6 formas de lidar com conversas difíceis

Publicado por Parceiros em

Em uma conversas: em alguma situação de alguém que está traindo, uma perda ou há uma disputa familiar, isso pode criar uma tendência e criar inconvenientes diálogos.

Muitas vezes, a melhor maneira de lidar com essas situações é explicá-las de maneira aberta, gentil e compassiva.

Diga algo: “Sinto muito por sua perda.

Você deve estar passando por um momento difícil agora.” Mas se os sentimentos ainda são muito fortes (como em uma disputa familiar), pode ser melhor não gastar muito tempo reconhecendo o problema ou arriscar a abrir problemas antigos.

Tópicos infelizes também podem incluir aqueles em que você tem algo a perguntar ou um tópico difícil que você precisa discutir.

Se você sabe que terá uma situação difícil desse tipo, tente avisar a outra pessoa para que ela não se surpreenda. Deixe essa pessoa saber que você tem algo importante para discutir e marque um horário para isso.

Você também pode optar por conversar em um local privado, como por exemplo em casa. Usar métodos de relaxar e acalmar pode ser muito útil para falar sobre algum assunto delicado.

Use alguns óleos essenciais em um difusor de aromas para poder aliviar as energias do ambiente e facilitar a conversa.

Abaixo você lerá mais algumas dicas úteis sobre como lidar com conversas difíceis.

1. Termine graciosamente

Se realmente não houver mais nada a dizer, ou se você tiver algum outro motivo para querer sair de uma conversa, esteja preparado e planeje fazê-lo com elegância.

Sempre agradeça a outra pessoa por tomar o tempo para conversar. Se alguém monopoliza seu tempo e não deixa você terminar a conversa, use uma desculpa, como ter que pegar outra bebida, como motivo para sair.

2. Ser compreensivo

Nem todo mundo é uma borboleta social que adora conversar.

Algumas pessoas podem sofrer de timidez ou ansiedade social e demorar mais para se aquecer em novas situações e com novas pessoas.

Se alguém ao seu redor se sente nervoso porque não o conhece, por favor, seja gentil e compreensivo.

Se a outra pessoa está sofrendo de transtorno de ansiedade social, pode ser medo ou pânico que está causando o desconforto entre vocês.

As pessoas com TAS têm medo de se sentirem constrangidas na frente dos outros e isso afeta a forma como vivem suas vidas diárias.

Não julgue alguém que pareça desconfortável, nervoso ou assustado.

Em vez disso, seja gentil, mostre interesse genuíno ouvindo com atenção e encontre um tópico de interesse comum para deixar a pessoa mais confortável.

3. Gerencie sua própria ansiedade social

Se a conversa for estranha por causa de sua própria vergonha ou ansiedade social, faça o que puder para lidar com esses sentimentos.

Pratique habilidades sociais, leia livros de autoajuda sobre como superar a beleza e a ansiedade social e consulte um terapeuta se sua ansiedade for grave e estiver interferindo em sua vida.

Você deve a si mesmo e a seus futuros interlocutores cuidar de suas emoções.

4. Explique finais difíceis

 Às vezes as conversas ficam curtas. Em vez de ignorar o fato de que uma conversa terminou de forma desagradável, peça desculpas ou confirme a situação na próxima vez que falar com essa pessoa.

Explique por que você teve que sair e como não foi pessoal.

Para aqueles com ansiedade social, explicar que às vezes as situações sociais podem ser avassaladoras pode ajudar muito a corrigir a outra pessoa.

5. Finalize com um resumo

 É importante terminar a conversa com um resumo e um plano futuro. Por exemplo, você pode dizer algo como “Foi ótimo falar sobre todas as maratonas que você participou.

Talvez da próxima vez que estivermos juntos possamos planejar quando eu começar a treinar.”

Esse tipo de final estruturado para uma conversa ajuda a encerrar as coisas naturalmente, mas também leva a discussões futuras.

6. Ajude a resolver problemas

Ajude alguém a resolver um problema e o desconforto entre vocês será facilmente resolvido. Aconselhar um amigo é outra ótima maneira de manter as conversas interessantes e fluidas.

Falar sobre problemas e soluções pode levar muito tempo – e dar a você algo para olhar na próxima vez que encontrar alguém.

Categorias: Dicas