10 maneiras comprovadas de fazer sua empresa crescer
Tirar o seu negócio do papel é um desafio. Continuar a fazer o seu negócio crescer depois de estabelecido é igualmente difícil. Embora seja necessário gerar novos negócios e aumentar sua base de clientes para ter sucesso, isso não acontece da noite para o dia. É preciso planejamento eficaz, estratégia e vontade de ser criativo.
Se você quer levar sua empresa a outro nível, confira estes 10 métodos comprovados e continue expandindo seus negócios.
Conheça seus clientes
Saber quem são seus clientes e o que eles precisam é vital. Você passou pelo processo de identificação de um mercado-alvo ao desenvolver seu plano de negócios.
Mas agora você tem uma base de clientes ativa com a qual precisa se envolver e, no processo, melhorar seus negócios.
Seja por meio de uma pesquisa trimestral, avaliações de usuários ou comunicações diretas de atendimento ao cliente, você precisa pedir um feedback honesto.
Anote as queixas consistentes entre sua base de clientes e use-as para lançar novos recursos, fazer ajustes internos ou qualquer tipo de correção.
E embora o feedback direto de sua base de clientes seja inestimável, você também precisa prestar atenção ao mercado e seus concorrentes.
Realizar uma análise de mercado regularmente garante que você esteja ciente de quaisquer movimentos competitivos e de como diferentes eventos econômicos podem afetar seus clientes.
Combinado com o feedback perspicaz, ele fornece uma visão completa dos possíveis caminhos para o crescimento.
Foco no atendimento ao cliente
À medida que você procura expandir seus negócios, o atendimento de qualidade para seus clientes atuais pode cair no esquecimento. Claro que a rotatividade de clientes faz parte dos negócios, mas você não quer que seja uma consequência negativa de suas tentativas de crescimento.
E também não quer facilitar a saída deles oferecendo uma experiência ruim. O foco na qualidade do atendimento ao cliente pode ser um caminho direto para o crescimento. E para garantir uma boa qualidade, você precisa recrutar os melhores talentos do mercado e treiná-los para oferecerem uma ótima experiência de atendimento.
Se seus clientes atuais forem tratados de maneira excepcional, eles terão mais chances de deixar comentários positivos, recomendar você a seus amigos e, é claro, comprar de sua empresa novamente.
Amplie o valor dos clientes atuais
É comum procurar oportunidades de crescimento e tentar atrair novos clientes imediatamente, mas e os atuais? Você construiu credibilidade com eles, o que significa que é mais provável que eles comprem de você novamente ou até paguem mais por serviços adicionais e novos produtos.
Explore oportunidades para ampliar o valor de seus clientes. Adicione uma nova linha de produtos que complemente as compras anteriores. Teste os preços de serviço crescentes em troca de recursos adicionais, orientação prática ou outras adições que seus clientes consideram valiosas.
Só porque você possivelmente atingiu o limite de crescimento de seu mercado-alvo estabelecido, não significa que você não possa extrair mais valor dele.
E quem sabe, qualquer mudança que você fizer para aumentar o valor para os clientes atuais pode ser um trampolim para atrair novos.
Aproveite as mídias sociais
Mergulhar nas redes sociais pode ser assustador. Mas você não precisa ter experiência para alavancar seu negócio nas plataformas sociais. Pode ser tão simples quanto abrir um perfil comercial e começar a desenvolver uma comunidade de clientes.
Você não precisa postar todos os dias ou mesmo criar imagens e vídeos incríveis, mas estabeleça uma programação consistente. Dessa forma seus seguidores e clientes saberão quando você irá oferecer novidades.
A partir daí, cabe a você se envolver ativamente com seus seguidores, ler comentários, responder mensagens e, em geral, construir sua marca social. Esta é uma ótima maneira de identificar tendências e insights sobre seus clientes. Se quiser, você pode até usar os insights obtidos e tentar veicular anúncios sociais.
É mais fácil do que você pensa e é uma maneira barata de testar promoções, avaliar o interesse de uma nova base de clientes ou até mesmo executar uma campanha digital completa. Como complemento invista em tráfego pago e SEO, dessa forma trazendo novos clientes e seguidores para suas redes.
Aumente sua equipe
Aumentar sua base de clientes e aumentar suas vendas, normalmente significa aumentar sua equipe. E assim como você precisa se concentrar em fornecer um atendimento excepcional ao cliente, você precisa se concentrar na qualidade das pessoas que se juntam a sua equipe.
