Por que uma empresa de contabilidade seria útil para o seu restaurante?

Publicado por redator em

O mercado de venda de comida compreende os bistrôs, restaurantes e bares e movimenta fortemente a economia do país.

Só em 2015, este ramo faturou sessenta bilhões de reais, conforme a IFB – Instituto de Serviços Alimentícios do Brasil.

Este setor é realmente vasto e está em constante expansão e para ser bem sucedido nele, é necessário levar em conta diversos aspectos.

Que deve ter início através de um bom planejamento, que certamente inclui a gestão de um contabilista, de preferência uma contabilidade especializada em restaurantes.

Conheça algumas dicas para iniciar seu negócio

Antes da falarmos sobre a importância de uma empresa contábil, vamos listar algumas dicas, para quem pretende ingressar como empresário de sucesso nesse ramo que cresce mais a cada ano.

Perfil para empreender nessa área

Ter paixão não é suficiente para atuar em um restaurante. É necessário ter o conhecimento para gerenciar a empresa, além de disposição.

Pois, feriados e fins de semana, poderão ser os períodos em que mais irá trabalhar.

Cuidar de pessoal, clientes, estoque entre outros pontos, devem ser relevantes para que sua decisão seja certeira e concisa.

Burocracia

Depois de concluir o Plano de Negócio, é necessário formalizar a sua empresa. E não basta procurar uma assessoria financeira em Guarulhos, para sanar um dos processos mais complicados de uma empresa.

Pois, será necessário também se enquadrar em todas as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária (ANVISA), além de cuidar da folha de pagamento dos seus funcionários, abertura de CNPJ, emissão de notas fiscais, entre outros.

Abertura em local de movimento

É preciso conhecer o perfil de pessoas que circulam no seu bairro, além de investir em uma fachada bem bonita e chamativa.

Essa informação de perfil definirá que cardápio oferecer, bem como quais os preços que serão aplicados e formas de divulgar os serviços.

Concorrência e publicidade

Entenda melhor quem é o seu concorrente, para que possa oferecer um cardápio e um serviço melhor e diversificado.

Promova o seu negócio nas redes sociais, lance promoções e ofereça um cardápio com um visual diferenciado. Desenvolva também ações para fidelizar o seu cliente.

Controle de estoque

Um dos processos mais difíceis em um restaurante é o que envolve as compras.

Estabeleça contato com os fornecedores, que realmente atendam às suas exigências de qualidade.

Equipe eficiente e motivada

Outro passo importante, é cuidar da contratação dos seus funcionários. É possível ter o auxílio através da terceirização deste serviço.

Que pode ser mais vantajoso para cuidar do outsourcing de folha de pagamento, por exemplo, além da assinatura da carteira de trabalho, entre outros.

As entrevistas podem ser feitas pelo próprio dono ou gerente, pois criam mais pessoalidade no primeiro contato. E nem sempre temos a experiência exigida para atuar com tantos detalhes financeiros.

Sejam de recursos humanos ou qualquer outro, além do foco principal que é o seu cliente. Para isso, listamos as principais vantagens na contratação de uma empresa contábil para o seu restaurante.

Controle total das finanças

O controle financeiro e patrimonial, fica a cargo do escritorio de contabilidade, bem como as entradas e saídas de recursos e a entrega de dados confiáveis, para melhor acompanhamento do desempenho do seu restaurante.

Abertura para linhas de crédito

Todas as informações importantes, são organizadas e facilmente apresentadas conforme as exigências necessárias, para se conseguir créditos para expansão do negócio.

Tributos e encargos

Com os demonstrativos contábeis calculados corretamente, os tributos e encargos são recolhidos nas datas certas, evitando o pagamento de multas e juros sem necessidade.

Auxilio na precificação

Com dados contábeis confiáveis e bem organizados haverá melhora na gestão consciente dos ganhos da empresa, o que resulta em preços mais justos e melhorias nos lucros.

Documentação em dia

Em certos casos, é necessário apresentar a documentação completa, como questões trabalhistas ou mesmo no processo de fechamento da empresa.

Diminuição nos custos e aumento de conhecimento na área

Um escritório de contabilidade é responsável pela redução de custos, já que disponibiliza de profissionais capacitados, para orientar as mais diferentes dúvidas do empresário.

Sobra tempo quando alguém cuida da burocracia dos seus funcionários

Quando uma empresa contábil cuida do seu departamento pessoal, suas chances de esquecer o pagamento de algum tributo trabalhista ou aquela taxa do sindicato de categoria, por exemplo, são praticamente nulas.

O próprio funcionário se sente mais motivado, afinal um profissional capacitado irá orientá-lo em caso de dúvidas, apresentando informações corretas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *