9 dicas de como criar uma loja virtual
O empreendedorismo pode chegar na vida das pessoas de inúmeras maneiras, uma delas é a partir de uma loja online.
Essa é uma estratégia muito recorrente, ainda mais em tempos atuais, onde o universo da internet tem sido cada vez mais procurado pelas pessoas, inclusive, na hora de obter um produto x ou y.
Se você sonha em ter sua loja online e não sabe como começar, nós vamos te orientar! Aqui você verá elementos como plataforma, formas de pagamento e como obter todos os benefícios do comércio eletrônico.
Confira!
Passo a passo de criar uma loja virtual
1 – Escolha um nicho
A escolha de um nicho é o primeiro passo para você entrar pro time dos empreendedores virtuais. Depois de escolhido, é hora de analisar o mercado (mesmo que virtual) e definir o ramo de atuação que quer seguir.
2 – Regularize o seu e-commerce
Depois de definido o nicho é hora de regularizar a sua loja virtual. Nesta etapa você pode formalizar a sua empresa abrindo um CNPJ.
Este é um procedimento importante que acompanha as obrigações legais do seu negócio e auxilia, por exemplo, na emissão de notas fiscais do que você for vender. Também passa mais confiança ao seu público-alvo.
3 – Identifique o seu público-alvo
Identificar seu público-alvo é o passo 3 para criar sua loja virtual. Através desse procedimento é que você conseguirá mapear os potenciais clientes do seu negócio.
Nesta etapa procure identificar as pessoas por gênero, classe social e comportamento. Lembre-se também que assim que identificá-los, você terá de conquistá-los.
Para saber mais sobre o público-alvo você precisa saber também sobre:
- Suas dores e necessidades
- O que ele consome e qual a frequência desses consumos
- Se pagariam por seu produto
4 – Encontre uma plataforma
A plataforma será a sua loja, só que virtual. É importante que ela seja de qualidade e que atenda todas as suas necessidades.
Há várias plataformas disponíveis no mercado virtual, algumas gratuitas e outras pagas. Vale uma análise bem feita até para você poder ter alguns benefícios enquanto empreendedor de e-commerce.
5 – Pense na imagem
Imagem é tudo no mundo virtual. Não deixe de pensar numa imagem que consiga transparecer a verdadeira essência da sua empresa.
Se precisar, contrate um profissional do marketing para executar essa etapa. Toda empresa precisa ter uma imagem que a defina, e na loja virtual não seria diferente.
6 – Segurança do cliente é tudo!
A segurança do cliente é uma das características a serem pensadas para empreendedores do mundo virtual. Isso porque você depende dele para poder ter bons resultados, que nada mais são do que vender bastante.
Para que isso aconteça, é necessário que eles tenham em mente que sua empresa é de confiança e que podem compartilhar os dados pessoais para você.
Há um certificado de segurança que é chamado de SSL e que dá garantia para a criptografia, ou seja, os dados dos clientes estarão protegidos.
7 – Pense nas formas de pagamento
Esse item é fundamental para o seu sucesso, portanto, vale a pena pensar em formas de pagamento que sejam confiáveis para ambas as partes – cliente e empreendedor. Uma regra é clara: quanto mais opções o cliente tiver, maiores as chances dele comprar na sua loja virtual.
Portanto, pense nas formas de pagamento como: cartão de crédito e débito, depósito bancário, boleto bancário, PIX entre outros.
8 – Dê atenção ao seu estoque
Quem trabalha com loja virtual deve se atentar a um estoque que garanta a saída dos produtos. Isso porque como não é loja física, o seu e-commerce funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Por isso, é necessário que tenha um estoque mínimo para atender as demandas. Isso faz parte do planejamento empresarial. Se precisar, conte com a ajuda de quem entende, como o Sebrae, por exemplo, e saiba como fazer gestão empresarial de empreendimento virtual.
9 – Acompanhe as entregas
Numa loja virtual é fundamental o gestor acompanhar as entregas dos produtos. Isso demonstra cuidado e zelo com o cliente que adquiriu o seu produto. Por isso, na hora de botar preço no seu produto, lembre-se de avaliar todos os gastos que terá até que ele chegue ao consumidor, desde valor de frete ou correios.
Conclusão
O empreendedor de uma loja virtual tem os mesmos compromissos de uma loja física, só que sem aluguel, água e luz para pagar. Portanto, concentre todo o seu empenho e atenção no cliente que irá consumir seus produtos e dê o total respaldo a ele para que você continue tendo sucesso.