Pequenos negócios: Gestão financeira durante coronavírus

Publicado por redator em

A pandemia trouxe diversas incertezas para o mercado, principalmente quando o assunto é gestão financeira durante o coronavírus

Então, se você tem um pequeno negócio, já deve ter se deparado com números não tão satisfatórios.

Para ter atitudes saudáveis na gestão financeira durante o coronavírus no seu negócio, separamos 4 dicas do que você deve fazer durante esse momento.

Além disso, vamos te indicar algumas plataformas gratuitas que podem ajudar a manter o controle financeiro da sua empresa. Vamos lá?

1. Minimize gastos

O máximo que você puder, para proteger o seu caixa, afinal, ele é o seu ‘pé de meia’. 

Para garantir essa segurança, confira sua planilha de controle para visualizar quais gastos você pode minimizar, quais pode renegociar e, até mesmo, anular.

2. Reduza custos

Fique de olho no que está saindo do seu caixa, especialmente nos gastos fixos, e trabalhe com uma redução. 

Você pode parar com pequenas coisas, por exemplo campanhas nas redes sociais, para só depois tomar medidas drásticas, como a redução de carga horária ou, até mesmo, demissões.

Sabemos que o momento é delicado, por isso é importante manter a transparência com os seus funcionários, atualize-os sempre que for possível sobre a saúde financeira do negócio.

3. Cuidado ao buscar linhas de crédito

Antes de recorrer a isso, você precisa se informar muito bem para saber qual a opção mais adequada para o seu negócio, além de elaborar um plano de ação, antes de tomar uma decisão precipitada. 

Afinal, você quer salvar a sua empresa, mas obter linha de crédito pode se tornar perigoso a longo prazo. Por isso, tome o devido cuidado para não criar dívidas caras demais.

4. Trabalhe com cenários múltiplos

A melhor opção é visualizar todos os cenários possíveis para o seu negócio, otimista e pessimista, para pequeno e longo prazo.

Após essa análise, elabore estratégias, planos de ação e até mesmo implante novas ideias para que o seu fluxo do seu caixa seja mantido.

Plataformas de gestão financeira gratuitas 

Para te ajudar ainda mais na gestão financeira durante o coronavírus, listamos algumas plataformas que podem te ajudar a controlar as finanças:

QuickBooks 

Um dos programas mais conhecidos, tem software completo para realizar controle de caixa, relatórios, controle de histórico e outras funções que tornam mais simples o preenchimento de planilhas e fórmulas complexas.

Conta Azul

Essa ferramenta nacional te proporciona controle total do dinheiro da sua empresa, além de ajudar no gerenciamento de estoque, vendas, emissão de boletos e notas fiscais eletrônicas. 

Essa é uma ótima plataforma para pequenas e médias empresas, porque disponibiliza tudo em uma única ferramenta, além de estar disponível de forma gratuita para sistema iOS.

Xero

Esse sistema disponibiliza todas as funcionalidades citadas nas duas anteriores, mas o único problema é que não possui versão traduzida, por ser uma empresa da Nova Zelândia. 

O bom é que o aplicativo da Xero está disponível para os sistemas Android e iOS.

Nibo

Quer integrar o escritório de contabilidade com a sua empresa? Esse sistema é o ideal.

Com ele você pode gerir funcionários, emitir notas fiscais eletrônicas e boletos, controlar o seu fluxo de caixa, além de gerar relatórios completos.

Para quem tem sistema iOS, o aplicativo é gratuito.

Bkper

Sendo um software que usa estrutura do Google, você consegue integrar com as planilhas e outros documentos que possui online. 

O aplicativo é ideal para pequenas empresas e contadores, além disso está disponível gratuitamente para smartphones com sistema Android, iOS e Windows.

Outras plataformas de gestão financeira durante coronavírus

Por fim, temos mais duas plataformas que liberaram acesso gratuito para apoiar pequenos negócios durante a crise do coronavírus. São elas: 

Omie

A empresa especialista na gestão em nuvem liberou acesso gratuito ao Omie.FIT, voltada exclusivamente para MEIs e empresas com faturamento anual de até R$180 mil. 

Com ele é possível organizar tarefas, finanças e obrigações fiscais. Ficou interessado? Clique no link para conferir mais informações. 

Vhsys

Essa startup liberou por 90 dias o seu sistema de gestão empresarial que permite aos empreendedores realizarem emissão de nota fiscal, controle do fluxo de caixa, venda de produtos por loja virtual ou marketplaces, além de gestão de clientes. 

Clique no link acima para conferir a plataforma.

Esperamos que as nossas dicas de gestão financeira durante coronavírus te ajudem a continuar nos negócios, mesmo em tempos de crise. Até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *