Como aumentar a vida útil do seu notebook?

Publicado por redator em

O que não faltam são modelos de notebook para você fazer a melhor escolha. No entanto, além de realizar um negócio certeiro, é preciso seguir algumas dicas para aumentar a vida útil da sua máquina para não falhar na hora que você mais precisa. 

Por isso, nada melhor do que seguir ações preventivas focadas nesse objetivo, como mostraremos ao longo deste post! 

Evite usar o notebook em superfícies inapropriadas

Ao colocar o seu notebook em superfícies impróprias, como em locais que bloqueiam a refrigeração interna do aparelho, há um grande risco de afetar o funcionamento tanto a curto quanto a longo prazo. 

Evite ainda utilizá-lo no colo, na cama ou em cima de cobertores. Isso porque esses locais acabam fechando as entradas e saídas de ar, o que pode gerar o superaquecimento da sua máquina. 

Faça a limpeza rotineira  

Assim como tudo na vida, o notebook também necessita de limpeza. Ela contribui com o funcionamento, evitando problemas que possam ser causados por:

  • Poeira;
  • Sujeiras no teclado;
  • Gordura na tela;
  • Entre outros. 

É importante desligar a máquina antes de iniciar o processo. E não se esqueça: retire o cabo da bateria da tomada. 

No momento da limpeza, utilize um pano macio, evitando que a poeira caia na parte interna do seu notebook. No caso da tela, o ideal é usar um pano umedecido com água, secando-o rapidamente.  

Entre as práticas condenáveis, podemos citar o borrifamento de qualquer tipo de produto, principalmente a base de amônia. Não use ainda trapos ou tecidos que possam riscar a tela. 

Tenha um antivírus atualizado  

Muita gente perde arquivos importantíssimos ou acabam gastando com assistência técnica justamente por conta de vírus que entram no sistema. 

A dica é sempre investir em um antivírus robusto e de qualidade, que faça varreduras frequentes, tanto nos programas quanto nos arquivos. 

Além disso, tenha cuidado com os links que você acessa e também sites que visita. Ao observar uma página suspeita, não hesite em denunciar para os órgãos de segurança cibernética. 

Faça backups e ative recursos de segurança 

Backups são importantes para você não perder arquivos. Além disso, é indicado que haja uma atualização do sistema operacional e também dos softwares, principalmente com o objetivo de corrigir possíveis problemas na segurança. 

Assim, o seu notebook terá um desempenho mais eficiente. Siga sempre os alertas enviados pelos sistemas, efetuando a varredura no momento da primeira mensagem. 

Atenção no transporte   

Dispositivos tecnológicos são sensíveis ao calor, à água e ao fogo, sem falar nas interferências que uma queda pode gerar. 

Os danos podem ser tanto na parte interna quanto externa, ou seja, é preciso aumentar a atenção no momento de realizar um transporte, mesmo que seja em seu carro. 

Afinal, uma freada brusca pode danificar o seu notebook, principalmente se ele não estiver devidamente protegido. Nesse sentido, vale a pena investir em uma mochila apropriada ou em uma pasta reforçada. 

Entre as situações que causam danos, podemos citar uma queda de sua mão, um esbarrão em uma parede ou um simples tropeço no deslocamento. Como diz o ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”. 

Mantenha a bateria sempre carregada  

A bateria é um item importantíssimo no funcionamento de um notebook e deve receber cuidados especiais. Isso porque ela tem uma vida útil definida por ciclos. E sabe quando cada um deles se encerra? Exatamente quando ela fica totalmente descarregada. 

Com isso em mente, mantenha a sua bateria sempre carregada. Como parâmetro, insira na tomada sempre que a porcentagem de autonomia atingir 20%. 

Evite consumir alimentos e líquidos  

Quem utiliza o notebook com um pacote de salgadinho na mão ou uma lata de refrigerante corre o sério risco de danificar o aparelho.  

Trata-se de um mau uso da máquina, podendo acarretar em sérios problemas. Ao derramar café quente no teclado, por exemplo, os danos podem ser irreversíveis nas peças. Portanto, mantenha o seu local de trabalho sempre limpo e bem organizado. 

Não fique deslocando o seu notebook, esteja sempre atento aos sinais de possíveis falhas, como uma lentidão para ligar ou para abrir determinado software.  

Seguindo as nossas dicas, certamente o seu notebook terá uma duração acima da média, independentemente do modelo escolhido. E o melhor: o cuidado adequado pode ajudá-lo em uma revenda ou troca, com ganhos para ambas as partes.