Como aumentar a segurança de um condomínio residencial
Atualmente, com os crescentes índices de violência nos principais centros urbanos do país, faz-se necessário que medidas de segurança sejam implementadas para garantir a segurança privada de cada indivíduo e até mesmo do patrimônio, que podem sofrer diversas ameaças pelos supracitados índices de violência.
Qual a medida de segurança mais adotada?
Uma das medidas de segurança mais utilizadas em condomínios residenciais, e outros locais, são as cameras de segurança, devido à sua grande precisão e eficiência.
Uma câmera de segurança pode funcionar, inclusive, em ambientes escuros, já que utilizam sensores, cuja tecnologia é capaz de enxergar o que nem mesmo o olho humano consegue.
Para monitorar os ambientes mais escuros existem, por exemplo, as câmeras com LED, capazes de monitorar imagens com total ausência de luz, e possui um alcance entre 10 e 15 metros, podendo aumentar a distância em ambientes mais claros, por exemplo.
Já as câmeras com sensor infravermelho também possuem LEDs em sua composição, porém têm um alcance maior no escuro, podendo chegar a, até mesmo, 30 metros.
As câmeras de segurança são equipamentos essenciais, pois são capazes de visualizar as pessoas que estiveram ao redor de determinado local e, caso elas consigam entrar, é possível ver também os métodos que elas utilizaram para tal.
O uso dessa medida facilita a identificação de infratores, para que eles, posteriormente, possam ser apreendidos e também possam receber a devida punição pela infração cometida.
Quais as vantagens de utilizar câmeras de segurança?
As vantagens da utilização desse equipamento são diversas, como é possível ver a seguir:
- Só o fato de uma câmera estar ali já pode inibir possíveis infratores, com a consciência de que estão sendo gravados e podem ser facilmente identificados pela câmera;
- Conseguem enxergar além do olho humano, sendo um grande auxílio em ambientes mais escuros, por exemplo;
- Excelente custo-benefício;
- A câmera pode ser usada em qualquer tipo de ambiente, seja residencial, comercial, entre outros;
- Fácil instalação;
- Extrema eficiência em cumprir sua função, podendo existir maior domínio de tudo o que acontece ao redor do ambiente, mesmo quando não há nenhuma presença física, assim como em situações de circulação intensa.
Câmeras de segurança residencial preços podem variar muito, entre R$70,00 e R$200,00, em média.
Todavia, é importante frisar que é um investimento muito válido a ser feito, afinal, os benefícios que oferecem para a proteção de objetos da residência, da própria residência e, principalmente, para as pessoas que moram nela, têm um grandiosíssimo valor.
Comprar um kit de câmeras de segurança é uma opção que pode sair mais em conta, se for necessária a instalação de mais câmeras em um único local.
Além das câmeras, o que mais eu posso usar?
Um equipamento que acaba sendo um grande aliado das câmeras de segurança, é o alarme residencial, que funciona de forma a avisar aos moradores de uma residência, independentemente de onde estiverem, o surgimento de alguma movimentação suspeita no local.
Para os alarmes residenciais, há sensores que trabalham na detecção de movimentos que podem fazer disparar um alarme sonoro, por exemplo, para aviso de ameaças aos moradores daquele ambiente.
Entretanto, é necessário se atentar ao fato de que esses sensores podem ser suscetíveis a falsos disparos, ao confundir animais e correntes de ar com uma movimentação suspeita.
Existem equipamentos que mandam uma mensagem diretamente aos moradores de residência avisando do possível perigo, enquanto outros acionam a empresa de segurança associada, como pode ser o caso, por exemplo, de uma empresa de vigilante SP.
Esse tipo de tecnologia é bastante similar ao que ocorre com as câmeras de segurança, já que hoje em dia, é possível que imagens captadas pelas câmeras possam ser transmitidas em tempo real, via Internet, para vários dispositivos, como celulares e tablets.
Os equipamentos supracitados são indispensáveis em condomínios residenciais, que abrigam uma série de pessoas, além dos funcionários, que também devem ser protegidos.
Inclusive, torna-se um grande auxiliar à portaria dos prédios, já que os porteiros, visualizando as câmeras de segurança, podem agir rápido em casos de ameaças aos condôminos e ao patrimônio físico do ambiente.
Com as empresas de portaria em SP, é possível contratar um serviço que ofereça maior segurança para os condomínios residenciais, além de outros lugares como, por exemplo, hospitais.
Esse tipo de empresa oferece um serviço que facilita o controle de entrada e saída de pessoas que circulam pelos ambientes, possibilitando o reforço de segurança.