5 diferenciais importantes em um restaurante

Publicado por redator em

Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontam que existem mais de um milhão de estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar no país.

Estes, por sua vez, geram mais de seis milhões de empregos diretos, e uma fatia considerável é de negócios familiares.

Além disso, por mais difícil que a situação econômica do país esteja, a sensação dentro do setor é de otimismo. Em 2018, os empreendedores do ramo estimam um aumento de 2,5% nas vendas.

Isto faz com que muitas pessoas que pretendem abrir o seu próprio negócio considerem investir no setor de alimentação.

Contudo, a concorrência acirrada, bem como a complexidade da gestão do negócio, faz com que muitos estabelecimentos fechem as portas pouco tempo depois de começarem a operar.

Ainda assim, abrir uma empresa de sucesso no setor é algo possível.

Especialistas apontam que a melhor maneira de aumentar as chances de êxito é diferenciar-se dos demais estabelecimentos, fazendo com que o público tenha motivos para preferi-lo a visitar a concorrência.

Confira algumas dicas para isso a seguir:

Oferta de vários tipos de serviço

Restaurantes com um balcão de self service costumam ser muito procurados na hora do almoço, por sua rapidez.

Afinal, boa parte das pessoas que trabalham tem um período restrito para fazer sua refeição e retornar ao escritório.

Já no jantar, o cenário muda. Boa parte das pessoas opta por fazer esta refeição fora de casa para se reunir com família e amigos: não há pressa.

Desta maneira, por mais que um balcão refrigerado com saladas seja bem-vindo, o serviço a la carte costuma ser mais visado.

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, não há nada de errado em oferecer serviços diferentes conforme a hora do dia.

Isso, na verdade, é um importante ponto de diferenciação: afinal, oferece-se o que o consumidor procura, exatamente quando ele quer. Assim, o movimento é alto ao longo de todo o dia.

Área infantil

Quem tem crianças sabe que sair com elas pode ser difícil. Elas são curiosas, não gostam de ficar muito tempo no mesmo lugar e costumam ter um gosto muito restrito para comer.

Por conta disso, restaurantes com serviços direcionados ao público infantil costumam ser mais procurados por famílias – que, por serem grupos mais numerosos, normalmente têm um tíquete médio mais alto que casais sem filhos.

A medida que os estabelecimentos mais empregam nesse sentido é criar um menu para crianças, com pratos que elas costumam comer sem problemas, como:

  • Pratos com apresentação divertida;

  • Alimentos coloridos;

  • Pratos pouco temperados;

  • Guloseimas para a sobremesa.

Entretanto, para que os pais fiquem mais tranquilos – e, consequentemente, consumam mais – também é interessante criar uma área infantil, com brinquedos e uma decoração lúdica.

Um fantoche de meia, por exemplo, pode entreter uma criança por um tempo considerável, permitindo que os adultos comam com mais tranquilidade.

Serviço personalizado

Por mais que o serviço de qualidade pareça algo básico em qualquer estabelecimento, boa parte dos consumidores ainda se queixa da falta de atenção dispensada aos clientes.

Isso, por sua vez, gera uma oportunidade de diferenciação para quem está disposto a investir na contratação de funcionários qualificados, bem como em seu treinamento e em recompensá-los pelo bom serviço prestado.

Vale ressaltar que essa diferenciação não se limita aos garçons, mas a toda a equipe de cozinha, bebidas e até limpeza.

Afinal, de nada adianta adquirir uma máquina de café para bar de última geração se não houver uma pessoa qualificada para operá-la.

Dê brindes em ocasiões especiais

É comum que as pessoas comam fora para comemorar ocasiões especiais. Por conta disso, datas como o dia das mães e dos pais são marcadas por forte movimento em restaurantes.

Os estabelecimentos, por sua vez, podem aproveitá-las para oferecer um pequeno brinde aos clientes, como uma sobremesa de cortesia ou mesmo um pequeno presente.

Como um fantoche de feltro sapo no dia das crianças ou uma rosa no dia das mães. O público notará esse toque pessoal, o que tende a fazê-lo voltar mais vezes.

Valorize a apresentação de pratos e bebidas

Quem come fora não busca apenas comida de qualidade: busca uma experiência completa. Por conta disso, é preciso ir além da qualidade dos pratos, caprichando também em sua apresentação.

Por exemplo: além de um grão e uma maquina de café e qualidade, é interessante trabalhar com o vapor do leite, ou com elementos como canela e chocolate em pó para decorar as bebidas.