Veja como fazer o tratamento das suas jóias

Publicado por redator em

Quem tem jóias em casa, seja um brinco, um anel, um colar, um bracelete ou qualquer outra peça, sabe que todo cuidado é pouco para que elas fiquem com aspecto de novo e sejam conservadas por muitas gerações.


É comum herdar peças valiosas que já foram da sua mãe, da sua avó, bisavó e por aí vai! Muitas dessas peças podem ficar manchadas ou escurecidas com o passar do tempo, inclusive as alianças de casamento e anéis de formatura.

Esse processo é muito comum, pois os metais oxidam e dependendo das condições de luz e agentes químicos que elas são expostas, o processo é potencializado.

Desta forma, para te ajudar na missão de conservar as suas joias e semijoias por mais tempo e também para vender ou revender elas com um preço melhor, esse artigo vai te mostrar algumas soluções simples para manter as peças de ouro e de prata brilhantes e bonitas.

Banhos em jóias

Existem alguns banhos oferecido no mercado para que as peças fiquem com aspecto bem destacados de ouro ou de prata.

O banho tem a ver com as camadas aplicadas no processo, que utilizam materiais em estado líquido.

O processo é realizado com o auxílio da eletricidade. Nesse processo, a solução de ouro adere à base, que é a mesma utilizada no folheamento. Por isso é chamado de banho.

Durante o processo, a quantidade de metal nobre aplicado sobre a peça é o que é chamado de milésimos.

Neste momento é que as pessoas são passadas para trás, por gerarem tantas dúvidas sobre essa terminologia. Os milésimos tem relação com o tempo e a quantidade de ouro colocado na peça.

Infelizmente, algumas joalherias colocam uma quantidade de milésimos menor do que foi dita ao cliente e embolsa a diferença.

Por isso, é muito importante que você confie o trabalho em uma empresa séria que lhe passe confiança para acompanhar o serviço.

Banhos em jóias de ouro

A qualidade Banho de ouro é que diferencia uma semijoia de uma bijuteria. Então, se por um lado a semijoia contém mais camadas de metais nobres, as bijuterias não contam com a mesma quantidade de material na composição.

Para 0,001g de ouro na peça é necessário um milésimo. Confira as proporções abaixo para se ter um parâmetro sobre Banho de ouro preço, tempo necessário e qualidade, que são reguladas em:

  • Alta: 8 a 10 ms;
  • Boa: 5 a 7 ms;
  • Regular: 3 a 4 ms;
  • Baixa: 1 a 2 ms.

Portanto, com relação ao ouro, quanto mais milésimos forem colocados, mais ouro a peça vai ter em sua composição e, assim, mais valor de mercado e durabilidade, o que é um ótimo argumento para impulsionar as vendas.

Banhos em jóias de cromo

Banho de cromo, também chamado de cromagem, é um tratamento realizado em superfícies metálicas. Empresas especializadas em revestimentos de metais oferecem o procedimento para diversos segmentos da indústria, comércio e também clientes finais.

O processo pode ser feito em qualquer peça produzida por matéria-prima de liga ferrosa ou não ferrosa, como ferro, cobre, aço inox e alumínio O principal objetivo desse serviço é deixar a peça mais resistente e com mais brilho.

Existem diversos benefícios ao optar cromagem de peças. A cromagem é um dos processos mais conhecidos e baratos no mercado, pois revitaliza e restaura inúmeros tipos de peças e objetos de uso diário, inclusive.

Tal procedimento garante que a peça fique protegida e bonita devido a resistência química que o cromo possui, além do baixo custo valer a pena.

O acabamento é de um metálico brilhante, que faz com que você recupere o valor e aumente a vida útil da peça.

Banhos em jóias de prata

Banho de prata em metais, mesmo sendo algo realizado desde antigamente, é ainda muito utilizado no dias de hoje. Seu principal benefício é prevenir os danos e preservar os traços originais da peça.

O banho de prata em metais é utilizado em bijuterias, folheados, colares e objetos religiosos. Os processos mais comuns de banho de prata em metais são de:

  • Pré-prateação: evita a decomposição química da peça;
  • Convencional: processo simples que deposita prata fosca;
  • Banho de prata convencional, que utiliza um processo de simples deposição;
  • Brilhantes: aumentam o brilho e solidez da peça.

Os processos em jóias são os mais variados e você pode escolher o que melhor se encaixa para suas peças e assim garantir beleza e uma maior vida útil para elas. Podendo ser revendidas ou presentadas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *