Segurança do trabalho e tecnologia

Publicado por redator em

Para quem deseja abrir seu negócio, é preciso estar atento a três detalhes principais: a tecnologia aplicada no local, a segurança do trabalho (no âmbito dos funcionários) e, ainda, a segurança do local.

Pensando nisso, este artigo vai trazer algumas dicas que podem te ajudar com relação a abertura de um empreendimento de modo adequado e atendendo esses fatores. Confira!

Procedimentos adotados para o bem-estar dos funcionários

A tecnologia tem alcançado diversos setores da vida moderna, inclusive no ambiente no trabalho. Isso vai desde o uso do crachá, identificação, uso de aplicativos para realização de atividades e controle de pessoas.

O famoso crachá em pvc, por exemplo, é mais simples e muito utilizado. Anteriormente contava com a foto, mas pode ser adaptado para modelos mais profissionais e digitais, com o auxilio da tecnologia.

Isso porque, atualmente, há uma grande demanda voltada para o uso de métodos mais ráoidos e tecnológicos.

Um deles é o uso de biometrias ou ainda de um leitor para cartão certificado digital, que permite a identificação do funcionário, registro de sua matrícula, presença, entre outros detalhes.

A importância da ergonomia

Além de se importar em incorporar tecnologia ao seu negócio, um aspecto bastante interessante é focar no setor de segurança do trabalho.

Dentro desse setor existem vários elementos que podem ser utilizados para trazer mais segurança e bem-estar para o funcionário.

A ergonomia é um assunto que tem crescido, principalmente quando o assunto é segurança no ambiente do trabalho. Isso porque a ergonomia é um conjunto de ações que une tanto aspectos físicos, quanto psicologia, biologia e até mesmo a engenharia.

No caso da produção de itens que sejam mais confortáveis aos funcionários, podemos dizer que ela se une também com o design.

A segurança e bem-estar dos funcionários na realização de atividades é um dever da empresa e, por isso, a ergonomia pode auxiliar nesse processo.

Ao adotar os processos ergonômicos, você proporciona aos funcionários:

  • Redução da fadiga e estresse;
  • Maior conforto na realização da jornada de trabalho;
  • Redução de problemas de saúde, principalmente os de coluna ;
  • Bem-estar e qualidade no trabalho;
  • Aumento de rendimento .

Um exemplo de aparelho ergonômico é o suporte para pés ergonômico, que auxilia quem precisa trabalhar sentado o dia todo. Esse suporte contribui para que a postura fique correta, não afetando a coluna reduzindo a dor nas costas. Além disso, esse item pode contribuir para uma circulação mais adequada na corrente sanguínea.

Assim, com a postura correta, o funcionário fica mais confortável na cadeira, não sente dores pelo corpo e, ainda, consegue desempenhar melhor suas atividades.

Isso evita problemas de coluna no futuro, além de dores na lombar que atingem também pernas e punhos – que estão diretamente ligados ao momento da digitação e uso do computador. Além disso, o uso desse apoio para pés reduz a possibilidade de retenção de liquido e inchaço dos pés.

Utilizando o apoio para pés e outros equipamentos que são ergonômicos, a empresa esta seguindo normas e regras técnicas que determinam como devem ser esses materiais e que equipamentos devem estar disponíveis para os seus funcionários, de modo a garantir o conforto e a produtividade.

Cabe a empresa buscar por um laudo ergonomico preço, com o objetivo de verificar quais são as adaptações necessárias que devem ser feitas em sua empresa ou que materiais devem ser adquiridos, visando o conforto e bem-estar.

Outros benefícios

Além de se importar com a segurança dos funcionários no ambiente do trabalho, a empresa pode atuar também concedendo benefícios, que vão além do salário.

A empresa pode contribuir ao fornecer o auxílio do vale transporte, plano de saúde e odontológico e auxilio-refeição, tanto no local de trabalho como para compras em supermercados, lanchonetes e padarias.

Muitas empresas optam em conceder aos seus funcionários um seguro de vida corporativo no caso de falecimento ou acidentes.

Todos os benefícios devem ser descritos no contrato com o objetivo de evitar reclamações posteriores ou causas trabalhistas. É importante que o funcionário tenha conhecimento dos descontos realizados em sua folha, assim como do seu registro profissional, para que entenda como participar da empresa de forma correta.

Além de se preocupar com os benefícios e a própria saúde do funcionário, é interessante que a empresa preze pela segurança do local, tanto para seu público interno como para clientes.

Por isso, muitos apostam na instalação de alarmes, câmeras de segurança, contratam equipes de segurança do serviço terceirizado e o contato de uma distribuidora de material para cerca eletrica .

A instalação de uma cerca, além de tornar o lugar mais seguro, inibe a ação de bandidos. Ou seja, para o seu negócio ir bem, um conjunto de ações que visem o interno e externo do estabelecimento devem ser tomadas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *