Veja como melhorar um escritório em 3 passos

Publicado por redator em

Independentemente do segmento no qual atua, toda e qualquer empresa precisa de um escritório. Seja o negócio uma fábrica, uma construção civil ou um comércio.

É fundamental que haja um espaço onde possam ser realizadas suas rotinas administrativas, como a execução do fluxo de caixa, o planejamento estratégico e o controle de compras e vendas.

Contudo, para que o espaço seja realmente produtivo, é fundamental que ele seja bem elaborado e organizado, fazendo com que a equipe se sinta a vontade para trabalhar nele.

Felizmente, isso é relativamente simples: basta tomar algumas medidas para torná-lo mais ordenado e seguro. Confira algumas delas e seus benefícios a seguir:

Divida o espaço da maneira correta

Normalmente, os locais que abrigam escritórios são alugados. Isso significa que os locatários têm que seguir uma série de restrições no que se refere a mudanças na estrutura do local, tais como:

  • Vedação a instalar e derrubar paredes;

  • Vedação ao uso de pregos nas paredes;

  • Vedação à mudanças de cores das paredes;

  • Se já houver móveis, mudanças devem ser aprovadas pelo proprietário.

 

Ainda assim, é muito importante que um escritório seja dividido, de modo que haja locais para a realização de reuniões e para que os empregados realizem tarefas que demandam mais concentração. Felizmente, há uma alternativa: uma divisória de drywall.

Trata-se de uma parede feita de gesso, que pode ser instalada e removida sem mudar a estrutura do edifício em si.

Além disso, ela tem um excelente desempenho termoacústico, contribuindo com o conforto ambiental do escritório.

Da mesma maneira, ela comporta a instalação de portas, janelas e até mesmo de instalações elétricas, o que significa que sua estrutura não deixa nada a desejar em comparação com as paredes comuns.

A outra boa notícia é que encontrar uma empresa para instalar o drywall não será difícil: há vários estabelecimentos especializados nessa técnica no mercado.

Uma rápida pesquisa será capaz de revelar os melhores em sua região.

Instale equipamentos de prevenção e combate a fogo

Apesar de a crença popular dizer que apenas edifícios velhos e mal conservados correm o risco de passar por incêndios, esse tipo de incidente pode ocorrer em qualquer lugar.

Por conta disso, é essencial que todo escritório conte com ferramentas de prevenção e combate ao fogo.

Porém, é preciso ter em mente que as exigências básicas de proteção para cada local variam, e são estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros local.

Um hidrante, por exemplo, é necessário em apenas alguns espaços, mas não em todos. Assim, é interessante entrar em contato com o poder público para se informar a respeito disso e dos demais itens que têm que ser instalados.

Além disso, há outro cuidado fundamental que deve ser observado: a marca dos equipamentos.

Por exemplo: por mais que um detector de fumaça preço seja mais interessante que o da concorrência, é preciso verificar sua qualidade e a reputação de seu fabricante.

Do contrário, corre-se o risco de comprar um item que não funcionará na hora H, colocando todos que frequentam o local em risco.

Não se esqueça da segurança

A má situação da segurança pública brasileira já é fato conhecido. Porém, nem sempre se considera que estabelecimentos comerciais, por terem mais itens valiosos em seu interior, correm um risco muito maior de serem vítimas de atividades criminosas do que residências.

No caso dos escritórios, por exemplo, os itens de informática costumam ser muito visados, devido ao fato de terem um valor interessante para venda.

Por conta disso, é essencial investir em itens de segurança para o local, como um alarme residencial, câmeras de segurança e detectores de presença.

Assim, os criminosos terão mais dificuldades para agir sem serem identificados, fazendo com que procurem outro alvo.

Considere terceirizar os serviços de impressão

Atualmente, boa parte dos documentos usados no mundo dos negócios são digitais. Apesar disso, ainda há demanda para versões físicas, como no caso de etiquetas e contratos.

Como ela é consideravelmente pequena, a alternativa com o melhor custo-benefício é terceirizar o serviço, contando com uma empresa especializada para se ocupar dele.

Nesse caso, ela providencia desde a etiqueta para impressora térmica até a impressora em si, reduzindo os custos para a contratante e fazendo com que o serviço seja mais ágil para ela.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *