Principais tipos de guarda-roupa

Escolher os móveis certos para o seu quarto pode ser um desafio, principalmente quando você não conhece todos os modelos disponíveis. Com o guarda-roupa não é diferente. Muitas pessoas não sabem que existe mais de um modelo e acabam escolhendo um que não combina com o resto do cômodo.
Para escolher o modelo perfeito de guarda-roupa, você deve considerar, em primeiro lugar, o tamanho do quarto. Caso o seu cômodo seja muito pequeno, um guarda-roupa muito grande ocupará muito espaço livre e irá, provavelmente, atrapalhar a circulação.
Em segundo lugar, defina quais são as roupas e acessórios que serão armazenados no móvel. Caso você tenha muita coisa, procure um guarda-roupa com mais espaço ou procure soluções de otimização de espaço.
Lembre-se que, no caso de um guarda-roupa de casal, ele deve suportar as roupas e objetos de ambos. Em terceiro lugar, você deve considerar a decoração do quarto. Há modelos para todos os gostos e estilos. Opte por um que seja harmônico com a cor e o design do cômodo.
A funcionalidade do móvel é mais que um detalhe para um móvel como o guarda-roupa. Ele precisa atender às suas necessidades e, além disso, a alguns outros fatores, como a recorrência de mudanças no ambiente.
Isso porque, nesse caso, a compra de um guarda-roupa planejado pode não ser a melhor opção. Por fim, mas não menos importante, considere o material, o acabamento e a qualidade do produto antes de comprar.
Há vezes em que o barato sai muito caro e o produto que você comprou pensando que iria durar anos, acaba sendo muito frágil.
Os modelos em MDF em cores neutras, como tons de marrom, preto e branco são os mais escolhidos porque combinam com todos os ambientes. Precisa de ajuda para escolher o tipo de guarda-roupa ideal para o seu quarto?
Continue lendo e confira os principais disponíveis no mercado.
Guarda-roupa de casal
O guarda-roupa de casal deve possuir diversas divisões internas para facilitar a separação das peças de cada um. Normalmente os guarda-roupas de casal possuem de seis a oito portas, cabideiros, gavetas, prateleiras e compartimentos para calçados.
Mesmo em cômodos pequenos, há a possibilidade de instalação de um guarda-roupa de casal embutido ou de modelos estreitos, cuja altura atinja o teto do cômodo.
Guarda-roupa de solteiro
O guarda-roupa de solteiro é mais compacto, porém suas medidas variam muito conforme o modelo. Normalmente, os mais convencionais possuem quatro portas, gavetas e nichos.
Guarda-roupa infantil
O guarda-roupa para crianças pode ser pequeno e compacto, normalmente com duas ou três portas e duas gavetas.
Hoje em dia você pode encontrar no mercado os guarda-roupas montessorianos, móveis mais baixos e mais acessíveis às mãos dos pequenos. Estas são boas opções porque contribuem para uma maior autonomia das crianças.
Guarda-roupa com portas de correr
Esses modelos são ideais para locais com a metragem reduzida, pois as portas não serão empecilho para a circulação. Podem ter duas, três e até quatro portas. Os modelos com uma das portas espelhadas ajudam a aumentar a sensação de amplitude do quarto.
Guarda-roupa modulado
Como o nome sugere, este modelo é formado por módulos que você compra separadamente e são unidos na hora da montagem. Suas estruturas são divididas em:
- Prateleiras;
- Gavetas;
- Nichos;
- Cantos;
- Cabideiros;
- Maleiro;
- Sapateira.
A vantagem dos guarda-roupas modulados é que eles cumprem uma função semelhante à dos armários planejados, pois as peças são separadas, possibilitando um resultado único. Porém, diferentemente dos móveis planejados, os modulares possuem valores mais acessíveis.
Texto: Gustavo Marques