Segurança do trabalho: os cuidados necessários na construção

Publicado por redator em

O setor de construção civil, sem dúvidas, é um dos que mais cresce no Brasil. A alta demanda por imóveis com qualidade cada vez mais elevada obriga as construtoras a investirem cada vez mais em equipamentos necessários e condições de trabalho adequadas.

Quando passamos por uma construção, não temos ideia de todo trabalho envolvido para que seja possível tirar aquele projeto do papel.

Todo esse trabalho visa a garantir mais qualidade ao empreendimento, bem como mais segurança e bem-estar aos trabalhadores.

Neste artigo, nós iremos abordar alguns pontos importantes que envolvem a construção civil, além de falarmos um pouco sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. Confira.

A importância da segurança no trabalho

Você com certeza já parou para pensar que as pessoas passam a maior parte do seu tempo em seu ambiente de trabalho. Não importa qual seja a atividade exercida, o tempo que ficamos no trabalho é muito maior em comparação a outras atividades que realizamos.

Por causa disso, é muito importante pensar no conforto e bem-estar dos profissionais quando estão trabalhando, bem como garantir a sua segurança.

A segurança do trabalho é um conjunto de ações que tem como objetivo proteger o trabalhador em seu local de trabalho, reduzindo, com isso, o número de acidentes e doenças ocupacionais.

Mas, no que diz respeito aos trabalhadores da construção civil, eles estão ainda mais expostos aos riscos de acidentes, pois são profissionais de uma área onde com alto índice de acidentes de trabalho, em comparação aos demais setores. Os principais riscos são:

  • Quedas;
  • Choques elétricos;
  • Uso de equipamentos sem proteção;
  • Queda de materiais;
  • Problemas respiratórios;
  • Alergias e dermatoses;
  • Perda auditiva;
  • Exposição.

A função da segurança no trabalho é evitar que esses riscos afetem a vida dos trabalhadores, adotando, para isso, medidas presentes em normas regulamentadoras quanto ao uso correto de equipamentos, treinamentos necessários, uso de EPI, dentre outras ações.

E agora que você já conhece um pouco mais sobre a segurança no trabalho, confira, no tópico a seguir, alguns procedimentos realizados na construção civil.

Procedimentos comuns na construção civil

Em todos os setores da indústria e do comércio, existem procedimentos que são adotados com o intuito de facilitar os trabalhos, atingir o objetivo, dentre outras necessidades.

Na construção civil, existe uma grande necessidade de utilizar o gerador de energia, pois, por meio dele, há fornecimento de energia ininterrupto durante os trabalhos.

Diversas máquinas e ferramentas utilizadas durante a construção de um projeto precisam fazer uso de energia elétrica e, muitas vezes, ela não está presente no local, portanto, o uso do gerador é algo indispensável para as rotinas de trabalho da construção civil. Para que isso seja possível, ocorre a instalação de grupos geradores.

Ainda no que diz respeito à segurança dos profissionais da construção civil e ao bom desempenho de suas atividades, é importante que os trabalhadores envolvidos saibam realizar suas tarefas em determinadas situações com segurança.

Um exemplo disso é o trabalho em altura, que demanda que o profissional esteja adaptado à situação e que tenha conhecimento sobre como promover a segurança dessas atividades. Por causa disso, é importante realizar um curso de trabalho em altura.

Já quanto à necessidade de segurança para a obra em si, é importante que haja proteção e vigilância 24 horas, principalmente durante a noite. Nesse horário, a obra fica parada e o movimento ao redor diminui consideravelmente.

Em razão disso, é importante contar com um sistema de segurança que vigie a obra e alguns equipamentos que precisam ser deixados no local.

A melhor maneira de fazer isso é contando com boas empresas de segurança privada SP, pois elas contam com equipamentos e profissionais especializados na vigilância de obras.

Essas empresas fazem instalação de equipamentos que monitoram o local do projeto, garantindo mais segurança e tranquilidade para a construtora.

Algumas empresas optam até mesmo por contar com vigilantes, além da instalação de sistemas de alarme e camera de segurança, tudo isso para garantir a proteção do projeto em andamento.

Como você viu, a construção civil prioriza um trabalho de qualidade e seguro, contando sempre com procedimentos, equipamentos e empresas que garantem que o projeto será um sucesso, e ajudam a proteger o dia a dia de trabalho dos profissionais envolvidos no setor.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *