Tecnologia aumenta segurança de empreendimentos imobiliários

Publicado por redator em

Tecnologia

A tecnologia está presente na sociedade de diversas formas, facilitando o dia a dia dos cidadãos, mesmo que tudo passe de forma despercebida.

O cartão eletrônico que é utilizado como passagem de ônibus é uma ferramenta tecnológica, assim como as catracas de estações de trem e metrô.

Dentro dos ambientes hospitalares muitos equipamentos utilizam a tecnologia para a aferição de pressão arterial, medição de temperatura, além dos muitos aparelhos que estão presentes nos quartos monitorando os pacientes que estão acamados.

Olhando sob essa perspectiva, é difícil escapar da tecnologia, pois a modernidade já chegou e alcançou grande parte da população, tanto na área urbana quanto na área rural.

Porque até mesmo tratores e máquinas pesadas realizam todo o trabalho com a aplicação de equipamentos como GPS que estabelecem limites de atuação de uma máquina dentro do campo.

Interferência na vida urbana é positiva

Sendo assim, não seria diferente no cenário urbano, onde a população é ávida por novidades e muitas estão ligadas aos seus celulares e tablets como um acessório imprescindível para realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, entre eles:

  • Solicitar um motorista particular;
  • Pedir comida do restaurante preferido;
  • Fazer a leitura das notícias do dia;
  • Comunicação com amigos e familiares.

A tecnologia chegou a uma evolução que permite que a automação predial seja controlada por meio desses equipamentos que todas as pessoas tem acesso com mais facilidade, por causa da demanda e popularização da tecnologia.

Veículos estão equipados com sistemas que se integram com equipamentos presentes em entradas de condomínios residenciais e empresariais, facilitando a abertura do portão da garagem com o acionamento remoto, com todo o conforto e segurança.

A recepção de prédios comerciais e as portarias de condomínios residenciais contam com uma estrutura de segurança que permite a entrada apenas de pessoas autorizadas, após um cadastramento com apresentação de toda a documentação solicitada.

A partir de um sistema integrado é possível liberar a passagem pela catraca eletrônica com biometria reconhecida por meio de um scanner moderno.

Essa permissão pode ser de longo prazo, como empresários estabelecidos que são proprietários ou locam um a sala para escritórios, ou para moradores de apartamentos residenciais.

A entrada de prestadores de serviço deve ser autorizada somente por uma pessoa responsável, garantindo a segurança de todos os usuários dos condomínios.

Equipamentos para segurança patrimonial

O projeto de um sistema de segurança integrado deve ser desenvolvido por uma empresa especializada, com um conjunto de ferramentas, equipamentos e mão de obra capacitada e devidamente treinada.

A instalação de cerca elétrica, camera de monitoramento interno e externo, catracas biométricas, portões eletrônicos e portarias com a presença de profissionais para a recepção de visitantes pode ser discutido entre os usuários do empreendimento imobiliário, independente da finalidade, se é empresarial, comercial ou residencial.

É importante utilizar material de qualidade, pois a transmissão de dados ocorre em tempo real para pontos específicos, como um circuito fechado de TV do condomínio e nos monitores de seguranças e porteiros.

Diferentes fabricantes fornecem os equipamentos para o mercado de segurança patrimonial. Por isso, é importante que uma empresa com capacitação técnica faça todo o projeto e a instalação no local, para identificar os padrões adotados para a comunicação dentro de uma estrutura em que é necessário fios e cabeamento Furukawa.

Dessa forma é possível empregar a conectividade entre os equipamentos produzidos por diversos fabricantes que seguem normas de segurança tanto em caráter nacional quanto em internacional.

A manutenção também é facilitada, pois a localização dos fios e cabos de comunicação ficam seguros, seguindo as recomendações de identificação e fácil substituição quando necessário.

Expansão estrutural de alarme reforça segurança

É possível aumentar a atuação dos equipamentos de segurança, reforçando o cabeamento para transmissão de dados, como o sistema de TV interno, a internet e telefone.

A implementação de uma central de alarme Intelbras em cada empreendimento, como uma sala de escritório ou um apartamento residencial, é possível garantir a segurança dos usuários com acesso remoto.

Toda a infraestrutura é autônoma, ou seja, exclusiva para cada ambiente, integrada a uma rede de servidores próprios. Até mesmo o elevador social pode contar com uma central de comunicação com a zeladoria ou equipe de manutenção.

Isso também é eficiente para os usuários de um elevador de carga pequeno porte, utilizado para transporte de compras ou malas de viagem, sem atrapalhar o uso do elevador social.

Devidamente empregada, a tecnologia pode ser muito útil nos mais diferentes cenários, tanto em equipamentos urbanos e transporte público quanto no conforto do lar ou no ambiente de trabalho.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *