Quais os materiais utilizados por um marceneiro?

Publicado por redator em

Você sabe quais são os itens que não podem faltar para alguém que deseja trabalhar com marcenaria? Para poder definir quais os materiais necessários é preciso, primeiramente, definir qual será seu tipo de trabalho realizado, como móveis, peças de madeiras, jardinagem, manutenção residencial.

Com isso em mente, podemos começar a fazer uma lista de itens necessários para o trabalho. Por este motivo, neste artigo veremos algumas Ferramentas para marcenaria.

Ferramentas para marcenaria

A trena é um item essencial para desenvolver esse serviço, no entanto, uma trena de 3 metros já é suficiente para o trabalho.

Esse modelo é mais leves que as trenas longas, que costumam ser mais utilizadas em trabalhos de construção. Um ponto que deve ser avaliado na hora da compra é a qualidade deste produto, para evitar erros da medição.

A régua de aço é outro item indispensável, sendo uma das ferramentas mais utilizadas.

Um ponto importante a se observar sobre o item é de que material elas são feitas, as principais são de aço e alumínio.

De modo geral elas são mais fortes e resistentes e também permitem uma marcação muito mais precisa nos trabalhos realizados. Uma ótima escolha para isso são as réguas com acabamento acetinado, o que facilita na hora da leitura.

Já o graminho é uma ferramenta básica, simples e é perfeita para marcações de encaixes.

As marcações podem ser feitas de formas diferentes como por meio de esquadros, lápis e réguas, como também por meio de outras maquinas para marcenaria.

Mesmo com outras opções, o graminho continua sendo a melhor opção. Isso porque o riscador de aço já faz uma marcação muito precisa, fina, isso sem contar um sulco para acertar o formão no começo do entalhe.

Com relação ao malho, ou maço de madeira, por conta de seu material de origem não apresenta risco de estragar o cabo da sua ferramenta.

De modo geral, ele serve para acabamentos, mas também pode ser usada para a bater na madeira para os encaixes que são mais apertados, ou ainda para a inserção de cavilhas.

O jogo de formões é um item que não pode ficar de fora, pois é uma ótima opção para realizar a uma boa afiação. Formões que tem menos qualidade são bons para quebrar coisas, cortar arames, entre outras funções, mas para encaixes é preciso ter uma ferramenta com melhor qualidade.

Já o esquadro de carpinteiro, junto com a régua, é um item utilizado para a montagem de armários pré-fabricados, para garantir um ótimo alinhamento. Neste item é importante testar o ângulo correto do esquadro, mesmo antes da compra.

Grampeador de madeira

O Grampeador de madeira é uma ferramenta bem útil dentro de vários segmentos, como:

  • Indústria de móveis;

  • Tapeçarias;

  • Calçados;

  • Reparos domésticos;

Normalmente, tem a função de unir as peças de madeira, assim dando o acabamento desejado para a peça que está sendo criada.

Pode ainda ser usado para unir duas estruturas de madeira. Essas ferramentas conseguem fazer a condução de grampos, tarraxas e pregos, é um item de fácil utilização e auxilia em reparos ou na produção de materiais que envolvem madeira em sua estrutura.

Existem algumas categorias de grampeador, em que o uso é destinado a produções ou reparos específicos. Entre os principais pode-se destacar:

  • Mecânico (que é mais conhecido como “manual”);

  • Elétrico;

  • Pneumático.

O que diferencia, basicamente, os tipos é a forma com que é feito o seu acionamento.

A categoria mecânica é prática e tem muita utilidade para a realização de projetos pequenos, sendo uma ótima opção para os reparos dentro de casa, seja em uma gaveta, parte do tecido de um sofá que se soltou, no guarda-roupa, ou para artesanatos em geral. Ele é o mais barato e fácil de se encontrar.

Já o elétrico é indicado para projetos que são um pouco maiores e contínuos, pois nesse modelo o grampeamento pode ser feito ao apertar o gatilho, sem a necessidade de usar muita força para isso, diminuindo lesões por esforço repetitivo.

Geralmente ele é utilizado em casos de trabalho externo, como em um caso em que é solicitado um reparo de um estofado na casa do cliente.

Por último, o Grampeador pneumático funciona a partir do ar comprimido e o seu uso é indicado para profissionais do segmento industrial, mesmo que esta ferramenta não seja um substituto para uma pistola de pregos, conseguiria suprir bem a necessidade dessa ferramenta.

Algumas vantagens desse modelo são:

  • Aceita diversos elementos para realizar a fixação;

  • Leve e simples de se operar;

  • Construção durável.

Ele pode ainda ser utilizado na fabricação de móveis e tapeçarias, sendo comumente visto na área da construção civil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *