Principais linhas de crédito empresariais

Publicado por redator em

Empreender no Brasil é um grande desafio e, para torná-lo mais fácil, é preciso de capital. Para facilitar o gerenciamento do seu negócio será necessário apostar em linhas de crédito para capital de giro e investimentos. 

Inclusive, é importante dizer que existem diversas opções de crédito empresarial das mais variadas modalidades. Compilamos as principais linhas de crédito nesse artigo para lhe ajudar a conseguir crédito acessível para o seu negócio sem tanta burocracia. 

Confira abaixo quais são as principais linhas de crédito empresariais disponíveis no Brasil.

Crédito para capital de giro 

O capital de giro é o dinheiro que a empresa possui em caixa para manter a sua operação a todo vapor. Esse valor é usado para pagamento de funcionários, contas e fornecedores da empresa. E existem linhas de crédito empresarial voltadas para isso. 

Principalmente no início do negócio, ter dinheiro para suportar a operação da empresa até que o negócio comece a dar retorno é um dos grandes desafios do empreendedor brasileiro.

Existem opções disponíveis em bancos tradicionais, como o Banco do Brasil, e alternativas com taxas mais atrativas oferecidas por agências de fomento, como o Desenvolve São Paulo.

P2P (Peer to Peer) 

O Peer to Peer, que em português significa “pessoa para pessoa”, é uma modalidade de crédito bastante estimulada no Brasil. Nela, é possível cortar o agente financeiro, negociando diretamente a tomada de crédito com investidores. 

Para isso, o empreendedor precisa utilizar alguma plataforma digital que conecta empresas a potenciais investidores. Os investidores podem comprar a sua ideia, oferecendo crédito por meio de empréstimo ao seu negócio. 

Microcrédito 

O microcrédito é uma linha de empréstimo com foco em ajudar MEIs (microempreendedores individuais). O objetivo é ajudar esses empreendedores a abrirem ou ampliarem seus negócios. 

Geralmente, com o microcrédito é possível captar até R$ 20 mil para dar o pontapé inicial no negócio. As principais vantagens do microcrédito são:

  • Taxas de juros mais baixas;
  • Isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
  • Pouca burocracia para obtenção do crédito;
  • Entre outros fatores.

Pois bem, siga a leitura e conheça outras linhas de crédito. 

Crédito do BNDES 

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é uma instituição financeira do governo brasileiro que tem foco em oferecer produtos atrativos para estimular o crescimento das micro e pequenas empresas no país. 

O banco está vinculado a outros agentes financeiros e pode oferecer crédito de até R$ 500 mil reais para empreendedores com até 60 meses para pagamento. A taxa média de juros das operações é de 1,3%. 

Empréstimos de uso livre 

Empreendedores também podem optar por outras modalidades de empréstimo, que não são necessariamente empresariais, mas que oferecem crédito de uso livre. Assim, é possível obter capital para fazer o que quiser, inclusive investir na empresa. 

Uma das modalidades mais atraentes nesse tipo de empréstimo é o crédito com garantia. Nele, o cliente oferece um imóvel ou um veículo como garantia de pagamento e com isso obtém juros mais baixos e bom montante de crédito. 

Antecipação de recebíveis 

Esse tipo de empréstimo permite que a empresa receba lucros já garantidos de forma antecipada. Basicamente, a empresa antecipa valores que teria a receber nos próximos meses. 

Dessa forma, a instituição financeira utiliza os valores a receber como uma garantia de pagamento da empresa. Assim, é possível conseguir o empréstimo sem tanta burocracia e com taxas de juros mais baixas. 

Essa é uma excelente alternativa para cobrir despesas inesperadas do negócio, sendo uma opção rápida de obtenção de crédito.

Cooperativas de crédito 

As cooperativas de crédito têm crescido bastante no mercado financeiro. Essas iniciativas oferecem linhas de crédito e outros produtos financeiros para empresas no mercado. O objetivo é ajudar no desenvolvimento de novos negócios. 

Para conseguir crédito junto a uma cooperativa, o empreendedor precisa comprar uma cota para se tornar sócio e, assim, ter acesso ao capital. Dessa forma, é possível obter também condições especiais, como a isenção de taxa de serviço. 

Estas são as principais linhas de crédito empresarial oferecidas no país. Ter capital para fazer a empresa funcionar e investir na ampliação do negócio é um ponto muito importante para a consolidação no mercado. 

Por isso, é importante conhecer as melhores formas de ter acesso a crédito empresarial no país.

Texto: Gustavo Marques

Categorias: Empreendedorismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *