Por que os cães rondam e ‘cavam’ a cama antes de deitar?

Publicado por redator em

Mesmo conhecendo muito bem nossos bichinhos, sejam cães e ou gatos, e sabendo a maioria de seus comportamentos, existem algumas ‘manias’ que podem soar estranhas para os seres humanos, mas, na verdade, são muito comuns. 

Os gatos, por exemplo, costumam amassar durante um bom tempo o lugar onde vão deitar, revezando as patinhas para cima e para baixo, costume conhecido popularmente como ‘amassar pãozinho’. Já os cães fazem uma espécie de ronda e ‘cavam’ a cama antes de deitar.

Mas e aí, você sabe a origem destes comportamentos? Para entender melhor, vamos falar dos cachorros e sua ancestralidade. 

Um estudo da Universidade de Oxford, em 2016, revelou que os cães de hoje em dia são descendentes de dois grupos de lobos que com o tempo foram sendo domesticados, mas muitos comportamentos permanecem em seu DNA. 

Por fim, não existe apenas uma, mas várias explicações que envolvem os instintos dos cães. Acompanhe: 

Marcação de território

A maioria das pessoas associa a marcação de território dos cães apenas com o xixi fora do lugar, sendo que, na verdade, existem outras formas deles sinalizarem que aquele local específico já tem dono. Este é um dos motivos pelo qual eles cavam e arranham a caminha. 

Os coxins, ou ‘almofadinhas’ presentes nas patas (onde ficam as glândulas de suor) liberam um odor característico quando esfregadas em alguma superfície e é assim que os cachorros demarcam o local. Afinal, não faria muito sentido fazer xixi na própria cama.

Alerta contra inimigos

Mais um comportamento instintivo herdado pelos cães domésticos é a ‘ronda’ antes de dormir. Se você já observou seu cãozinho fazendo isso, então saiba que ele está fazendo um reconhecimento de território contra possíveis inimigos. 

Por mais que você ofereça cuidado, conforto e proteção, este comportamento faz parte do DNA dos cães, mesmo não precisando enfrentar predadores. 

Portanto, não se ofenda quando seu bichinho fizer a ronda antes de dormir, ele sabe que está bem cuidado, mas está apenas exercendo sua ancestralidade.

Cama quentinha  

Outra explicação para o ato de cavar antes de deitar, é que os cães são muito sensíveis a alterações de temperatura. Sendo assim, uma forma confortável de se manterem quentinhos ou fresquinhos é cavando e arranhando o local onde vão dormir. 

No caso dos ancestrais: cavar poderia servir para remover resquícios de neve, por exemplo, evitando abaixar sua temperatura corporal, ou poderia ajudar na remoção de galhos secos para alcançar uma terra fresca e ideal para mantê-los longe do calor. 

Aconchego

Além da marcação de território, há outras razões para o comportamento curioso dos cães em relação ao local onde dormem. A caminha do seu pet pode ser a melhor e mais macia possível. E talvez seja. 

Ainda assim, ele vai querer amassar e arranhar a superfície antes de deitar para ajeitar melhor o local onde vai dormir ou relaxar. Se o seu bichinho fizer isso, não fique bravo e muito menos reprima este comportamento. Ele está apenas exercendo seus instintos. 

Fique atento aos excessos

Uma coisa é o seu cãozinho rodar em volta da caminha e arranhá-la durante um tempo antes de dormir. Outra é apresentar um comportamento obsessivo e repetitivo em relação a estes costumes naturais. 

Isso pode acontecer por acúmulo de energia, ou seja, quando ele sinaliza que precisa brincar e gastar mais tempo com atividades naturais e saudáveis, como:

  • Correr;
  • Saltar;
  • Buscar objetos;
  • Acompanhar seus humanos em caminhadas;
  • Acompanhar exercícios diários. 

Animais que passam muito tempo presos e sem estímulos ficam estressados e podem acabar exacerbando seus instintos e apresentando outros comportamentos considerados anormais. Fique atento a qualquer mudança deste tipo no seu bichinho!

Texto: Gustavo Marques

Categorias: Pets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *