Planejamento na escola e segurança educacional

Publicado por redator em

escola

As escolas são espaços muito importantes para o desenvolvimento das crianças em suas mais variadas dimensões. Tanto escolas públicas como escola particular ensino infantil precisam desenvolver muitos aspectos para que esses ambientes sejam seguros e que permitam uma boa educação para as crianças e jovens.

O último levantamento do Ibope – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística mostrou que cerca de 87% dos pais priorizam a segurança da escola quando se tratam de colégios particulares, sendo seguido pela qualidade de ensino e disciplina, com 81% e 74% de forma respectiva.

Assim, camera de monitoramento nos ambientes comuns como pátios, corredores, entradas e saídas, controle de acesso com catracas e outros pontos chamam a atenção dos pais e quem busca uma boa escola.

Aquém disso vemos que o planejamento escolar assume uma grande importância na escolha da escola.

Deste modo, neste artigo abordaremos sobre o planejamento escolar e também sobre os elementos que garantem a segurança tanto da escola e sua organização como o treinamento ponto secullum 4.

Entendendo o planejamento escolar

Quando falamos de escola de qualidade estamos nos referindo a uma boa gestão escolar, para que a qualidade de ensino seja eficiente e agradável. Assim, o planejamento escolar tem o objetivo a conquista dos objetivos.

Apenas com o planejamento escolar essas instituições conseguem tornar seus processos mais simples, como uma menor burocratização da secretaria escolar e consequentemente uma maior qualidade do ensino. Muitas vezes se confundem o planejamento escolar com o Projeto Político Pedagógico (PPP).

Atente-se, pois elas não são a mesma coisa. O PPP é uma ferramenta de organização e avaliação e que é usada como referência para que uma decisão seja tomada.

E deve ser elaborada com toda a comunidade escolar, tendo uma complexidade muito maior.

Alguns aspectos que estão dentro do PPP:

  • Missão, visão e valores;
  • Quem são os alunos;
  • Os recursos que serão usados;
  • As diretrizes pedagógicas;
  • Planos de ação.

Entretanto, os planejamentos escolares é elaborado de ano em ano, com objetivos específicos, ou seja, é um plano mais pragmático.

Assim, esse planejamento contém muitos tópicos como:

  • Programas pedagógicos para o ano letivo;
  • Diretrizes do uso de camiseta uniforme;
  • Calendário escolar;
  • Formação de turmas e conteúdos extras.

Assim, o planejamento escolar ajuda e muito na qualidade do ensino, na execução das atividades e também na ajuda da avaliação das mesmas.

Esses planejamentos também ajudam na construção dos próximos anos, já que são colocados o que deu certo e o que deu errado e então constrói novos planejamentos.

Os planejamentos escolares são desenvolvidos por todos os que estão presentes no processo de ensino e aprendizagem. Assim, os professores, inspetores e coordenadores pedagógicos são um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento.

A segurança na escolas

Além do planejamento escolar que ajuda no garantimento do bom funcionamento da escola e do desenvolvimento da qualidade do ensino, as segurança nas escolas é essencial para que o ensino seja garantido e que os pais se sintam seguros por ter deixado seus filhos para se desenvolverem social, e intelectualmente em um espaço seguro.

Uma escola segura é aquela que tem noção dos riscos que o ambiente traz e assim, planeja um sistema de segurança que seja capaz de atender aquelas demandas.

Deste modo, não apenas investindo em equipamentos de segurança eletrônica, como câmeras, tampa de recalque reforçada, mas também, e em conjunto fazer com que todo o corpo, sejam professores, coordenadores e também alunos, sejam treinados e procedimentos sejam ensinados para que todos saibam reagir em momentos de perigo.

Cada elemento verificado e entendido dentro do espaço escolar permite que equipamentos e estratégias certas sejam colocadas, permitindo que o espaço fique cada vez mais tranquilo.

Deste modo, um ponto fundamental que deve se prestar atenção é na estratégia de segurança.

Muitos pontos são levados em consideração no desenvolvimento de um sistema de segurança nas escolas como, proteção contra incêndio, com o treinamento nas rotas de fuga, localização dos extintores de incêndio, principalmente, uma brigada de incêndio formada pelos colaboradores da escola.

Também é preciso a manutenção periódica das instalações, para que tudo funcione de forma adequada e correta, como projetores, computadores e outros elementos.

Outro ponto importante é a prevenção de riscos com palestras e conscientização com semanas temáticas. Portanto, planejamento e cuidado com a segurança são fundamentais para que a escola consiga ser um bom espaço de aprendizagem.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *