Como aumentar a produtividade dos meus funcionários?

Publicado por redator em

Atualmente, a busca pelo aumento da produtividade é frequente e faz parte do dia a dia de diversas empresas, independentemente de porte ou setor de atuação. Isso porque ter uma equipe produtiva faz toda a diferença para o sucesso de um negócio.

No entanto, o que nem todos sabem é que a melhoria da produtividade começa desde o recrutamento. As pessoas possuem traços de personalidade que podem influenciar outras e, no ambiente de trabalho, isso não é diferente. 

Com a convivência, o comportamento dos funcionários afeta uns aos outros. Portanto, o perfil comportamental de cada profissional deve ser analisado ainda nas entrevistas.

Mas não para por aí: é importante manter essa análise frequentemente durante a jornada do colaborador na empresa, a fim de trabalhar o aumento da produtividade do profissional.

Além disso, manter iniciativas direcionadas à construção de um ambiente corporativo agradável, que facilite o desenvolvimento dos colaboradores, também é fundamental nesse sentido.

Para ajudar sua empresa a bater metas e a se estabelecer no mercado, reunimos, neste artigo, algumas práticas que podem ajudar a aumentar a produtividade dos seus funcionários. Confira!

1 – Automatize o setor de Recursos Humanos (RH)

O setor de RH é responsável por muitos processos repetitivos que demandam tempo e exigem dedicação total da força de trabalho. Tarefas como gerenciar pagamentos, desligamentos de funcionários e pedido de férias são alguns exemplos.

Ao automatizar essas tarefas, o trabalhador terá mais tempo para se dedicar às ações estratégicas no campo da gestão de pessoas, aumentando sua produtividade.

2 – Defina metas coletivas e individuais

A definição de metas coletivas e individuais faz parte da cultura da produtividade. Entretanto, para que haja comprometimento, é importante que os colaboradores conheçam a estratégia da empresa, e isso inclui:

  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Investimentos em outros nichos;
  • Posicionamento diante da concorrência;
  • Entre outras ações.

É importante ter em mente que, quando um objetivo é determinado, geralmente os funcionários buscam alcançá-lo com muito empenho. Com isso, o nível de rendimento do negócio tende a aumentar.

Porém, essa ação exige cuidado, pois muitas empresas pecam ao traçar objetivos surreais, gerando o efeito contrário: desmotivação dos funcionários e atraso na produtividade.

3 – Conheça sua equipe

A baixa produtividade dos colaboradores pode ter causas distintas, como questões de saúde, problemas pessoais, falta de preparo ou até mesmo falta de perspectivas dentro da empresa, profissionalmente falando.

Por esse motivo, é fundamental que o gestor conheça bem a sua equipe, possibilitando que ele apoie, ajude e oriente os funcionários de alguma maneira. Um diálogo aberto e honesto sempre facilita um bom desempenho.

4 – Forneça feedback individual

Essa é uma prática muito importante para a gestão de pessoas e não pode ser deixada de lado. Conversas estruturadas e sinceras devem fazer parte do dia a dia dos gestores, sempre visando o desenvolvimento dos colaboradores.

O feedback é o momento para valorizar a boa produtividade e reconhecer as habilidades, mas também de alinhar posturas e pontuar as atribuições que devem ser melhoradas.

5 – Utilize o recurso da computação em nuvem

Entre as mais atuais soluções tecnológicas disponíveis no mercado, considere a computação em nuvem, que é um dos grandes avanços da tecnologia da informação.

O armazenamento de informações da empresa na internet tem mudado o universo corporativo, oferecendo aos trabalhadores a oportunidade de acesso constante aos dados da companhia independente de onde estiverem.

Isso faz com que a produtividade dos colaboradores melhore significativamente, aumentando os lucros da empresa.

6 – Seja um líder exemplar

Você precisa olhar para si e ter a certeza de que é um exemplo para todos os seus colaboradores. Na maioria das vezes, os funcionários seguem os passos do líder, uma vez que ele é uma imagem de referência para eles. 

Por esse motivo, chegue cedo no escritório, se dedique ao máximo para alcançar suas metas e seus objetivos e sempre esteja pronto para ouvir possíveis ideias e opiniões, sejam elas negativas ou positivas.

 

Texto: Gustavo Marques