5 dicas para melhorar o processo seletivo da sua empresa

Publicado por Parceiros em

 

O processo seletivo costuma ser uma das etapas que definirão o sucesso de uma empresa. Essa afirmação pode parecer um tanto quanto solta, mas se uma empresa não possui um quadro de colaboradores bem estruturado, dificilmente o desempenho das equipes atingirá o seu potencial máximo.

Empresas que não possuem processos modernos e pecam na hora de selecionar os candidatos costumam lidar com problemas recorrentes.

Para que você possa identificar os pontos de melhoria na sua empresa e dê os passos certos na direção do desenvolvimento, separamos uma lista de dicas úteis para que o processo seletivo da sua empresa seja otimizado. Confira a seguir:

Melhore as descrições das vagas

  •         Aplique testes diferentes
  •         Crie um banco de talentos
  •         Veja os modelos de contratação
  •         Utilize as ferramentas corretas

Melhore as descrições das vagas

A descrição da vaga será o primeiro contato que os candidatos terão com a sua empresa e, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Se a sua descrição da vaga é fonte de problemas, isso se refletirá nas outras etapas do processo seletivo e pode estar impactando em mais trabalho para a equipe de recrutamento e seleção.

Lembre-se que para anunciar vaga de emprego é preciso fazer uma boa descrição da empresa, contando qual é a atividade principal, o histórico e os objetivos da organização. Além disso, se houver espaço, é recomendado que a cultura organizacional fique explícita para os candidatos (em poucas palavras, é claro).

Coloque o que a sua empresa espera do candidato. Quais são as habilidades que ele precisa dominar para executar as funções da vaga? Qual é a experiência mínima? E os conhecimentos desejáveis? Tudo isso precisa estar especificado no conteúdo da vaga para que não ocorram surpresas após a contratação.

Além disso, é claro que a vaga precisa ser honesta em relação a questões como remuneração, benefícios e tipo de contratação. Se a vaga for para trabalho temporário, deixe isso explícito logo de cara. Assim, você qualifica os candidatos e a sua equipe não precisará ter retrabalhos com contratações que não deram certo.

Aplique testes diferentes

Não estamos falando apenas de testes de conhecimento. Um processo bem estruturado de recrutamento e seleção deve se preocupar em testar diferentes competências dos candidatos e conhecer o perfil psicológico de cada profissional presente no processo.

Faça testes que ajudem a traçar os comportamentos de cada um dos presentes na candidatura e aposte em dinâmicas em grupo. Afinal, é importante saber como cada um dos presentes ali se portam ao prestar um trabalho em equipe.

Crie um banco de talentos

Sua empresa abre processos seletivos com frequência? Um erro muito comum das organizações que não possuem uma área de recursos humanos bem estruturada é não armazenar os talentos que não foram selecionados em um processo.

Se você possui um banco de talentos, o acesso a currículos que já foram previamente avaliados pode tornar os próximos processos mais seletivos e garante a qualidade das contratações.

Assim, o filtro de candidatos vai se aperfeiçoando cada vez mais e o trabalho de captação de bons profissionais se otimiza.

Veja os modelos de contratação

Dependendo de qual é a área que precisa de novos profissionais dentro da sua empresa, outras formas de contratação podem ser feitas. Isso pode refletir positivamente no orçamento da empresa.

Nem sempre o cargo exigirá uma contratação permanente. No entanto, é importante que a gestão conheça cada detalhe da legislação para poder construir uma boa relação com o novo profissional, seja ele um aprendiz, estagiário, temporário ou outro. Por exemplo: se a contratação for para trabalho temporário, é preciso especificar todos os detalhes que constam na lei 6019/74 para o candidato, caso ele não tenha ciência dos pormenores.

Estude as possibilidades com os líderes da empresa e aposte nos modelos de contratação que se adequem ao que a vaga pede. Se as funções da vaga são mais básicas, investir em estagiários pode refletir positivamente no quadro de colaboradores no futuro, pois novos talentos serão lapidados dentro da sua empresa. Assim, quando acabar o período de estágio, dificilmente um novo processo seletivo precisará ser aberto para contratações externas.

Utilize as ferramentas corretas

Conduzir o processo seletivo é algo que depende da utilização das ferramentas corretas para acontecer da maneira que deve acontecer.

Se você divulga a sua vaga em portais que não possuem tanto acesso ou que não se enquadram no perfil do candidato idealizado, dificilmente a filtragem será a mais proveitosa possível.

Hoje, contamos com o auxílio das redes sociais para fazer a divulgação de oportunidades de emprego e, com a velocidade dos compartilhamentos, é possível sondar inúmeros currículos em um único dia. Mas, de nada adianta utilizar as ferramentas corretas se a sua empresa não seguiu o primeiro passo e construiu uma boa descrição de vaga.

Há também a opção de contar com o apoio de uma agência especializada para estruturar o processo para a sua empresa. Além de economizar recursos valiosos e tempo, esse tipo de parceria costuma ser extremamente benéfico para a empresa, que poderá contar com a expertise de quem atua exclusivamente lidando com esse tipo de trabalho.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a ter uma visão mais ampla do que pode ser feito para estruturar o processo de recrutamento e seleção de candidatos na sua empresa. É importante entender que se as contratações são mais assertivas, o futuro do seu negócio estará garantido, pois contar com bons profissionais elevará o nível do trabalho exercido pelas equipes e refletirá em um maior retorno financeiro. Investir no processo seletivo deve ser uma das prioridades de qualquer gestor que deseje tomar frente no mercado em que atua.

Esse artigo foi produzido pela equipe da Electi Serviços, uma agência de Recursos Humanos e Trade Marketing que conta com mais de 17 anos de experiência e tem transformado a história de pessoas e empresas por todo o Brasil.