A Ascensão do Podcasting: dicas para lançar o seu

Publicado por redator em

Você com certeza já ouviu algum podcast. Se nunca ouviu algum, com certeza já ouviu falar sobre. Esse formato de programa, em que o foco é um bate-papo entre os apresentadores e convidados, é familiar a nós. Desde os programas de rádio até os dias atuais, gostamos muito desse tipo de roteiro. Pessoas adoram compartilhar histórias, não é? Sempre que nos sentamos em uma mesa com amigos, as conversas são as mais variadas. Desde os rumos que a vida está tomando até histórias engraçadas do passado. Então, isso é um podcast!

Se você está pensando em ter o seu próprio podcast, esse artigo é para você. Hoje, vamos explicar um pouco sobre esse universo e ainda dar várias dicas de como começar o seu programa.

Os podcasts existem na internet há muito tempo, mas só há alguns anos que eles se tornaram extremamente populares. Hoje, temos diversos programas por aí, com os mais diversos temas. Além disso, os podcasts se tornaram excelentes negócios. Afinal, com bons números, os programas podem conseguir diversos patrocinadores. As marcas estão sempre procurando novas plataformas para divulgar seus produtos e serviços. Muitos podcasts são transmitidos ao vivo, o que torna a interação com o público ainda melhor.

Então, além de pensar no tema do seu podcast, que tipos de assunto você gostaria de abordar, pensar em uma estratégia de marketing é importante. Por isso, vamos às dicas!

Criando um podcast: primeiros passos

Para produzir conteúdo em áudio e/ou vídeo, como os podcasts, é importante que você tenha um bom planejamento. Afinal, o programa não pode ser feito de qualquer forma, não é? Para prender o público, você deve ter um bom conteúdo, bem planejado.

O primeiro passo: defina o tom do seu programa.

Mas, como fazer isso? Pense assim: existem vários programas. Alguns são apenas de entrevistas, com personalidades que atraem o público, como artistas, influenciadores e atletas. Já outros podcasts gostam de abordar temas do entretenimento, da cultura, filmes, séries e muito mais.

Então, ao definir a temática central, fica muito mais fácil saber para quem você vai falar. Em seguida, você já vai conseguir ter uma noção de que assuntos abordar, que pessoas convidar e como seguir essa conversa. Determinar um tema e criar uma identidade para o seu podcast é fundamental. Afinal, pessoas se conectam mais facilmente aquilo que conseguem se identificar. Podcasts funcionam e são tão populares por serem um conteúdo fácil. Como assim? Você pode ouvir podcasts hoje como nossos pais ouviam aos programas de rádio. Basta conectar o programa e aproveitar. Muitas pessoas escutam os programas enquanto fazem diversas tarefas.

O próximo passo é: definir o tipo de podcast.

Hoje, existem diversos formatos e você deve se atentar para qual caminho seguir. Como vai ser o programa? Será um podcast de entrevistas, debates, um bate-papo descontraído ou um modelo mais informativo? É importante saber para onde seu programa vai seguir. Pois dessa forma, você consegue estruturar tudo muito mais fácil e não se perder na hora de criar o conteúdo.

Em seguida, defina os canais.

Onde esse podcast será transmitido? Hoje, existem diversos canais como: Youtube, Spotify, Deezer e muito mais. Você deve saber onde seu podcast será transmitido para assim entender como cada plataforma funciona.

A pós-produção é fundamental!

Se você entendeu tudo que precisa para organizar seu podcast, separou equipamentos e definiu o tom do programa, talvez você já esteja pronto para começar seu podcast. No entanto, é importante destacar a pós-produção. Após gravar o programa, é necessário editar para que ele esteja em seu melhor formato ao ir para as plataformas digitais. Atualmente, existem diversas ferramentas que auxiliam a edição de podcasts e muitas são específicas. O Anchor é uma delas.

Então, após a edição, seu programa estará pronto para ir ao ar e conquistar seu público. Lembre-se que ter uma presença nas redes sociais também é fundamental. Ao divulgar o podcast, você cria uma base de pessoas que engajam em seu show. Tendo uma página exclusiva para falar sobre os assuntos abordados no episódio ou postando cortes para atrair mais pessoas, você vai criando uma base de ouvintes.

E aí, tá pronto para falar com o mundo? Quais histórias você quer contar? Esperamos que esse artigo tenha ajudado você em sua jornada.

Por Karine Freitas https://www.linkedin.com/in/krnfrts/

Categorias: Dicas