Serviços para uma escola oferecer e se destacar

Publicado por redator em

Uma escola ensino fundamental particular, de ensino médio e infantil são um espaço de aprendizagem. Isso decorre do fato de que esses ambientes permitem que o aluno se desenvolva de muitas maneiras, como academicamente, filosoficamente, socialmente e artisticamente.

Portanto, quando os pais estão procurando uma escola eles se atentam a diversos pontos que farão a diferença na contratação, como os valores, os princípios, as metodologias, as ofertas de atividades extracurriculares (que podem ir desde uma aula de piano até atividades esportivas), a organização e o relacionamento da gestão com os alunos.

Assim, neste artigo trataremos sobre diversos aspectos que uma escola precisa atentar-se para que os pais a escolham como a essencial para que seu filho tenha um bom desenvolvimento cultural, acadêmico e social.

Valores e propostas de ensino

Os pais fazem diversas avaliações da escola antes de realizar a matrícula efetiva e isso acontece em todos as escolas, seja uma creche berçario, uma escola fundamental ou para o ensino médio. Essas avaliações são baseadas em diversos pontos, para que os pais identifiquem aquela que identifiquem como a ideal para o seu filho.

Os dois pontos principais, que são verificados de forma completa e bastante rigorosa, é quanto os valores da instituição e as propostas de ensino presentes no Projeto Político e Pedagógico (PPP), obrigatório para todas as escolas.

Os valores são os parâmetros que a escola baliza suas ações e estão intrinsecamente ligado aos valores morais da família.

Assim, cada escola possui uma régua de valores que mediam as relações e também o processo de ensino. Portanto, toda instituição tem que ter bem definido esses valores para que suas ações sejam coerentes com eles.

Os valores estão relacionados a questões como:

  • Religião;
  • Tolerância;
  • Inclusão;
  • Ética na relação professor-aluno;
  • Prestação de contas.

Cada instituição de ensino terá uma cartilha de valores e, se as famílias se identificarem com eles, a sua escola pode ser a escolhida.

O segundo ponto é a proposta de ensino que está elaborado no Projeto Político e Pedagógico (PPP). Nesse projeto está inserido qual a metodologia de ensino que a escola seguirá e se utilizará aulas extracurriculares com professor de teclado, dança e música, por exemplo, além de aspectos como um currículo apostilado, entre outros fatores.

Toda essa estrutura do PPP está justificada em uma proposta embasada em teorias da educação consolidadas e que defendem métodos de ensino mais tradicionais ou dinâmicos.

Desse modo, esses aspectos são muito importantes para que a escola seja uma das preferidas pelos pais.

Alimentação na escola

A alimentação na escola é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço, pois os hábitos de alimentação das crianças são responsáveis por uma vida saudável, além de prevenir doenças.

Desse modo, muitos colégios particulares estão incluindo em suas estruturas a distribuição e produção de merenda, ligado à um projeto nutricional que visa que o almoço coletivo seja nutritivo e que tenha a quantidade corretas de proteínas, minerais e vitaminas.

Além de ajudar no desenvolvimento de uma alimentação saudável, o espaço de alimentação da escola permite com que os filhos possam ter maiores interações sociais, pois é um local em que ele compartilhará ideias, sons e experiências – enquanto aproveitam o alimento.

Assim, a alimentação dentro da escola é um aspecto que pode ser levado em consideração para que a matrícula seja efetivada.

Atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares estão dispostas nos Projeto Político Pedagógico, entretanto, falaremos de forma mais detalhada dessas ações, pois constituem uma ferramenta de grande ajuda para que os alunos desenvolvam de forma mais ampla e eficiente as suas habilidades, sejam culturais, artísticas ou sociais.

Essas atividades são oficinas e cursos que vão além do currículo obrigatório e tradicional, permitindo uma maior vivência com a escola e com as outras pessoas.

Por isso, existem diversos tipos de atividades extracurriculares que vão da aula de ballet masculino até atividades esportivas como futebol, vôlei, basquete, handball e outros.

O desenvolvimento dessas atividades ocorre seguindo a orientação de um pré-projeto, pois sem ele fica impossível ofertar esses cursos e oficinas. Os módulos extracurriculares podem permitir a escola e aos alunos:

  • Conhecer novos talentos;
  • Melhorar o convívio social e as habilidades;
  • Melhorar o desempenho na sala de aula;
  • Incentivar a criatividade.

Além disso, essas atividades podem compor um calendário de ensino e até de festividades, permitindo a abertura para as apresentações, aumentando o vínculo/convívio entre os pais e a escola.

Portanto, para que a escola seja escolhida pelos pais ela precisa atender uma série de critérios e oferecer serviços que atendam a demanda da região, se destacando no mercado e oferecendo educação de qualidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *