Automação industrial e suas características importantes

Publicado por redator em

Desde o início da história da humanidade, os homens já tentavam mecanizar as suas atividades. Com o passar dos anos, foram sendo inventados para automação itens com a roda d’água e moinhos, demonstrando as primeira tentativas de inventar máquinas que otimizassem o trabalho humano, diminuindo o esforço.

Mas, a automação industrial começou a ganhar força já em meados da segunda metade do século XVIII, na Inglaterra.

Durante essa época, os sistemas de produção e agrário começaram a ser transformados em sistemas industriais, e surgiram os primeiros dispositivos semi automáticos, que foram se tornar automáticos apenas no século XX.

A automação de processos industriais surgiu com a necessidade de aumentar a produção e a produtividade, pois as máquinas conseguem produzir de forma mais rápida e precisa do que o trabalho à mão.

Além disso, o vapor se tornou fonte de energia para substituir a energia manual e hidráulica. Com a introdução da energia elétrica, em 1870, as indústrias do aço, química e de máquinas passaram a ser estimuladas.

A automação industrial o que faz possibilita a realização de trabalho por meio de máquinas controladas automaticamente, se diferindo da mecanização, que apenas se limita a empregar as máquinas para executar algum serviço, ao invés de utilizar o esforço físico.

Os principais objetivos dos projetos de automação industrial são:

  • Melhora da produtividade
  • Melhora das condições de trabalho
  • Aumentar a segurança
  • Simplificar a operação e manutenção

Para aumentar a quantidade de itens produzidos por hora, reduzindo os custos de produção e tornando a qualidade maior, a automação industrial é uma ótima escolha.

Além disso, por meio dela, é possível eliminar os trabalhos perigosos, tornando o processo mais seguro. Além disso, por meio das ideias para projetos de automação industrial, é possível realizar operações que, até então, não era possíveis de serem controladas manualmente ou intelectualmente.

A automação industrial exige menor expertise por parte do operador no manuseio do processo de produção.

A automação industrial de um sistema é um processo no qual as tarefas de produção que antes eram realizadas por pessoas passam a ser feitas a partir de diversos aparelhos e elementos tecnológicos, considerando as eventualidades que possam ocorrer no meio do caminho, visando manter sempre a segurança e a qualidade.

Com o passar dos anos, os projetos de automação industrial simples e mais complexos estão cada vez mais presentes nos segmentos de produção industrial, de geração e distribuição de energia, no segmento de transportes e outros que precisam de máquinas automatizadas.

Como funciona a automação industrial

A automação industrial, em sua parte operacional, é composta por diversos equipamentos que fazem com que a máquina consiga se mover e, então, realize a operação que for necessária.

Esses equipamentos são os dispositivos de acionamento e pré acionamento como, por exemplo: motores, compressor de ar, válvulas, cilindros, pistões, além de dispositivos de detecção, como os sensores de visão, capacitivo, entre outros.

Já a parte de controle é a parte do sistema que é programada, ou seja, que é implementada com auxílio do controlador lógico programável).

Com o crescente aumento do volume de dados e componentes eletrônicos, os clps computadores industriais são empregados para o controlar as máquinas e processos.

O clp é chamado de cérebro da automação industrial, pois por meio dele é possível fazer a comunicação entre todos os componentes que fazem parte do sistema, reconhecendo as entradas, processando a lógica e atualizando as saídas a todo momento.

Partes de uma indústria

As indústrias são formadas por uma gama de equipamentos de grande porte que precisam ser instalados de forma específica.

A área mecânica de uma indústria é a responsável fazer o remanejamento das máquinas e equipamentos de uma indústria, confeccionar tanques e todas as estruturas metálicas que forem precisas. A parte elétrica envolve toda a parte de iluminação e acionamento de máquinas. 

A parte hidráulica de uma indústria é formada pela área sanitária das indústrias, instalações hidráulicas para líquidos em geral, sistemas de refrigeração e torres de resfriamento, além sistemas de vapor e para o afastamento de efluentes líquidos.

A área civil realiza a montagem as instalações industriais e estruturas metálicas, além de fazer a prestação de todos os serviços complementares a elas e que dizem respeito à construção, desde a obra até o funcionamento diário.