Você sabe o que é uma lixadeira?

Publicado por redator em

Lixadeira é uma ferramenta portátil que costuma ser usada na construção civil, indústria, marcenaria, oficinas mecânicas, entre outras diversas aplicações. Não é incomum que sejam confundidas com outros equipamentos, como esmerilhadeiras e politrizes, pois se diferenciam dessas máquinas pela rotação, de forma mais específica, e pelo sistema de engrenagem e pinhão.

Uma esmerilhadeira, por exemplo, tem rotação alta e é indicada para desbastes e cortes de materiais metálicos. Já a lixadeira, tem uma rotação mais baixa, para não causar queimaduras nas superfícies lixadas. As lixadeiras são indicadas para trabalhos de acabamento e preparação de superfícies como madeira, plástico, fibra, resinas, metal, entre outros.

Existe uma diversidade de tipos de lixadeiras e, entre eles, está a lixadeira orbital, que é, em geral, bastante empregada em acabamentos considerados mais finos e profissionais, com uma grande variedade de modelos, com os mais diversos tipos de base, podendo ser retangular, quadrada, etc., localizando-se entre os mais populares, além de também contar com o modelo de lixadeira de canto, por exemplo, indicada para lixar grandes superfícies, servindo também para zonas com ângulos. Como todas as lixadeiras, o desbaste pode ser feito com grão fino, médio ou grosso. Outra aplicação possível para as lixadeiras orbitais é na área automotiva, mais especificamente na funilaria e na pintura.

Outro tipo de lixadeira é a de cinta, que serve para os trabalhos mais difíceis, como a decapagem de um assoalho ou de uma porta, considerada assim, por ser capaz de retirar grandes quantidades de material. Ela é recomendada para o tratamento das superfícies como material, sendo madeira ou plástico. Nesse tipo de equipamento, é essencial uma lixa de cinta para lixadeira. Além disso, há ainda os modelos de lixadeiras roto orbitais, que dispõem de um piso redondo e funcionam a partir do giro em torno de seu eixo.

Por meio de todos os pontos levantados anteriormente, é possível tirar a conclusão de que para cada tipo de lixadeira, seja ela do modelo orbital, de cinta ou roto orbital, há uma função específica a ser desempenhada, de modo que o resultado seja alcançado de maneira satisfatória.

Descubra algumas outras funcionalidades da lixadeira

Existe até mesmo uma lixadeira com aspirador de pó acoplado. Ou seja, após esta cumprir sua função de lixar as superfícies, é possível utilizar, logo em seguida, e dentro de uma mesma máquina, a função de aspirador de pó para efetuar a limpeza da sujeira provocada pelo trabalho do lixamento. Trata-se de um equipamento realmente muito funcional, você pode encontrá-lo buscando por um modelo acompanhado de aspirador.

A lixadeira é um equipamento muito útil para serviços pontuais, mas definitivamente não é uma máquina com um uso para o dia a dia e isso, realmente, é uma questão para muitas pessoas que precisam fazer um serviço com um equipamento desse, mas acabam recuando justamente devido ao modelo conhecido como lixadeira de parede com aspirador preço. Mas a lixadeira ainda é o equipamento que melhor cumpre seu papel, e por isso é indispensável para a tarefa que se propõe a fazer, por isso, surgiu uma solução bastante prática e econômica para que as pessoas possam fazer uso das lixadeiras sem precisar necessariamente comprá-las, que é o aluguel de lixadeira.

Entenda mais sobre o aluguel de lixadeira

As vantagens do aluguel de lixadeira são várias, como, por exemplo, a grande economia realizada em tal serviço, além de que, as empresas de locação de máquinas costumam garantir a qualidade e manutenção dos equipamentos que emprestam.

Para alugar uma lixadeira, deve-se procurar uma agência de locação de equipamentos, específica para esse tipo de serviço. A partir daí, inicia-se a negociação diretamente com a agência para que se possa fazer uso desse equipamento pelo tempo necessário, e posteriormente devolvê-la para que outra pessoa possa também fazer uso. O aluguel de lixadeira preço costuma ser em torno de R$3,00 por dia, em algumas empresas. Se esta for a sua opção, considere mostrar o orçamento de empresas concorrentes, para conseguir descontos ou benefícios.

Pode haver muito mais utilidade e economia optando pela locação ao invés da compra, levando-se em consideração que pode sair caro adquirir um equipamento novo que vai ficar sem uso por muito tempo, até que surja a oportunidade para utilizá-lo e um momento específico.

Diante dos apontamentos feitos, fica claro que o uso de uma lixadeira vale a pena, por que:

  • É mais fácil e mais rápido de efetuar o serviço proposto;
  • É possível alugar de uma empresa especializada, que garante a qualidade e manutenção da ferramenta;
  • Assegura mais praticidade à obra;
  • É possível de acoplar um aspirador;
  • Existem diversos acessórios para potencializar seu uso;
  • Promete muito menos esforço físico;
  • Oferece maior segurança do que fazer o serviço manualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *