Terceirização de serviços garante agilidade e presteza

Publicado por redator em

A contratação de mão de obra pode ser facilitada por empresas que oferecem funcionários devidamente treinados, com as ferramentas necessárias para a realização de um serviço, além do fornecimento de produtos desenvolvidos para cada tarefa a ser realizada.

Diversos segmentos de trabalho podem ser terceirizados, mas dois deles se destacam, tanto pela eficiência, quanto na otimização dos trabalhos desenvolvidos durante o expediente.

Estes segmentos são a segurança e a limpeza. Afinal, é muito fácil encontrar funcionários destas categorias em condomínios residenciais e prédios comerciais, assim como centros de compras e festivais culturais.

Segurança e limpeza mais eficiente

Para contratar uma equipe que possa atender às expectativas quanto a recolhimento de lixo nas áreas comuns, varrer de corredores, salões de festas e recepções, a empresa de limpeza pode fornecer desde a mão de obra até os produtos utilizados neste tipo de trabalho.

As ferramentas para esse tipo de serviço engloba vassouras, rodos, panos para as mais diversas finalidades, além de produtos químicos, como água sanitária e detergentes. Tudo isso pode estar relacionado dentro de um contrato entre condomínio e empresa, para que o trabalho seja realizado com afinco.

Há a facilidade de contratar uma empresa de segurança para fornecer profissionais treinados neste tipo de serviço, para que atenda todo o perímetro de um condomínio, ou um festival cultural, em que reúna uma aglomeração de pessoas em um mesmo local.

Cada caso deverá ser analisado e um planejamento de segurança deve ser apresentado, tanto para os condôminos, no caso de segurança patrimonial, quanto para as autoridades competentes, quando for o caso de um evento público.

O fornecimento de ferramentas que contenham o público, como grades de proteção, catracas, também podem ficar sob a responsabilidade da empresa de segurança.

Alguns empreendimentos imobiliários até preferem terceirizar este tipo de serviço, mas há determinadas fábricas que precisam ter profissionais diretamente ligados à empresa, além de conhecerem o sistema de proteção e segurança que é aplicado em máquinas e equipamentos industriais.

Por isso, montam uma equipe especializada, que trabalhe ininterruptamente em um sistema fixo de combate a incêndio, por exemplo.

De modo geral, essas equipes são treinadas para atender a acidentes que possam vir a ocorrer, mantendo um planejamento de prevenção constante e desenvolvido para casos específicos, como nos casos de fábricas e indústrias que trabalham com diversos tipos de materiais, entre inflamáveis e não inflamáveis.

As empresas especializadas, principalmente em serviços de terceirização, costumam ter um espaço dedicado para fornecer treinamento contínuo.

Estes cursos podem ser realizados em uma sala comercial, com espaço suficiente para atender profissionais de todas as categorias, que passam por uma reciclagem constante devido o avanço das tecnologias e equipamentos utilizados durante os trabalhos.

A eficiência dos trabalhos é uma consequência dos treinamentos realizados pelas empresas responsáveis pela mão de obra.

Assim, os funcionários que se atualizam em sua área de atuação costumam apresentar soluções para os problemas que surgem e, por tudo isso, os empreendimentos comerciais e residenciais preferem contratar os serviços de forma terceirizada.

Outras vantagens que podem ser destacadas neste tipo de contrato são:

  • Funcionários dedicados para serviços específicos;
  • Custo menor na terceirização do que contrato direto;
  • Atualização constante dos funcionários, com treinamentos;
  • Dispensa de compra de equipamentos e ferramentas.

Quando focamos apenas na segurança, a instalação de equipamentos de segurança também podem ser de responsabilidade da empresa contratada, como câmeras de segurança e cercas elétricas em torno dos condomínios.

Cancelas de garagens e portarias também ficam sob a responsabilidade dessas empresas, oferecendo equipe especializada neste tipo de trabalho, ou até mesmo portaria remota, utilizando a tecnologia a favor da segurança.

Contratação de transporte terceirizado

Os serviços indiretos são os mais comuns para realizar a contratação, pois envolvem muitas pessoas, que buscam um objetivo em comum, como é o caso da segurança patrimonial e da limpeza predial.

Apesar disso, o mercado também oferece outros tipos de serviços terceirizados, que facilitam a vida de muitas pessoas, mas de forma particular.

Entre os serviços oferecidos, encontramos aqueles destinados aos transportes, para os mais variados eventos. Há desde carros para alugar casamento, em que o objetivo é levar a noiva até o local da celebração ecumênica e de lá até a recepção aos convidados; até veículos destinados a passeios de grupos.

Quando a contratação de um transporte terceirizado vai atender um maior número de pessoas, pode ser necessário ter à disposição um profissional que tenha a carteira de habilitação com a categoria adequada para conduzir.

No caso de um grupo de pessoas que queira dispor de uma van para viagem, o motorista pode ser incluído dentro de um mesmo contrato.

Todos esses serviços estão à disposição para facilitar a vida das pessoas. O importante é decidir quais são as prioridades e colocar na ponta do lápis o que mais vale a pena, por meio de orçamentos e planejamento adequado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *