5 erros no marketing digital na área da saúde
O Marketing Digital Médico oferece diversas vantagens e possibilidades que podem ajudar na organização, estratégia e crescimento dentro do mercado.
Ademais, é importante reforçar que a internet se tornou uma das formas mais eficientes e baratas para se destacar e fazer com que as pessoas conheçam seu trabalho e, com isso, diversos profissionais estão aproveitando para divulgar sua clínica e conquistar autoridade.
Para que isso seja possível, entretanto, é imprescindível ter uma estratégia bem elaborada e planejada para atrair e fidelizar os pacientes. Vale destacar que, para trabalhar com marketing digital médico, é preciso ter bastante responsabilidade e sensatez, de modo a evitar possíveis erros.
Visando acabar com esses problemas, o Conselho Federal de Medicina criou um manual de publicidade para que os médicos consigam manter a integridade da sua imagem profissional nos canais de comunicação, evitando que os pacientes sejam enganados.
Confira alguns dos principais erros cometidos no marketing digital na área de saúde e saiba como evitá-los!
5 principais erros no marketing digital na área médica
Pois bem, para facilitar o entendimento, separamos os principais erros, bem como explicamos um pouco sobre cada um. Entre os pontos que precisam de atenção estão os seguintes:
- Falta de planejamento;
- Não investimento em Marketing Digital;
- Publicação de fotos de pacientes;
- Autopromoção;
- Divulgação de valores.
Entenda mais sobre cada tópico a seguir:
1 – Falta de planejamento e objetivos
Para evitar possíveis erros, o primeiro passo é criar um planejamento bem elaborado. Entenda quem é o seu público, como será a sua comunicação, quais serão os serviços oferecidos e o posicionamento da sua marca, para que seja possível atingir suas metas.
Lembre-se que, quando há um objetivo bem traçado, fica mais fácil de pensar em cada uma das etapas do processo e o que será preciso para cumprir todas elas.
Além disso, com tudo devidamente organizado, você conseguirá identificar futuramente o que deu certo e o que precisa melhorar em sua estratégia.
2 – Deixar de investir em estratégias de marketing digital
É preciso se planejar para criar uma estratégia de marketing digital bem estruturada e que consiga atingir resultados consistentes e realmente eficientes.
Para que isso seja possível, é essencial contar com uma empresa capacitada e experiente dentro do mercado, para conseguir trazer o paciente ideal, aumentar a percepção de autoridade do médico em sua área, reforçar o reconhecimento, entre outros benefícios.
3 – Publicar fotos dos pacientes
Mesmo com a autorização dos pacientes, essa prática não é permitida pelo Conselho Federal de Medicina.
De acordo com o CFM, esse tipo de divulgação está relacionado com as ações promocionais dos médicos e, ainda segundo o órgão, existem outras formas mais sutis de realizar esse tipo de divulgação e publicidade.
4 – Fazer autopromoção
No Marketing Digital Médico, é estritamente proibido se apresentar como “o melhor”, “o mais capacitado” ou “o mais renomado” da sua especialidade ou área de atuação.
Independentemente de sua formação e experiência, a utilização de certas expressões jamais deve fazer parte da estratégia de divulgação.
O ideal é mostrar para seus pacientes e possíveis clientes que sua clínica ou consultório possui uma estrutura adequada, que investe em recursos para garantir um ótimo atendimento e que está buscando sempre trazer as melhores soluções.
5 – Divulgação de valores
Outro ponto proibido pelo Conselho de Ética do CFM quando o assunto é marketing digital é a execução de promoções ou divulgação de preços como diferenciais para o seu consultório ou clínica.
Esse tipo de informação só pode ser passado em consulta após uma avaliação, e não deve nunca ser usado como uma forma de atrair pacientes.
Conclusão
Vale destacar que, para construir uma imagem de respeito e ter um bom posicionamento, é fundamental ter uma boa estratégia e ações eficazes. Por isso, apostar no Marketing Digital Médico será o ponto-chave para construir sua imagem e sua autoridade.