de fabricação, as especificações do produto e o modelo de linha operacional, são fatores que devem ser observados para a escolha das ferramentas e máquinas mais adequadas. Esse é um fator importante para evitar prejuízos e comprometimento da qualidade.