Válvulas e ar comprimido: usos na indústria

Publicado por redator em

Válvulas

Uma indústria é composta por diversos elementos e peças, e isso inclui também máquinas e mão de obra. Mas, com certeza, de forma disparada as peças e ferramentas são as mais encontradas nos sistemas de produção.

Podemos encontrar desde mangueira para compressor de ar preço até válvulas que são importantes para o funcionamento das máquinas.

Nesse texto vamos falar sobre alguns elementos encontrados na indústria como as válvulas e também ar comprimido, e quais são seus tipos e principais aplicações.

Válvulas industriais

As válvulas são usadas para diversas aplicações, mas principalmente para controlar diversos tipos de fluxos como:

  • líquidos;
  • gases;
  • pressão;
  • petróleos e outros.

As válvulas também ajudam na instalação de tubulação de ar comprimido, que iremos falar com mais detalhe em uma parte posterior desse texto.

Enquanto isso falaremos de alguns tipos de válvulas que são importantes dentro da indústria:

1. Válvula Borboleta

As válvulas borboletas são bastante usadas no ambiente industrial, e são usados para regulagem de gases e líquidos, e funcionam de forma mais eficiente nos sistemas de baixa pressão.

Essa válvula age de forma rápida e possui um custo acessível.

2. Válvula Globo

Esse tipo de válvula é perfeita para sistemas em que aberturas e fechamentos são constantes. Esse tipo de válvula permite o controle de vazão servindo como um tipo de filtro regulador de pressão.

Quando essa válvula é aberta totalmente seu fluxo passa com fluidez total e ininterrupta. Essa válvula é usada para controle de líquidos, gases, petróleos e vapor, em baixo ou alta pressão.

3. Válvula Agulha

Esse modelo de válvula é feito com agulhas de metal. Tais agulhas são feitas com ligas de metal como o aço inox. Essa válvula serve para o controle do fluxo com precisão absoluta.

4. Válvula Retenção

Seu principal objetivo com esse tipo de válvula é a prevenção de uma reversão de fluxo que é possível quando tal fluxo é muito alto.

Diferente das válvulas anteriores é um tipo de bloqueio e não de controle. Sua operação usa o próprio fluxo para o seu funcionamento. Opera normalmente em baixa ou alta temperatura.

Há outros tipos de válvulas que são usados em conjunto com o regulador de ar comprimido e que permitem uma aplicação bastante eficiente.

O ar comprimido na indústria

O ar comprimido é usado na indústria em diversas aplicações em conjunto com as válvulas. Quase sempre o ar comprimido é produzido pelo compressor de ar.

O compressor de ar é um equipamento eletromecânico, e seu funcionamento consiste na captura do ar do meio ambiente e então o armazena em alta pressão.

O equipamento tem um reservatório que então pode passar por um regulador de pressão ar comprimido e são usados para alimento de ferramentas diversas como as pneumáticas, e ajudam na calibração de pneus.

Esse equipamento também possui dispositivo de bombeamento que entrega o ar comprimido. Os seus usos são variados e iremos falar mais detalhadamente sobre eles:

Compressor de ar na indústria

São utilizados de forma mais centrais, ou seja, que alimenta grandes máquinas, e portanto, possuem um custo maior e operacional mais elevado.

Cada máquina possui uma característica, entretanto, por conta de alguns padrões básicos é possível comprar o mesmo tipo de compressor, alterando apenas a vazão e o filtro de ar com regulador de pressão.

Uso do ar comprimido

Todos os procedimentos industriais passam por diversas etapas, e muitos deles usam o ar comprimido para cumprir suas funções. Iremos listar alguns usos desse ar em diversos setores:

Nos setores eletrônicos um ar comprimido de qualidade ajuda na separação, perfuração, prensagem, e também no posicionamento de componentes eletrônicos.

Em departamentos como o têxtil o ar comprimido ultra limpo permite processos sensíveis como tintura, texturização e também fiação.

No ramo farmacêutico os padrões de qualidade são muito grandes, e o ar comprimido de qualidade permite a secagem e a embalagem de medicamentos diversos.

Já nos setores automotivos, é muito usado na montagem de veículos, principalmente nos robôs pneumáticos que não precisam de óleos. O ar comprimido também é usado nos processos de pintura em spray.

Com isso, entendemos que os procedimentos industriais como o uso do ar comprimido é essencial para uma indústria eficiente e que tenha seus processos garantidos com qualidade, segurança e confiabilidade.

Assim, a procura por compressores de ar e válvulas são indispensáveis em uma indústria.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *