Você já conhece bem sobre cloud computing?

Publicado por redator em

Entenda mais sobre o serviço de cloud computing e veja as vantagens de utilizá-lo na sua empresa. Acompanhe logo abaixo.

A internet proporcionou diversas mudanças. O intuito dela é sempre tornar nossas vidas mais práticas e fazer com que nossos serviços diários se tornem menos complicados. Bom, a nuvem se encaixa neste contexto.

Possivelmente você já ouviu falar do termo, não? Mesmo que você não seja alguém antenado com os avanços tecnológicos, o conceito de computação em nuvem é algo que tem ganhado mídia e destaque em diversos meios pela facilidade e praticidade que ela oferece.

Talvez você não conheça esse tipo de serviço e, por isso, separamos aqui, alguns conceitos específicos sobre ele e como você pode utilizá-lo para um melhor desempenho nos serviços informáticos de sua empresa.

Então, continue sua leitura e conheça um pouco mais sobre o cloud computing.

O que é?

O servidor em nuvem é caracterizado pela demanda de recursos da tecnologia da informação por intermédio da internet. O cliente, então, paga pelos serviços e recursos que foram locados e ativos em um específico período de tempo.

Esse tipo de tecnologia surgiu como um contraponto ao método tradicional, onde as empresas precisavam fazer a compra de máquinas e computadores para poder fazer o armazenamento de dados, aplicações e etc.

No quesito de armazenar dados, os serviços de cloud computing funcionam de maneira esplêndida, uma vez que permite uma infinidade de informações, dados e arquivos possam ser armazenados numa espécie de ciberespaço.

Isso é um advento incrível e muito útil, pois dessa forma é possível evitar a necessidade de que haja um enorme centro de armazenagem de dados e arquivos.

Como funciona?

Fora do âmbito da informática, é relativamente comum que o termo seja desconhecido do grande público, ainda que cada vez mais o serviço venha se tornando popular.

Para que entendam melhor o que exatamente são os serviços de cloud, é interessante lembrar que hoje, quase todos os serviços que utilizamos na internet são baseados em sistemas de nuvem.

Redes sociais,  os serviços de streaming como o Netflix e o Spotify, ou mesmo o armazenamento de vídeo que o Youtube oferece, tudo isso faz parte do cloud computing.

Os dados e arquivos armazenados, não se encontram em um lugar fixo, eles se concentram numa espécie de ciberespaço sem qualquer prejuízo, aliás, pelo contrário, ele traz consigo uma grande diversidade de benefícios, como:

  • Praticidade de acesso;

  • Segurança no armazenamento;

  • Espaço ilimitado de uso;

  • Pagamento apenas pela demanda utilizada.

Um outro benefício que pode ser mencionado aqui é que o armazenamento na nuvem traz para a empresa um espaço físico livre, já que não mais necessitará de grandes fichários e pastas para armazenagem de documentos e folhas impressas.

Vamos ver mais algumas vantagens em se optar pelo cloud computing.

Economia

Bom, a economia é algo importante que ele oferece. Principalmente em relação a redução de custos em hardwares.

Basicamente, no sistema de nuvens, você só irá pagar por aquilo que utilizar do serviço. De forma mais didática, podemos exemplificar da seguinte forma: Você aluga uma casa de cinco quartos, porém, só utiliza dois deles. Bom, você só irá pagar pelos quartos em uso.

Os sistemas em nuvem funcionam desse modo, o espaço dele é ilimitado e o custo só se aplica ao que é utilizado neles.

Isso não acontece com os hardwares, que são as máquinas físicas. Nelas, você pagará integralmente ao adquiri-las, mesmo que use pouco de suas funções.

Flexibilidade

Você pode determinar o quanto irá utilizar dependendo da demanda que sua empresa apresenta naquele momento. Caso exista algum evento especial, ou se decida criar uma promoção, você pode utilizar um maior espaço da nuvem para que essa demanda pontual seja atendida.

Tipos de cloud computing

Existem três tipos de modelo de armazenagem em servidor nuvem diferentes Chamam de pública, privada e híbrida. A pública se refere que a única responsabilidade do cliente é aquilo que envia para armazenagem, podendo definir quem, quando e quais condições poderão ter acesso aos recursos que foram contratados.

A privada diz respeito ao contratante do serviço ter e manter a infraestrutura da nuvem totalmente em seu domínio, dando acesso aos usuários por ela escolhidos.

O modelo híbrido é um mix das duas modalidades, combinando aspectos de ambos para formar essa opção. Em suma, o sistema de cloud computing veio para ficar e já é uma realidade presente em um grande número de empresas sérias e profissionais.

Traz diversos benefícios e vantagens que ajudarão de forma eficaz no modo em que se gerencia dados arquivos e aplicações.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *