Os benefícios da aromaterapia para a saúde

Publicado por redator em

A aromaterapia é uma disciplina que faz uso de óleos essenciais para tratar e aliviar alguns problemas de saúde e prevenir o surgimento de doenças descobrimos quais são as situações em que pode ser útil.

De problemas de pele a problemas brônquicos, mas também dores de cabeça, estrias e tosse: os óleos essenciais podem ajudar a curar muitas coisas, naturalmente. Este é o poder da aromaterapia.

Os benefícios da aromaterapia para a saúde

 

Um dos principais benefícios da aromaterapia é a sustentabilidade do produto utilizado. Os óleos essenciais nada mais são do que extratos de plantas, cascas, raízes, frutos silvestres, cascas e flores obtidos por métodos naturais.

Cada uma dessas substâncias possui características:

  • antisépticas;
  • antiinflamatórias;
  • antibióticas;
  • antieméticas;
  • antifúngicas;
  • curativo;
  • anti-reumático e tonificante.

A aromaterapia também tem um efeito positivo na esfera da emocionalidade e, por isso, pode ter efeitos positivos no humor, na memória e em outras áreas do cérebro relacionadas ao desenvolvimento cognitivo.

 

Mas também afeta os sistemas endócrino e imunológico. Por serem substâncias muito fortes e poderosas, é bom respeitar sempre a dosagem e as instruções de uso. Os óleos essenciais podem de fato causar reações alérgicas, danos ao sistema renal, alucinações, convulsões e irritação da pele.

 

Alguns dos principais óleos essenciais de aromaterapia que nunca devem faltar em casa:

 

Difusores de aromaterapia

 

Existem vários difusores de óleos essenciais no mercado. Cada um deles tem objetivos e utilizações diferentes. Para usar óleos essenciais em desumidificadores de radiadores, um agente dispersante deve ser adicionado a eles.

Na verdade, os óleos essenciais não são solúveis em água: se não dissolvidos em álcool ou óleo, sua vaporização seria ineficaz.

 

Óleos essenciais para aromaterapia

 

O óleo essencial de erva-cidreira e o óleo essencial de rosa são indicados para tratar doenças de pele como queimaduras, feridas, estrias, dado o seu poder calmante.

Outros, por outro lado, possuem capacidades adstringentes e estimulantes, como o óleo essencial de menta e o óleo essencial de eucalipto, por isso são capazes de melhorar a circulação sanguínea, neutralizar a celulite e realizar uma ação analgésica e contrastante da febre.

Os óleos essenciais podem ser usados ​​para combater tosses, dores de garganta, resfriados, asma e todas as inflamações que afetam os brônquios. São excelentes desinfetantes e agentes cicatrizantes, enquanto alguns, como o óleo essencial de lavanda, têm ação carminativa. Outros ainda, como óleo essencial de gerânio ou óleo essencial de limão, mantêm enxaquecas e insetos longe.

A aromaterapia também é eficaz no sistema cardiocirculatório e osteoarticular. Alguns óleos essenciais afetam o ciclo menstrual, a quantidade e a qualidade do leite materno e até mesmo o funcionamento dos órgãos sexuais. Além disso, tem efeitos benéficos sobre o estresse, graças à sua ação como antidepressivo e calmante.

Massagem com óleos essenciais

 

A massagem com óleos essenciais envolve movimentos lentos e circulares que quase lembram toques. A aplicação na pele requer o uso de um óleo veicular, como óleo de jojoba, óleo de amêndoa doce ou azeite.

Somente assim algumas das contra-indicações relacionadas à aromaterapia podem ser evitadas. Em qualquer caso, é importante nunca usar um óleo essencial nas mucosas. Antes de cada aplicação, é aconselhável verificar se é alérgico à substância realizando um teste.

 

Basta colocar um pouco de óleo essencial na dobra do cotovelo e esperar pelo menos 15 minutos. Se ocorrer vermelhidão, não inicie o aplicativo. Algumas essências, como o óleo de erva-de-são-joão, tornam a pele mais sensível aos raios ultravioleta: portanto, é aconselhável evitar a exposição ao sol pelo menos 3-4 horas após a aplicação. Para mulheres grávidas e crianças com menos de 36 meses, seu médico deve decidir quando e se realizará a aromaterapia.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *