Como a internet das coisas vai mudar sua rotina

Publicado por redator em

Não é novidade a importância que a internet tem nos dias atuais, seja para empresas ou até mesmo para pessoas normais. No entanto, o termo Internet das Coisas não é de conhecimento geral, esse termo se refere a uma mudança revolucionária que já começou entre nós. 

O Brasil ainda tem poucos usuários de Internet (cerca de 50% da população ainda não tem fluência ou acesso à esfera digital, segundo dados do IBGE), principalmente se comparado a outros países.

Por outro lado, as grandes capitais já possuem um grande número de pessoas se comunicando todos os dias. 

Este fenômeno pode ser visto em ruas, cafés, lojas, transporte público entre outros lugares. Na verdade, “estar conectado” hoje significa muito mais do que apenas verificar sua caixa de entrada de vez em quando. 

Existem opções de mensagens instantâneas, perfis pessoais que permitem compartilhar fotos/mensagens em tempo real e até sites de compartilhamento de vídeos amadores que atingem um público que ultrapassa o da TV aberta. 

Entenda o que é e o papel da Web 4.0 

Você pode estar lendo este artigo em seu computador, mas é muito provável que também esteja lendo em um dispositivo móvel como um celular ou tablet. Hoje tem gente que até navega na TV, às vezes até mesmo em consoles de videogame. 

Você também pode ter encontrado este post enquanto pesquisava outra coisa, como alarme de incendio, os melhores tênis de corrida ou dicas de nutrição e exercícios, ou como será sua viagem de férias. 

O que tudo isso tem a ver com isso? É bem simples: a acessibilidade e navegação que a Internet permite hoje. É bem conhecida a teoria das Eras da Internet, segundo a qual temos:

  • Web 1.0: primeira geração, páginas estáticas;
  • Web 2.0: bate-papo e páginas dinâmicas com os usuários;
  • Web 3.0: motores de busca e a explosão de conteúdos;
  • 4.0: revolução Wireless, mobile, armazenamento na nuvem.

 Não é difícil imaginar como essas mudanças no ambiente digital podem beneficiar os negócios e o mundo dos negócios como um todo, impactando desde plataformas de comércio eletrónico até empresas de içamento de cargas

Antes, contava-se apenas com panfletos distribuídos de modo regionalizado, seja em revista, jornais e classificados direcionados a setores de nicho. 

Isso se aplica tanto a reivindicações comerciais, como os serviços comerciais mencionados acima, quanto a reivindicações pessoais, como as mencionadas acima. 

De qualquer forma, a Internet das Coisas promete ser muito mais revolucionária que a Web 

4.0, embora seja essencialmente apenas um ramo secundário de seu desenvolvimento: é a conexão das coisas mais triviais e cotidianas à Internet. Veremos os resultados disso mais tarde.

Carros, celulares, relógios: o futuro já chegou?

Hoje tudo está conectado. Basta prestar atenção na sua rotina e ver como você marca consultas, compra os produtos que mais precisa e solicita os mais variados serviços, ou até mesmo analisar como você e seus amigos trabalham. 

De fato, segundo a Associação Brasileira de Internet, o número de pessoas que não só trabalham com um computador, mas estão necessariamente conectadas à Internet, cresceu mais de 210% nos últimos anos. 

Há apenas alguns anos, um crachá de identificação pvc era considerado um grande desenvolvimento. Hoje, porém, já existem projetos onde câmeras equipadas com reconhecimento facial reconhecem a chegada, pausas e saídas de cada funcionário da empresa. 

É justamente nessa velocidade que o desenvolvimento acontece, e  as possibilidades da Internet das Coisas não são diferentes. Vale lembrar que muito desse “futuro incrível” já está em andamento e faz parte do nosso dia a dia. 

Por exemplo, prevê que os motoristas logo serão inúteis, pois os veículos irão assumor o controle, sendo controlados por computadores e inteligência artificial. 

Além disso, todos os carros devem estar conectados uns aos outros via Internet e trocar informações com semáforos, câmeras de trânsito, entre outros. 

Este modelo ainda está em testes e parece não ser realizado ainda, por outro lado, já existe o GPS, que todos conhecemos (e que permite determinar a localização do carro em qualquer lugar do mundo e bloquear sua direção se necessário). 

E não é só isso: o controle de viagem já é usado em algumas estradas europeias. 

Outro exemplo de tecnologia, é o serviço de entrega de encomendas. Este serviço depende de algumas plataformas online e, portanto, de uma ligação à Internet. Além disso, já existem relógios que medem a frequência cardíaca e a pressão arterial do  usuário. 

Permitindo que a Internet das Coisas ofereça conectar esses tipos de sistemas apenas com plataformas médicas, para que em caso de emergência você possa chamar o hospital mais próximo ou até uma ambulância.

Automação interna e industrial 

A automação residencial ou até mesmo industrial é um dos maiores exemplos das conquistas que a Internet das Coisas nos últimos anos. E também se tornou um exemplo do que discutimos acima: o fato de que muito do que foi prometido já está acontecendo. 

Hoje uma empresa de projeto eletrico pode chegar a levar em conta a quantidade de sensores que uma casa precisará ter para se tornar o que se chama “casa inteligente”. Esses imóveis podem ter sensores com objetos bem triviais do dia a dia, tais como:

  • Portas e Janelas;
  • Cortinas e Rodapés;
  • Aquecedores e Lâmpadas;
  • Geladeiras e Banheiras.

Não só a rotina, mas também a segurança das pessoas não muda muito e já mudou. Não é nenhum segredo que existem maçanetas que reconhecem as impressões digitais dos usuários ou até mesmo suas íris. 

Embora os valores praticados nessas ocasiões ainda sejam pessoais, a popularização certamente virá com o tempo. 

Alguns rodapés possuem sistema de aspiração e limpam o piso de acordo com o tempo programado. Os frigoríficos são capazes de anunciar o fim de cada produto (comida, bebida, fruta) e avisar via celular para que uma pessoa possa substituí-lo. 

Uma empresa de instalações elétricas e hidráulicas também deve considerar esses fatores, pois no mundo dos negócios as promessas vão ainda mais longe. 

Hoje, todas as máquinas de uma fábrica estão conectadas em rede, de modo que engenheiros remotos podem frequentemente controlá-las e instalá-las de outros países. 

A título de ilustração, a tecnologia ultrapassa claramente a esfera da Internet e aponta para outras frentes. Até recentemente, a grande revolução era energia solar fotovoltaica e contar com essa fonte alternativa de energia. 

Atualmente muito se fala em energia geotérmica, nada menos que uma fonte que, além de regeneração e pureza, recebe do calor do centro da Terra. 

Concentre-se em detalhes e pequenas coisas 

A promessa da Internet das Coisas é realmente enorme.  De qualquer forma, é interessante notar que também há coisas mais simples e triviais que tendem a mudar de forma menos revolucionária. 

Tal como as lâmpadas de uma casa, conforme vimos acima. Ou ainda, em uma indústria, como na conexão entre uma esteira e um computador a distância, ou nas máquinas de uma fábrica de celulose, que produz desde papel sulfite até chapa expandida.

São coisas simples, mas que prometem facilitar a vida das pessoas. Os recursos do aplicativo para smartphone também podem agregar muita praticidade às rotinas. 

E isso vale tanto para a vida pessoal, como alimentação mais rigorosa, quanto para a vida profissional, como atualização, videoconferência, entre outros. 

Em todos os casos, temos exemplos de como a Internet das Coisas já mudou nossas rotinas e como tornará nossas vidas ainda melhores.

Categorias: Tecnologia