Como dispor os móveis no quarto para otimizar o espaço
A maioria dos novos imóveis construídos oferece um espaço reduzido. Por isso, é importante saber explorar todos os espaços de um cômodo, evitando desperdiçar o potencial que vãos podem oferecer para a instalação de bancadas, guarda-roupa, cômodas, por exemplo.
Contudo, a tarefa de otimizar um espaço pequeno nem sempre é fácil, ainda mais para quem precisa guardar muitos objetos.
Com isso surge um verdadeiro desafio: qual a melhor forma de disponibilizar os móveis do seu quarto, de forma que o cômodo não fique abafado e com pouco espaço para circulação?
Abaixo, apresentamos algumas dicas do que pode ser feito para contornar esse problema e tornar o quarto mais funcional e agradável.
Opte por móveis planejados
Para ter mais espaço no quarto, uma saída que muitas famílias adotam é instalar móveis planejados ou modulados, que otimizam o espaço do quarto e são super funcionais.
Esses projetos consideram as características do quarto, permitindo que a família escolha como aproveitar todos os espaços, equilibrando beleza e conforto no ambiente.
Essa opção também garante que os móveis sejam dispostos de maneira funcional, facilitando seu uso no dia a dia e não tomando espaço para circulação dos moradores. Isso evita, por exemplo, que o quarto fique cheio de armários que sejam pouco úteis, abafando o ambiente.
Explore a parte superior da cabeceira da cama
Uma das maneiras de ganhar mais espaço no quarto é explorar a área acima da cabeceira da cama, que geralmente fica vazia ou se coloca um quadro. Mas esse espaço pode ser utilizado para instalar móveis de uso diário, como estantes ou módulos aéreos de armários.
Utilizar a parte vertical do quarto acaba sendo uma solução eficaz, servindo para guardar objetos que não se utilizam no dia a dia. Exemplo: caso seja um armário, é um bom espaço para guardar:
- Cobertores;
- Edredons;
- Roupas mais pesadas;
- Entre outros itens grandes.
Agora, caso seja instalada uma estante, você pode dispor seus livros ali, sem ter que ocupar outra área do quarto para isso.
Existem várias pessoas que não gostam de ter essa parte de cima da cama ocupada. Então, uma boa saída para manter o quarto otimizado é aproveitar as laterais da cama, logo acima das mesas de cabeceira.
Essa decisão pode liberar outros cantos do quarto, deixando-o mais espaçoso.
Aproveite o espaço abaixo da janela
As paredes em que ficam as aberturas do quarto, como portas e janelas, não podem ser tão exploradas quanto às demais. Entretanto, uma boa otimização do quarto também leva em consideração o que pode ser feito nessas áreas, evitando desperdiçar aquele canto por completo.
Uma possibilidade é instalar uma bancada de estudos, que irá aproveitar a claridade proveniente da janela. Essa bancada pode ser acompanhada de gaveteiros para colocar objetos do dia a dia, sem a necessidade de ocupar outro espaço apenas para isso.
Outra opção que pode ser estudada é aproveitar a parte acima das portas do quarto. Esse espaço pode se transformar em uma estante ou um pequeno armário, na qual você pode guardar alguns objetos que não são utilizados com tanta frequência.
Instale portas de correr
Algo que toma muito espaço em um quarto são as portas dos armários, que reduzem bastante o espaço livre para circulação dentro do ambiente.
Felizmente, isso pode ser solucionado trocando as portas do guarda-roupa por modelos de correr ou comprando um armário que tenha essas características. A diferença será perceptível, com os moradores tendo a sensação de que o quarto está bem mais espaçoso.
Texto: Gustavo Marques