Concentre-se em encontrar vozes diversas que possam não apenas cumprir os deveres da função, mas que possam fornecer perspectivas únicas que desafiem as suas.
Ter uma vasta gama de funcionários que diferem em experiência, formação, crenças e especialidades traz novas perspectivas para a para a sua empresa. Além disso, ao buscar novos funcionários, você também deve se concentrar no desenvolvimento profissional de sua equipe atual.
Mostre que você os valoriza. Dê a eles mais oportunidades de liderar e colaborar, envolvê-los no processo de definição de metas e até mesmo subsidiar a participação em seminários e treinamentos.
A maneira como você trata seus funcionários será refletida na maneira como você trata seus clientes. Comece otimizando internamente e seu negócio crescerá a partir daí.
Mostre sua experiência
Se você deseja continuar ganhando influência entre seus clientes e outras empresas, precisa mostrar sua experiência.
Isso significa fornecer recursos, hospedar webinars, realizar pesquisas e até mesmo fazer perguntas e respostas por meio de seus canais sociais.
Encontre oportunidades para compartilhar o que você sabe e apresenta como uma oportunidade gratuita para aprender e crescer.
Apenas certifique-se de coletar informações de contato ou fornecer um link para uma página promocional específica ao organizar um evento ou conceder acesso a um download.
Você não está apenas demonstrando conhecimento, mas usando-o para aumentar um público que, esperançosamente, um dia se transformará em clientes.
Acompanhe e continue fornecendo informações valiosas e você poderá transformá-las em crescimento consistente.
Apoie sua comunidade
Retribuir à sua comunidade e ser socialmente responsável é uma ótima maneira de expandir sua marca e mostrar seus valores de negócios.
Patrocine ou doe para organizações sem fins lucrativos, forneça produtos ou serviços gratuitos para iniciativas de seu interesse ou organize eventos comunitários.
Você pode até procurar parcerias com outras empresas com interesses semelhantes sem fins lucrativos para promover uma mudança maior.
Além de doar e patrocinar, você também pode olhar internamente e promover práticas de negócios socialmente responsáveis.
Talvez isso signifique mudar a produção para funcionar com energia renovável, dar aos funcionários tempo pago para se voluntariar ou apenas comprar suprimentos de fornecedores locais.
Faça a coisa certa e aumente a reputação da sua marca em torno da sustentabilidade e responsabilidade em apoio a sua comunidade.
Rede
Parte do crescimento do seu negócio é fazer as parcerias certas e conhecer sua comunidade de negócios.
Aproveite o tempo para fazer networking e construir relacionamentos que podem potencialmente construir seu negócio.
Ter uma rede forte pode levar a novos clientes, parcerias, funcionários e até investidores.
Também é uma ótima maneira de compartilhar insights do setor, tendências emergentes e práticas recomendadas que você não teria encontrado de outra forma.
Desenvolva fluxos de renda adicionais
Se você está procurando aumentar a receita de seu modelo de negócios principal, pode ser necessário desenvolver fluxos de renda adicionais.
Isso pode ser uma nova oferta de produto ou serviço, modelos de preços separados para diferentes clientes ou assinaturas e até mesmo receita passiva de anúncios e patrocínios.
Trate qualquer novo fluxo de renda como uma expansão do seu negócio. Você provavelmente deseja construir pelo menos um plano de negócios enxuto para garantir que a nova iniciativa seja viável e que sua empresa possa apoiá-la.
Considere os custos iniciais e operacionais, seus objetivos com a expansão e quanto tempo levará para atingir o equilíbrio.
Por fim, certifique-se de que sua nova iniciativa faz sentido para o seu negócio. Pode simplesmente começar como receita adicional para apoiar as operações, mas talvez seja necessário fazer a transição para um negócio separado.
Medir e repetir
Certifique-se de medir e acompanhar ativamente o sucesso.
Sem o acompanhamento, uma iniciativa de crescimento pode facilmente se transformar em uma ideia cara que interfira de forma negativa na sua empresa.
Defina suas metas organizacionais antecipadamente e não tenha medo de anular ou dinamizar projetos se não estiver vendo resultados positivos.
Você sempre pode configurar novas iterações e executar novamente, refinando sua abordagem para identificar o melhor caminho.
E mesmo quando você acertar, continue medindo e repetindo. Uma série de webinars ou novas linhas de produtos é provável que leve ao crescimento por um tempo, mas isso pode mudar facilmente se você não prestar atenção.