A importância da segurança do trabalho
As empresas são locais onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo, no entanto, boa parte das atividades realizadas requerem algum tipo de esforço ou apresentam riscos para os trabalhadores.
Essas atividades acabam impactando negativamente a vida do trabalhador caso não haja medidas de segurança e equipamentos que têm como objetivo preservar a saúde e a integridade física dos profissionais.
As empresas precisam estar sempre atentas a fim de evitar que seus colaboradores possam ser prejudicados em seu dia a dia de trabalho, tanto acidentalmente quanto ao longo do tempo.
Neste artigo, abordaremos a importância da segurança no trabalho e falarmos sobre uma das medidas preventivas mais importantes. Acompanhe.
A importância da segurança no ambiente de trabalho
A segurança é um fator essencial para evitar acidentes.
Garantir a segurança no ambiente de trabalho é uma obrigação de todas as empresas, e elas precisam estar atentas a diversos fatores que possam apresentar qualquer tipo de risco.
Além disso, é papel das empresas a conscientização dos funcionários quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, medidas de segurança preventiva, além de fornecer palestras e treinamentos contínuos sobre segurança do trabalho.
Para facilitar essa tarefa, existem empresas que ofertam consultoria em segurança do trabalho, e elas realizam diversos serviços, como:
- Implantação do PPRA;
- Acompanhamento de CIPA;
- Realização de visitas técnicas;
- Execução do SISPAT;
- Realização de treinamentos.
Essas empresas geralmente são contratadas por aquelas que não possuem o SESMT, ou seja, o serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho.
Mas mesmo algumas empresas que tenham o SESMT também optam por contratá-las, porque podem ter em mãos um trabalho mais especializado e seguro para os funcionários.
A assessoria em segurança do trabalho oferece às empresas as orientações que elas necessitam para garantir que o dia a dia de seus trabalhadores tenha mais segurança e seja diminuída a incidência de riscos.
Elas oferecem treinamentos específicos de acordo com as necessidades e atividades realizadas pela empresa.
Todas as normas regulamentadoras relacionadas à segurança do trabalho também são especialidade dessas empresas.
Portanto, aquelas que optam por contratar os seus serviços têm maior segurança em estar cumprindo com a exigência dessas normas e das leis trabalhistas.
Uma empresa de consultoria em segurança do trabalho garante a preservação da integridade física, mental e emocional dos trabalhadores, bem como da vida, principal objetivo de um ambiente profissional seguro.
E para colocar em prática essa segurança, muitas empresas precisam se precaver contra riscos de incêndio.
No próximo tópico, falaremos um pouco mais sobre como isso pode ser realizado. Acompanhe.
A importância da segurança contra incêndios
Em muitas empresas, os riscos de incêndio podem se tornar iminentes por causa das atividades realizadas diariamente.
Em razão disso, a NR brigada de incendio estabelece que tais empresas formem uma brigada de incêndio por meio de funcionários que se voluntariam para isso.
Para tanto, é necessário capacitar, atualizar e certificar os profissionais que formarem a brigada de incêndio.
Essa brigada será formada por brigadistas, chefes, coordenador geral e líderes, e terá como função proteger a vida de todos os trabalhadores em casos de incêndio.
Para isso, é necessário que os funcionários realizem um curso de brigada de incêndio, realizado juntamente com o corpo de bombeiros do município.
Além disso, é necessário preencher alguns pré-requisitos, como:
- Permanecer na empresa durante o trabalho;
- Ter experiência como brigadista;
- Boa condição física;
- Boa saúde;
- Conhecer as instalações da empresa;
- Ser alfabetizado.
Durante uma situação de emergência, os brigadistas realizam diversas funções importantes, como acionar alarmes de incêndio, evacuação da área, acionar o corpo de bombeiros, fazer o desligamento da rede elétrica, realizar atendimentos de primeiros socorros, combater princípios de incêndios e orientar o corpo de bombeiros.
Mas esses profissionais apenas podem realizar essas funções se tiverem o curso de brigadista atualizado, caso contrário, estão inaptos a atuarem.
A segurança do ambiente de trabalho precisa ser prioridade de qualquer empresa.
Isso, porque ela prevê os cuidados com a saúde e a vida, além de garantir a segurança da própria empresa.
Manter os funcionários cientes disso é uma obrigação que não deve ser descartada em hipótese alguma, pois, somente assim é que a segurança do trabalho de fato é preservada, garantindo mais qualidade de vida a todos e prosperidade econômica à companhia.