Aeroportos: limpeza das aeronaves e outros detalhes

Publicado por redator em

aeronaves

Um aeroporto é o local onde muitas pessoas se encontram diariamente para realizar viagens, com diversos destinos no Brasil e no mundo por meio de aeronaves.

Diante desse grande encontro e de toda a responsabilidade que envolve a condução de uma aeronave, os procedimentos administrativos e logísticos de um aeroporto demandam amplo conhecimento técnico.

Diante disso, existem alguns aspectos que precisam passar por revisões e manutenções técnicas, assim como procedimento inspeções, contando inclusive com apoio da Polícia Federal.

Neste artigo, falaremos sobre alguns serviços que são realizados neste local.

Como funciona o processo de limpeza de aeronaves?

O primeiro serviço que destacamos neste artigo é o de limpeza e higienização de aeronaves. Em um aeroporto, os aspectos que envolvem a saúde e segurança são essenciais para seguir recomendações da legislação, como também da Organização Mundial de Saúde, a OMS.

Como muitas pessoas circulam no mesmo local todos os dias e elas podem vir de qualquer lugar do mundo, pode ocorrer uma disseminação de vírus e bactérias, sendo que o trabalho da limpeza e higienização de uma aeronave é essencial para evitar processos de contaminação e oferecer aos clientes bastante segurança e conforto na viagem.

Diante disso, é responsabilidade das companhias aéreas a desinfecção de aeronaves, por meio do uso de desinfetantes que consigam combater diversas doenças.

É importante ressaltar que existem diversos processos de desinfecção de uma aeronave e a melhor forma de desinfecção varia a depender da origem e destino do voo, da legislação específica de cada país e da companhia aérea.

Sendo assim, quanto mais uma aeronave tiver tempo de voo, sua lista rigorosa de verificação dos pontos de limpeza aumenta.

Neste caso, existem pontos específicos da aeronave que precisam passar por limpeza e desinfecção, como exemplo, podemos destacar:

  • Áreas da cabine;
  • Locais de contato com os clientes;
  • Os assentos e janelas;
  • Banheiros;
  • Mesas da aeronave;
  • Os pisos da aeronave.

Além disso, para reforçar a segurança assim como os processos de limpeza e higienização de uma aeronave, é importante que o avião conte com uma circulação de ar bastante eficiente, assim como elementos que ajudam a purificação da atmosfera.

Essa circulação de ar contribui para filtrar vírus evitando que eles circulem na aeronave.

No caso dos banheiros, que é um dos pontos de maior risco de infecções, é importante que a aeronave contenha alguns kits de limpeza, que envolvam desde o uso de luvas, assim como de sacos de lixo, e de material facilitado para coleta desse lixo.

É importante também que a companhia aérea esteja atenta aos procedimentos da legislação de cada país, sobretudo, em voos internacionais, que representam a entrada de pessoas.

Por isso, existem alguns itens que não podem ser reaproveitados, como é o caso de pratos e copos e até mesmo os fones de ouvido.

Em caso de voos mais longos, que oferecem um conforto maior, disponibilizando um leito e lençóis, a higienização também deve ser feita de forma intensa.

Isso vale também para aeronaves que contam com uma cozinha ou até mesmo com equipamentos de cozinha para o preparo de alimentos ou de bebidas.

Inclusive, é importante que a equipe faça o uso de máscaras e utilize álcool em gel, disponibilizando estes elementos de desinfecção para os clientes.

Na parte externa, o serviço de lavagem de aeronaves pode ser necessário também, de forma muito prática e com os equipamentos necessários.

O objetivo deste serviço é realizar a limpeza externa do avião, verificando as turbinas, rodas, asas e removendo materiais contaminantes e que comprometam a qualidade da aeronave.

Outros serviços de limpeza como a pasta polimento joias e ações de polimento na aeronave também podem ser realizadas.

Aeroportos e alguns serviços

Como citamos no início desse artigo, um aeroporto é o local onde várias pessoas, de culturas e países diferentes se encontram.

Por isso, serviços que variam desde a tradução de sites, assim como contar com funcionários que saibam outros idiomas é fundamental para um aeroporto. Com uma equipe de tradução, esta comunicação fica mais facilitada, reduzindo as diferenças.

Outra questão importante diz respeito ao transporte aeroporto e a logística de organização de carros, vans, ônibus interestaduais e até mesmo, municipais que circulam no local.

Este é um ponto de encontro e saída diário e por isto, é importante que o local esteja organizado, com placas de sinalização para que esse traslado aeroporto até outros destinos ocorra da melhor forma possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *