5 erros no marketing digital na área da saúde 

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O Marketing Digital Médico oferece diversas vantagens e possibilidades que podem ajudar na organização, estratégia e crescimento dentro do mercado. 

 

Ademais, é importante reforçar que a internet se tornou uma das formas mais eficientes e baratas para se destacar e fazer com que as pessoas conheçam seu trabalho e, com isso, diversos profissionais estão aproveitando para divulgar sua clínica e conquistar autoridade. 

 

Para que isso seja possível, entretanto, é imprescindível ter uma estratégia bem elaborada e planejada para atrair e fidelizar os pacientes. Vale destacar que, para trabalhar com marketing digital médico, é preciso ter bastante responsabilidade e sensatez, de modo a evitar possíveis erros. 

 

Visando acabar com esses problemas, o Conselho Federal de Medicina criou um manual de publicidade para que os médicos consigam manter a integridade da sua imagem profissional nos canais de comunicação, evitando que os pacientes sejam enganados. 

 

Confira alguns dos principais erros cometidos no marketing digital na área de saúde e saiba como evitá-los!

5 principais erros no marketing digital na área médica

Pois bem, para facilitar o entendimento, separamos os principais erros, bem como explicamos um pouco sobre cada um. Entre os pontos que precisam de atenção estão os seguintes:

  1. Falta de planejamento;
  2. Não investimento em Marketing Digital;
  3. Publicação de fotos de pacientes;
  4. Autopromoção;
  5. Divulgação de valores.

 

Entenda mais sobre cada tópico a seguir:

1 – Falta de planejamento e objetivos

Para evitar possíveis erros, o primeiro passo é criar um planejamento bem elaborado. Entenda quem é o seu público, como será a sua comunicação, quais serão os serviços oferecidos e o posicionamento da sua marca, para que seja possível atingir suas metas.

Lembre-se que, quando há um objetivo bem traçado, fica mais fácil de pensar em cada uma das etapas do processo e o que será preciso para cumprir todas elas. 

Além disso, com tudo devidamente organizado, você conseguirá identificar futuramente o que deu certo e o que precisa melhorar em sua estratégia. 

2 – Deixar de investir em estratégias de marketing digital

É preciso se planejar para criar uma estratégia de marketing digital bem estruturada e que consiga atingir resultados consistentes e realmente eficientes. 

Para que isso seja possível, é essencial contar com uma empresa capacitada e experiente dentro do mercado, para conseguir trazer o paciente ideal, aumentar a percepção de autoridade do médico em sua área, reforçar o reconhecimento, entre outros benefícios. 

3 – Publicar fotos dos pacientes

Mesmo com a autorização dos pacientes, essa prática não é permitida pelo Conselho Federal de Medicina. 

De acordo com o CFM, esse tipo de divulgação está relacionado com as ações promocionais dos médicos e, ainda segundo o órgão, existem outras formas mais sutis de realizar esse tipo de divulgação e publicidade. 

4 – Fazer autopromoção

No Marketing Digital Médico, é estritamente proibido se apresentar como “o melhor”, “o mais capacitado” ou “o mais renomado” da sua especialidade ou área de atuação. 

Independentemente de sua formação e experiência, a utilização de certas expressões jamais deve fazer parte da estratégia de divulgação. 

O ideal é mostrar para seus pacientes e possíveis clientes que sua clínica ou consultório possui uma estrutura adequada, que investe em recursos para garantir um ótimo atendimento e que está buscando sempre trazer as melhores soluções.

5 – Divulgação de valores

Outro ponto proibido pelo Conselho de Ética do CFM quando o assunto é marketing digital é a execução de promoções ou divulgação de preços como diferenciais para o seu consultório ou clínica. 

Esse tipo de informação só pode ser passado em consulta após uma avaliação, e não deve nunca ser usado como uma forma de atrair pacientes. 

Conclusão

Vale destacar que, para construir uma imagem de respeito e ter um bom posicionamento, é fundamental ter uma boa estratégia e ações eficazes. Por isso, apostar no Marketing Digital Médico será o ponto-chave para construir sua imagem e sua autoridade