Principais tipos de guarda-roupa

Publicado por redator em

Escolher os móveis certos para o seu quarto pode ser um desafio, principalmente quando você não conhece todos os modelos disponíveis. Com o guarda-roupa não é diferente. Muitas pessoas não sabem que existe mais de um modelo e acabam escolhendo um que não combina com o resto do cômodo.

Para escolher o modelo perfeito de guarda-roupa, você deve considerar, em primeiro lugar, o tamanho do quarto. Caso o seu cômodo seja muito pequeno, um guarda-roupa muito grande ocupará muito espaço livre e irá, provavelmente, atrapalhar a circulação.

Em segundo lugar, defina quais são as roupas e acessórios que serão armazenados no móvel. Caso você tenha muita coisa, procure um guarda-roupa com mais espaço ou procure soluções de otimização de espaço. 

Lembre-se que, no caso de um guarda-roupa de casal, ele deve suportar as roupas e objetos de ambos. Em terceiro lugar, você deve considerar a decoração do quarto. Há modelos para todos os gostos e estilos. Opte por um que seja harmônico com a cor e o design do cômodo.

A funcionalidade do móvel é mais que um detalhe para um móvel como o guarda-roupa. Ele precisa atender às suas necessidades e, além disso, a alguns outros fatores, como a recorrência de mudanças no ambiente. 

Isso porque, nesse caso, a compra de um guarda-roupa planejado pode não ser a melhor opção. Por fim, mas não menos importante, considere o material, o acabamento e a qualidade do produto antes de comprar. 

Há vezes em que o barato sai muito caro e o produto que você comprou pensando que iria durar anos, acaba sendo muito frágil.

Os modelos em MDF em cores neutras, como tons de marrom, preto e branco são os mais escolhidos porque combinam com todos os ambientes. Precisa de ajuda para escolher o tipo de guarda-roupa ideal para o seu quarto? 

Continue lendo e confira os principais disponíveis no mercado.

Guarda-roupa de casal

O guarda-roupa de casal deve possuir diversas divisões internas para facilitar a separação das peças de cada um. Normalmente os guarda-roupas de casal possuem de seis a oito portas, cabideiros, gavetas, prateleiras e compartimentos para calçados.

Mesmo em cômodos pequenos, há a possibilidade de instalação de um guarda-roupa de casal embutido ou de modelos estreitos, cuja altura atinja o teto do cômodo.

Guarda-roupa de solteiro

O guarda-roupa de solteiro é mais compacto, porém suas medidas variam muito conforme o modelo. Normalmente, os mais convencionais possuem quatro portas, gavetas e nichos.

Guarda-roupa infantil

O guarda-roupa para crianças pode ser pequeno e compacto, normalmente com duas ou três portas e duas gavetas. 

Hoje em dia você pode encontrar no mercado os guarda-roupas montessorianos, móveis mais baixos e mais acessíveis às mãos dos pequenos. Estas são boas opções porque contribuem para uma maior autonomia das crianças.

Guarda-roupa com portas de correr

Esses modelos são ideais para locais com a metragem reduzida, pois as portas não serão empecilho para a circulação. Podem ter duas, três e até quatro portas. Os modelos com uma das portas espelhadas ajudam a aumentar a sensação de amplitude do quarto.

Guarda-roupa modulado

Como o nome sugere, este modelo é formado por módulos que você compra separadamente e são unidos na hora da montagem. Suas estruturas são divididas em: 

  • Prateleiras;
  • Gavetas;
  • Nichos;
  • Cantos;
  • Cabideiros;
  • Maleiro;
  • Sapateira.

A vantagem dos guarda-roupas modulados é que eles cumprem uma função semelhante à dos armários planejados, pois as peças são separadas, possibilitando um resultado único. Porém, diferentemente dos móveis planejados, os modulares possuem valores mais acessíveis.

Texto: Gustavo Marques

Categorias: Marcenaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *