Saiba quais equipamentos compõem a cozinha industrial ideal

Publicado por redator em

cozinha

Um dos negócios que mais crescem no Brasil é o setor gastronômico, principalmente, com o desenvolvimento das tecnologias e sistemas de pedido online ou por aplicativos, a gastronomia passou a ter um outro modelo de negócio, mais econômico e simples de administrar.

O modelo Delivery permite que os empreendimentos na área de alimentos possam começar com um investimento menor, possibilitando assim que os empreendedores iniciassem com mais facilidade.

A principal vantagem desse modelo de negócios é que ele só realiza pedidos para entregas, assim não precisa investir em um espaço muito grande e nem na contratação de muita mão de obra. Com um espaço mais compacto, o aluguel é menor e a limpeza facilitada.

Independentemente do modelo adotado, a cozinha industrial é o coração desses negócios, e por ser composto por muitos elementos e precisar seguir algumas normas e padrões para assegurar a qualidade e limpeza das refeições preparadas, o investimento é nesse setor é primordial para o início do sucesso.

Prateleiras

Pensando nas estruturas a prateleira de inox para cozinha industrial é o mais indicado, isso porque o os produtos de aço inox, possuem uma superfície lisa o que impede que a sujeira se acumule, além disso a sua limpeza é mais fácil e prática de ser realizada.

Somado a isso o inox torna o aço mais resistente as intempéries do tempo e como a cozinha é um ambiente muito úmido e que seguindo os padrões impostos pela vigilância sanitária, precisa ser limpa todos os dia ao final dos expediente.

A prateleira para cozinha industrial possui diversos formatos, dimensões e espessuras, assim é possível comprar diferentes formados para atender as demandas e características de todos os produtos que precisam ficar acomodados nesses espaços.

Por ter muitos produtos as prateleiras podem ser dispostas de maneira estratégica com espaçamentos diferentes, além de contribuir para a decoração a prateleira cozinha industrial ainda desempenha uma papel muito funcional e necessário neste ambiente.

Bancadas

Móvel que serve como suporte para o preparativo das refeições e para acomodação de outros utensílios as bancadas também fazem parte de toda cozinha industrial.

Usando para apoio da pia e diversos outros itens da cozinha como tabuas, vasilhas, alimentos e até mesmo os pratos quando estão finalizados a bancada de cozinha em aço inox.

Além de combinar com a montagem da cozinha, atender aos padrões de limpeza estabelecidos pelas normas os produtos inox, como já mencionado são mais simples mais higienizar e mais duradouros, apresentado o melhor custo-benefício.

Visores

Alguns modelos de cozinhas industriais, principalmente, as que ficam em restaurantes, elas possuem aberturas que servem para estabelecer a comunicação dos pedidos, mas também é uma maneira de garantir que os processos estão sendo preparados da forma correta e estabelece uma relação de confiança com os consumidores.

O visor acústico é o modelo ideal e presente em muitos estabelecimentos, pois permite a privacidade dentro da cozinha mas aos mesmo tempo faz com que o consumidor seja parte do processo.

Utensílios para cozinha industrial

Depois de construir e equipar a cozinha com os elementos estruturais com prateleira e bancada inox cozinha industrial é o momento de inserir os utensílios:

  • Geladeira;
  • Freezer;
  • Câmara fria;
  • Coifa;
  • Fogão;
  • Máquinas de lavar;
  • Equipamentos de combate á incêndios;

Além dos talheres, conjunto de facas, potes pratos e demais utensílio utilizados no preparo dos alimentos e refeições.

Após a construção da cozinha o próximo passo é verificar as normas e legislações referentes ao processo correto de armazenamento, separação, manipulação e identificação dos produtos e alimentos.

Nesta etapa é necessário verificar tanto a legislação federal (válida em todo território nacional) bem como a legislação estadual que são estabelecidas pelos estado no qual o restaurante ou cozinha está localizado, pois aqui pode haver uma variação de estado para estado.

O órgão regulador Anvisa também pode ser uma boa fonte de estudo e verificação das normas, pois há a coleta diária de amostras dos pratos servidos no dia para controle e supervisão de qualidade, norma aplicada para estabelecimentos de comidas e bebidas.

Com a cozinha e os alimentos atendendo a todas as normas de higiene e segurança o local pode ser aberto e o empreendimento precisa continuar supervisionando estes aspectos, mas também pode focar em outras parte da gestão como marketing para investir no crescimento do próprio negócio.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *