VPS: isso é hospedagem? Conheça mais essa ferramenta!

Publicado por redator em

isso-e-hospedagem-vps

VPS é a abreviação de Virtual Private Server. Embora compartilhe o mesmo hardware com outros Servidores Privados Virtuais, a hospedagem funciona como um servidor privado. 

Porque ao contrário da hospedagem compartilhada, onde todos compartilham os recursos, nessa hospedagem você tem recursos reservados especificamente para o VPS.

 É assim que você usa a RAM, CPU , etc. do servidor que são apenas para você. Isso lhe dá exatamente o desempenho que lhe é garantido no pacote de hospedagem.

Como funciona a hospedagem VPS?

Com este tipo de ferramenta, você compartilha um servidor físico com várias redes, mas como isso funciona? O servidor é dividido em várias máquinas virtuais, as VPS. 

Cada servidor virtual privado é então operado independentemente dos outros. O serviço é semelhante à hospedagem de sites dedicada, exceto que o VPS é muito mais barato.

Existem dois tipos de serviços: servidor único ou VPS em nuvem. No primeiro, o VPS compartilha um servidor físico, enquanto o Cloud VPS é hospedado em vários servidores físicos, portanto, é uma nuvem local. 

Alguns recursos que compõem um pacote de hospedagem VPS:

  • Seus recursos (RAM e disco) são reservados para você e ninguém mais pode usá-los.
  • Você tem acesso root ao servidor.
  • Você pode escolher o sistema operacional.
  • Você pode atualizar a qualquer momento.

As vantagens da hospedagem

Por um lado, pode facilitar sua vida e é propícia para seus empreendimentos online. Por outro lado, pode ser facilmente configurado em poucos minutos e é muito barato. Mas há outros aspectos que falam por um Servidor Privado Virtual.

Facilidade de uso

A hospedagem VPS funciona bem para sites que às vezes têm mais e às vezes menos visitantes. Por exemplo, se você sabe que terá mais tráfego do que o normal na Black Friday, pode atualizar a memória de 8 GB para 12 GB com um clique. 

Assim que a Black Friday terminar, o pacote pode ser rebaixado com um clique. Então você está sempre bem preparado. 

Segurança

Com a hospedagem VPS, as preocupações com a segurança são coisa do passado. Ao contrário da hospedagem compartilhada, um hacker deve mirar precisamente no seu servidor virtual privado. E mesmo que um hacker ataque o servidor físico em que seu VPS está hospedado, seu VPS não será afetado, pois funciona como sua própria entidade.

Ajustamento

Com o VPS, o servidor é seu e você pode fazer o que quiser. Por exemplo, como você não precisa se preocupar com recursos (porque você decide quanto desempenho precisa), você pode hospedar quantos sites quiser. 

A hospedagem VPS é para você que deseja ter seu próprio servidor privado com recursos dedicados. No entanto, lembre-se de que pode ser um pouco complicado para alguém sem formação técnica.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *