Detalhes dos Benefícios de Investir em E-Commerce

Publicado por redator em

A transformação digital geralmente tem um impacto significativo no mercado. Um resultado notável é a ampla utilização de um modelo de negócio denominado e-commerce, que consiste no e-commerce e atualmente está associado aos mais diversos setores.

São lojas virtuais de propriedade da empresa em sua própria plataforma, ao contrário de um modelo chamado marketplace onde várias marcas oferecem produtos e serviços em um só lugar. Os principais benefícios do e-commerce são:

1) Disponibilidade

A disponibilidade é uma grande vantagem do e-commerce, pois os clientes não precisam esperar para comprar um determinado produto ou solicitar uma cotação de um serviço. Para aproveitar isso, você pode implementar um assistente virtual em sua plataforma para ajudá-lo com suas dúvidas mais importantes. Uma empresa de tratamento de resíduos hospitalares, por exemplo, pode usar esse serviço para ajudar no contato com clientes de mercado.

2) Observando Tendências

Hoje, o ambiente digital tem um enorme impacto no consumo das pessoas, por isso é interessante que as empresas invistam online. Por vezes existem empresas que trabalham dos dois lados, o que depende essencialmente da melhor forma de atingir o público-alvo. De qualquer forma, vale ressaltar que as tendências a seguir são cruciais para a estabilidade do negócio.

3) Flexibilidade

A liberdade empreendedora e do cliente faz toda a diferença, principalmente quando se considera a praticidade da negociação e o uso dos recursos. Em geral, não há restrições de localização, além da possibilidade de análise efetiva dos resultados da estratégia.

4) Custos operacionais

Comparado às lojas físicas, os custos são relativamente baixos, principalmente quando se considera estoque, taxas, estrutura e outros fatores. Mesmo as empresas que optam pelos modelos físico e online podem usufruir desse benefício integrando suas localizações. Por exemplo, alguns produtos são vendidos apenas online, como antena antifurto, por exemplo.

Que tipo de e-commerce você tem?

Além de atender diversos setores, é importante abordar as mudanças no modelo de e-commerce com base em fatores como perfil do consumidor, canais de distribuição, produtos ou serviços. Dentre essas opções, os modelos e conceitos mais discutidos neste ambiente são:

  • Modelo B2C;
  • Produto ou serviço digital;
  • Produto ou serviço físico.

O modelo B2B é caracterizado pelo fato de ambas as partes da atividade empresarial serem pessoas jurídicas. Por exemplo, uma empresa que vende tubos e perfis de alumínio que atendem empresas de gestão de construção, ou uma empresa que procura uniformes para funcionários. Isso geralmente exige uma grande quantidade de itens e serviços mais complexos, o que geralmente resulta em prazos de entrega mais longos e fretes e quantidades diferentes.

O B2C, por outro lado, é exatamente o oposto, pois trata de transações entre empresas e consumidores, ou mais precisamente entre corporações e pessoas físicas. É quando uma pessoa procura uma roupa inflável para qualquer evento, roupa ou acessório.

Os produtos ou serviços oferecidos podem ser digitais ou físicos. O primeiro caso é representado, entre outros, por artigos como ebooks, edições de imagens, vídeos, textos, modelos de consultoria e workshops.

Para produtos físicos, deve-se dar mais atenção à logística e gestão do armazém, e os serviços são realizados parcial ou totalmente pessoalmente.

Os erros mais comuns ao apostar em e-commerce

Todos os profissionais podem cometer alguns erros, principalmente quando se trata de investir em e-commerce e diversos modelos de negócios, plataforma, serviço e controle de recursos.

Em primeiro lugar, quando se trata de plataformas, é importante ter um layout atrativo e priorizar a facilidade de uso. Um erro muito comum é priorizar a estética e ignorar a qualidade da experiência do usuário, como praticidade e precisão das informações.

A falta de opções de pagamento e envio também impacta a experiência do cliente. Por exemplo, um usuário que deseja comprar uma caixa de lâminas para microscopia terá acesso a uma atraente loja de comércio eletrônico, mas ao chegar ao checkout, será oferecida apenas uma ou duas opções de compra. Isso muitas vezes pode ser um grande problema, muitas vezes levando ao abandono seguido de uma busca mais completa na plataforma.

Além dos pontos discutidos, a perda de controle sobre investimentos, estoques e outros dados relacionados a uma empresa pode ser muito prejudicial. Assim como um modelo de e-commerce oferece mais utilidade, geralmente você precisa prestar atenção aos aspectos financeiros, logísticos e gerenciais.

Com essas informações, você pode observar não apenas os grandes benefícios de apostar no e-commerce, mas também os principais erros a serem evitados. De qualquer forma, independentemente do modelo, é importante sempre contar com o apoio de profissionais qualificados em cada área da empresa.

Este texto foi originalmente criado pela equipe do blog do guia de investimentos. Essa equipe de blogs pode encontrar centenas de conteúdos úteis sobre diferentes segmentos.