Diferentes equipamentos de elevação

Publicado por redator em

Além de um mero ponto de encontro no qual as pessoas desconhecidas se encontram para ir a algum lugar, os elevadores são muito mais do que aqueles que estamos acostumados a utilizar.

É considerado um elevador todo equipamento que tem como função principal fazer a elevação de algum item de um determinado ponto até outro mais alto (ou o contrário).

Assim, o elevador pode ser encontrado em diversas situações, como em indústrias para a elevação de cargas ou em prédios para a elevação de pessoas.

Seja onde for, é importante ter em mente quais são os tipos de elevadores que podem ser encontrados dentro das construções, sobre os quais o texto irá abordar a seguir.

Começando de baixo: o elevador residencial

O elevador residencial, também conhecido como home lift, é considerado por muitos como uma espécie de artigo de luxo.

Entretanto, na maior parte das vezes, esses elevadores são essenciais dentro de uma casa.

Isso porque, muitas vezes, para que pessoas idosas ou portadoras de necessidades especiais consigam se deslocar facilmente entre pavimentos em uma casa, é necessária a presença de um elevador residencial.

Além disso, em outros casos como uma casa que possui loja dentro de uma mesma edificação, os elevadores são importantes para a realização do transporte de cargas.

Caso a construção possua uma estrutura adequada, é possível, sim, instalar um elevador, seja em uma casa antiga ou moderna.

Todo o trabalho de instalação de elevadores é feito com total conforto e, acima de tudo, com muita segurança, um trabalho que agrega valor ao imóvel.

Os elevadores hidráulicos

Fugindo um pouco dos ambientes domésticos, temos, também, os elevadores hidráulicos.

Estes são considerados itens indispensáveis para qualquer pessoa que possua uma oficina mecânica, uma loja de automóveis ou um auto centers.

O motivo para esse uso se deve ao fato de que o elevador hidraulico tem a função de elevar veículos como carros de uma maneira rápida e segura.

Tanto a altura da elevação quanto o peso a ser suportado são dois fatores que podem variar de acordo com cada equipamento e a necessidade.

Independente de qual modelo seja, o elevador hidráulico facilita bastante o trabalho nas partes inferiores de um veículo, possibilitando a realização dos consertos necessários.

O funcionamento deste elevador é hidráulico pelo fato de que, a partir do Princípio de Pascal (um princípio físico aplicado a fluidos), uma pessoa consegue gerar uma grande força fazendo apenas um pequeno esforço sobre uma superfície.

Ou seja, por meio de um sistema hidráulico, esse elevador possibilita que os mecânicos ergam carros inteiro sem grande uso da força.

A mesa elevatória

As mesas elevatórias são equipamentos muito utilizados dentro das indústrias em geral. Elas podem ser encontradas com o mesmo funcionamento hidráulico do item anterior.

A mesa elevatória hidráulica é bastante aplicada dentro de linhas de produção, realizando o deslocamento vertical, posicionamento e montagem de cargas.

A sua utilidade, neste caso, é oferecer uma solução ergonômica e segura ao trabalhador durante o transporte de cargas, garantindo que o operador não precise ficar constantemente dobrando a coluna para pegar algum produto do chão.

Desse modo, é possível evitar eventuais lesões, dores de coluna e outras doenças provenientes do trabalho.

Além disso, a mesa elevatória evita que se perca muito tempo com a movimentação, garantindo a obtenção de um processo produtivo mais eficiente.

Já a mesa elevatória hidráulica, também conhecida como mesa elevatória pantográfica, pode ser aplicada em uma série de situações, tais como:

  • Indústrias metalúrgicas;
  • Alimentícias;
  • Automobilísticas;
  • Siderúrgicas;
  • Empresas de logística;
  • Redes de hipermercados.

Assim, é possível realizar ações como alimentação de bancadas de peças e prateleiras, além da montagem de pallets.

Ao exigir dos trabalhadores um esforço menor, a mesa elevatória permite que os produtos ou as cargas transportadas e elevadas permaneçam com a sua qualidade íntegra, tendo em vista que os riscos de quedas dos itens diminuam drasticamente.

Outro detalhe importante é que as mesas elevatórias são fabricadas a partir de materiais de ótima qualidade e resistência, tornando-as bastante aptas ao trabalho, literalmente, pesado.

Dessa forma, verifica-se as diferenças entre os vários tipos de elevadores citados. Enquanto alguns são voltados para necessidades mais domésticas, como é o caso dos residenciais, existem outros que são pensados levando em consideração a produtividade de empresas e do mercado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *