3 cursos de energia populares
Eletricidade é uma das formas de energia mais usadas hoje em dia no mundo todo. Em um cenário de grande cidade, ficaria muito difícil imaginar nossas vidas sem a energia elétrica, uma vez que a maioria das nossas atividades depende de forma – direta ou indireta – da corrente elétrica, que faz as lâmpadas, aparelhos, computadores, elevadores, e quase todo o resto funcionar.
Por serem locais de grande concentração de pessoas, as grandes cidades exigem sistemas cuidadosamente pensados, meticulosamente projetados, e que, quase sempre, são bem complexos e amplos. Um sistema tão grande e complexo como o de uma metrópole, demanda muita manutenção também, e isso significa mais profissionais para fazer tais manutenções.
Muitos serviços requerem treinamento especial de quem irá executá-los
É de senso comum que, a eletricidade pode ser muito perigosa se não tomarmos as precauções devidas no seu uso. Porém, o que muitos não sabem é que para um profissional poder trabalhar com determinadas situações envolvendo a energia elétrica, ele precisa fazer um treinamento antes.
Serviços envolvendo eletricidade exigem níveis diferentes de precaução
O treinamento técnico de um eletricista, muitas vezes, não é o suficiente para que ele possa executar, de maneira eficiente e segura, uma instalação ou até uma manutenção. Isso tem dois motivos, o primeiro é a complexidade e particularidade de alguns casos – seria muito complexo abordar todos os casos e cenários específicos em um só treinamento profissionalizante. Por isso, para facilitar e até economizar, é mais fácil submeter o profissional a um treinamento específico condizente com a realidade que ele irá lidar. O outro motivo, é que os sistemas, assim como a tecnologia no geral e o conhecimento científico, estão em constante evolução. Exigindo que o profissional fique sempre atualizado, para poder lidar com os novos métodos e tecnologias.
Se tratando de energia, existem 3 cursos muito populares, que você precisa conhecer. Confira a seguir quais são eles:
- Curso sistema elétrico de potência
O Curso sep NR 10 tem existência pela Norma Regulamentadora número 10 do Ministério do Trabalho e Emprego. Essa norma estipula que, todos os profissionais que trabalharam com funções que envolvam a intervenção em instalações energizadas com alta tensão, devem receber o treinamento adequado de segurança específico para essas situações. Existem diversas regras e normas para a execução de serviços em alta tensão, essas normas não podem deixar de ser observadas e seguidas à risca, para própria segurança do funcionário e dos demais. O curso NR10 serve exatamente para isso, ensinar essas normas e procedimentos obrigatórios de segurança para os profissionais que prestarão serviços em alta tensão. - Curso espaços confinados NR 33
O curso NR 33 é baseado em outra Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, que diz respeito à Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, espaço confinado é qualquer área ou ambiente que não foi projetado para a ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, e cuja ventilação existente seja insuficiente para remover contaminantes ou adequar o nível de oxigênio. Por exemplo: tubulações; tanques de armazenamento; sistemas subterrâneos ou aquáticos; instalações de água, de gás ou de esgoto; instalações de telefonia; instalações elétricas, etc. Esse curso pode ser obrigatório para o profissional da área de energia, visto que em muitas cidades o sistema de fiação elétrica é subterrâneo. E mesmo em usinas e outras instalações, há essa necessidade de se operar manutenções em locais confinados. Nesses casos, o profissional tem que ter passado por um curso NR 33. - Curso de energia solar
Curso voltado para profissionais que pretendem trabalhar com sistemas de energia solar. Por exemplo, com placa fotovoltaica. Alguns aspectos abordados nesse tipo de curso são:
- Aplicações da energia solar;
- Estudo de caso;
- Estruturas de captação;
- Projeto de instalação;
- Normas e órgãos regulamentadores;
- Tipos de sistema.
Esse tipo de curso aborda, especificamente, assuntos pertinentes à realidade encontrada pelo profissional que trabalha com esse tipo de sistema de uso de energia renovável e é muito importante para a expansão do conhecimento e especialização.
Seja qual for a área específica pretendida pelo profissional, a expansão do conhecimento e a especialização são fatores importantes para a formação, garantindo assim, um profissional mais completo e experiente.