6 dicas para tornar o processo de tomada de decisão mais assertivo

Publicado por Redator Convidado em

Toda empresa passa por processos de tomada de decisão diários. Eles estão diretamente conectados com os resultados das equipes e de investimentos. Em alguns cenários, aliás, uma escolha pode definir o futuro da marca.

Diante disso, profissionais devem estar preparados para sempre avaliar qual o melhor caminho a ser seguido. Isso permite reduzir riscos e ter alta segurança ao definir o que será feito quanto ao gerenciamento e operações. Além disso, aumenta a habilidade de líderes convencerem outras partes da empresa a seguir seu caminho.

Para ajudar você a fazer um bom processo de tomada de decisão, preparamos o texto a seguir. Confira a seguir como escolher o caminho a tomar no seu negócio de maneira inteligente!

O que é o processo de tomada de decisão?

O processo de tomada de decisão é executado sempre que o negócio precisa definir um caminho a ser seguido pelas equipes. Ele pode ser orientado a partir de quatro padrões. Cada um deles traz um nível de confiabilidade para as escolhas adotadas pela empresa.

Veja os quatro tipos de tomada de decisão:

  • tomada de decisão intuitiva: nesse caso, quem decide utilizará apenas os próprios instintos para escolher o caminho a ser tomado, o que traz pouca confiabilidade e segurança para a escolha feita;
  • tomada de decisão racional: essa escolha utiliza dados para orientar o time e garantir que o caminho seguido será o de melhor custo-benefício sempre;
  • tomada de decisão baseada em valores: nesse caso, o tomador de decisão utilizará os próprios valores (ou os valores da empresa) para definir qual caminho escolher;
  • tomada de decisão colaborativa: esse é o tipo de decisão em que várias pessoas se unem para definir um caminho para o negócio, construindo uma escolha a partir das suas várias experiências pessoais.

Por que é importante fazer o processo de maneira eficiente?

A tomada de decisão muitas vezes pode trazer grandes impactos para os lucros da empresa. Quando feita de maneira inteligente, ela maximiza o sucesso da marca e sua competitividade. Se não executada, prejudica a habilidade de os times conseguirem atingir metas e, em casos graves, pode levar a empresa a grandes prejuízos.

Portanto, ter um bom processo de tomada de decisões é fundamental para a empresa reduzir os riscos que ela enfrenta no dia a dia. Decisões inteligentes conseguem auxiliar os times a entregarem resultados com facilidade. Ao mesmo tempo, minimizam a exposição do negócio a riscos desnecessários, garantindo que a empresa sempre terá alto nível de competitividade.

Como tomar decisões de modo inteligente?

Para tomar boas decisões, o negócio deve contar com rotinas bem estruturadas e alinhadas com os padrões do mercado. Elas servirão para reduzir riscos e maximizar a qualidade das escolhas feitas. Assim, os times conseguirão executar as rotinas definidas com a confiança de que nenhum prejuízo acontecerá.

Confira a seguir o que fazer para tomar boas decisões!

1. Realize um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o primeiro passo para garantir que as decisões sejam tomadas com segurança. Essa prática permite a todos os profissionais da empresa entenderem as metas existentes e os objetivos estratégicos. Como consequência, sempre que uma decisão for tomada, ela será orientada para ajudar o negócio a cumprir seu planejamento estratégico de médio e longo prazos.

2. Identifique o problema

A identificação de problemas permite às empresas avaliarem o que é ou não prioritário no seu dia a dia. Quando os gestores sabem quais são os pontos críticos da operação, investimentos e escolhas são otimizados e todos conseguem encontrar o caminho mais adequado. Além disso, as rotinas de melhoria e capacitação da equipe serão orientadas por foco na melhoria da cadeia operacional.

3. Analise o histórico existente

A análise de dados é um ponto básico para que as decisões de uma empresa tenham bases sólidas. Quando elas são tomadas considerando o passado da companhia, os gestores podem aproveitar a experiência do passado para avaliar o que pode ser feito no futuro. Ou seja, as decisões serão tomadas com base em um número maior de fatores, tornando-a confiável.

4. Escute as pessoas

Uma liderança corporativa não precisa tomar decisões sozinha. Aliás, o ideal é que suas escolhas sejam feitas de maneira colaborativa. Isso garante que mais pessoas vão contribuir na análise dos dados, mesclando diferentes saberes e experiências.

5. Tenha um plano B

Não há como garantir que a decisão tomada seja livre de erros. O máximo que um negócio pode fazer é otimizar as próprias escolhas e reduzir riscos. Neste sentido, estar preparado com um plano B é algo fundamental para quem quer minimizar as chances de ter um prejuízo.

A busca por um plano B é feita a partir da análise de dados. Devem ser considerados como base os principais riscos que afetarão a qualidade das escolhas tomadas. Assim, os times poderão montar um segundo caminho caso tudo dê errado.

6. Conte com a tecnologia

A tecnologia é crucial para que negócios tenham a habilidade de tomar boas decisões. Afinal de contas, ferramentas de TI conseguem otimizar processos colaborativos, melhorar a habilidade de times analisarem dados e tornar informações estratégicas mais acessíveis. Por isso, não deixe de investir em soluções tecnológicas que otimizam a tomada de decisão, como:

  • sistemas de análise de dados, como os de BI e Big Data;
  • ferramentas de gestão corporativa, como os ERP e os CRM;
  • sistemas de colaboração, como soluções de comunicação digital.

Empresas modernas lidam com muitos desafios diariamente. Para manobrar as incertezas do mercado e manter a competitividade, marcas devem fazer escolhas difíceis. Em alguns casos, aliás, elas podem até prejudicar o sucesso das estratégias de vendas.

Justamente por isso é importante ter um processo de tomada de decisão robusto. Isso ajudará as equipes a evitarem riscos desnecessários e dará mais confiança para suas escolhas. Sendo assim, não deixe de investir em um sistema de tomada de decisões robusto e capaz de auxiliar os times até mesmo nos momentos mais difíceis.

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